PCA: O que é o Programa de Conservação Auditiva?

PCA: O que é o Programa de Conservação Auditiva?

Os cuidados com a saúde no dia a dia das empresas é fundamental para uma longevidade em cargos e no aumento da produtividade. Algumas medidas de prevenção devem ser feitas pelas companhias, mas depende muito do colaborador em seguir à risca as coordenadas e as normas exigidas pela empresa e pela lei, igual a utilização de EPIs e logo surge a dúvida sobre quais seriam os benefícios do PCA. 

A perda auditiva ocupacional é muito perigosa, é comum mas não deveria ser, conservar a saúde auditiva é importante enquanto o colaborador está em ambiente de trabalho. 

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PCA

O que é PCA?

O Programa de Conservação Auditiva (PCA) é uma prática obrigatória, prevista na NR 9, que tem como objetivo a proteção da saúde auditiva de todos os colaboradores que estão expostos a níveis de ruídos superiores aos limites que são permitidos de tolerância, se ultrapassado pode causar a perda auditiva.

O PCA é um conjunto de tarefas desenvolvidas para prevenir e minimizar as perdas ocupacionais, sendo feitas por intermédio de atividades dinâmicas, sendo auxiliadas por uma equipe de profissionais.

Qual o objetivo do PCA?

O principal objetivo do Programa de Conservação Auditiva (PCA) é preservar e prevenir a saúde do colaborador, prevenir uma possível perda auditiva, principalmente por níveis elevados de pressão sonora (PAINEPS).

E também

  • Redução de custos associados a insalubridade e ações trabalhistas;
  • Identificação de funcionários com perda auditiva e possíveis problemas de audição;
  • Adequação da empresa às exigências previstas nas normas regulamentadoras;
  • Diagnóstico prévio de doenças relacionadas ao trabalho;
  • Qualificar a rotina de trabalho dos membros da equipe. 

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O PCA é obrigatório?

Sim. Todas as organizações que possuem atividades com níveis de exposição dos funcionários a ruídos acima de 80db, deverão implementar, conforme a NR 9, um programa desenvolvido pelos seguintes profissionais:

A avaliação e elaboração do programa precisa ser feita anualmente, seguindo uma auditoria que considere as medidas do PCA.

Quais são as etapas que fazem parte do PCA?

O programa tende a aplicar às ações efetivas para elaboração, gestão e execução do PCA, cuidando para que a saúde dos colaboradores expostos a níveis de ruídos elevados, possa ser preservada. 

Entre as etapas obrigatórias para a criação do PCA, devem ser analisadas as particularidades, atendendo as necessidades e atingindo uma prevenção efetiva da perda auditiva.

Cuidados na elaboração do PCA?

Além da audiometria como parâmetro para medir a capacidade auditiva do funcionário, existem outros cuidados para elaboração do PCA.

  • Avaliação e reconhecimento de riscos para a audição;
  • Gestão completa na saúde auditiva, intermediada por audiometrias ocupacionais;
  • Medidas de proteção auditiva, coletivas ou individuais;
  • Informes para uso correto dos equipamentos de proteção adequados;
  • Treinamentos e capacitação da equipe.

O PCA (Programa de Conservação Auditiva) envolve todo um processo de monitoramento e controle do local de trabalho, com o objetivo de eliminar os níveis sonoros capazes de gerar danos à audição do empregado. É muito importante regularizar o ambiente de acordo com as normas regulamentadoras. 

Sobre a D+ Saúde

A D+ SaúdeMedicina e Segurança do Trabalho, é referência na saúde do trabalhador e em tratativas sobre a medicina ocupacional, há mais de 20 anos no mercado de SST, ajuda empresas a evitarem multas e protege a saúde de cada colaborador, identificando os riscos que ele pode ter em seu ambiente profissional. 
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Klaus Simões

Klaus Simões

Jornalista pela FIAM e comunicador visual pela Etec de São Paulo, possui ampla experiência com produção de conteúdo social. Especialista em cotidiano, cultura e entretenimento, é redator na D+ Saúde.

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