Profissões mais perigosas do Brasil: saiba quais são

Profissões mais perigosas do Brasil: saiba quais são

Sair de casa sem a certeza de voltar para o conforto do lar, pode ser algo muito angustiante, quando isso vem relacionado ao trabalho, pode ser ainda pior, a cada ano, cai o número de pessoas interessadas em profissões mais perigosas, algumas profissões possuem um adicional extra por insalubridade, mas nem sempre adianta. 

Se arriscar em profissões simples também podem ter seu risco diário, mas as profissões mais perigosas, podem ser ainda mais desafiadoras dentro do mercado de trabalho. 

Confira: Precisa de um plano de saúde empresarial ou um seguro de vida? Saiba mais aqui!

Quais são as profissões perigosas?

O Brasil possui mais de 43 milhões de empregos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mas existe uma lista das profissões mais perigosas do país. 

Construção Civil

A construção civil está entre as cinco profissões mais perigosas do Brasil. Os trabalhadores da área da construção sofrem acidentes de trabalho por um motivo simples, falta de EPI e proteção obrigatória no ambiente de trabalho, algo que poderia ser resolvido rapidamente, evitando acidentes e zelando pela própria vida. 

Entre 2012 e 2018, dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, trouxeram números assustadores, aproximadamente 4,5 milhões de acidentes de trabalho em todo país. O dado ainda traz quase 32 mil acidentes com óbito e quase 4 mil deles ocorreram dentro da construção civil.

Além de ser uma das profissões mais perigosas do Brasil, as construções possuem alto risco de periculosidade no mundo todo. Dentre os principais motivos estão, queda em altura, queda de objetos, lesões por esforço repetitivo (LER), exposição contínua a ruídos e muitos outros, ligados ao mal uso dos equipamentos de proteção. 

Leia também: A importância da utilização de EPI’s

Profissões mais perigosas

Minerador

Os mineradores fazem parte de uma das profissões mais perigosas e nem é preciso explicar muito o motivo, já é possível imaginar os riscos que os trabalhadores enfrentam. Ser soterrado vivo, ficar preso em alguma caverna ou mina, estar exposto a gases ou condições precárias do ar, explosões e risco de morte, são os maiores motivos dos acidentes. 

O mau uso de sinalização obrigatória, cuidados básicos com equipamentos e até desatenção com a periculosidade, chamam a atenção dos principais acidentes registrados no mundo. No Chile, mineradores ficaram dois meses soterrados e no Brasil, 31 mineradores foram vitimados em Santa Catarina. 

Eletricista

Uma das profissões mais perigosas e com uma voltagem bem potente em perigo. Um eletricista sem as proteções básicas, pode ser vítima fatal, já que um simples choque, mostra o poder de uma descarga elétrica. 

E mesmo com todos os EPIs obrigatórios como capacetes, luvas e botas, um choque possui uma carga intensa e perigosa, tanto é que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) já colocou a profissão de eletricista como uma das mais perigosas de todo o mundo.  

Segurança pública ou patrimonial

A profissão de segurança é sem dúvida uma das mais perigosas do mundo todo, mesmo com uso correto do EPI, que seria o colete a prova de balas, bota de trabalho e viseira, algumas partes do corpo do segurador está à mostra e uma colisão por arma branca ou de fogo, é fatal. 

Policiais, bombeiros, militares, seguranças patrimoniais e seguranças privados, recebem extra pela periculosidade que suas atividades oferecem. A exposição a riscos de ferimentos graves, faz a profissão exigir um preparo delicado e muito profissional. 

Metalúrgico

Uma das profissões que não poderia ficar de fora da lista é a de metalúrgico. A exposição a agentes nocivos é  o principal motivo desta categoria estar entre as profissões mais perigosas do Brasil, vide que o país possui muitas metalúrgicas.

As máquinas podem causar sérios problemas de saúde aos trabalhadores, caso não sejam utilizados os EPIs, os riscos podem ser fatais e imediatos. 

É neste momento que entra a importância da medicina ocupacional e a saúde e segurança do trabalho. A importância de um ambiente verificado por um técnico em segurança do trabalho, com laudos em dia e EPIs necessários, também verificados por um profissional. A D+ Saúde é uma empresa referência em  SST, e caso queira evitar mortes e acidentes no ambiente de trabalho, contate a D+ Saúde aqui. 

Klaus Simões

Klaus Simões

Jornalista pela FIAM e comunicador visual pela Etec de São Paulo, possui ampla experiência com produção de conteúdo social. Especialista em cotidiano, cultura e entretenimento, é redator na D+ Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!