O que são riscos ambientais do trabalho (RAT)?

O que são riscos ambientais do trabalho (RAT)?

Quando se trata do ambiente de trabalho muitos alertas devem ser observados com atenção, inclusive, os riscos ambientais do trabalho. Entretanto, muitos desconhecem quais são esses riscos, nem sabem a real segurança do setor corporativo. Tendo isso em vista, explicaremos tudo sobre quais são os RAT e como identificá-los.

Mas antes de te apresentar todos os detalhes, saiba que a responsável por estudar todos os agentes causadores dos riscos ambientais do trabalho é a Higiene Ocupacional. Com base em fundamentos de pesquisa e avaliação, a disciplina ocorre através do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. 

Acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre esse tema agora!

Leia também: Avaliação de Riscos Ocupacionais: considerando a questão de gênero

O que é o PPRA e qual sua função?

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA é um programa da legislação brasileira com atuação no estudo de riscos ambientais do trabalho. O programa faz as antecipações, avaliações, reconhecimentos e controles dos riscos ambientais que surgem no local de trabalho.

Esse estudo é fundamental para preservar e garantir a segurança dos trabalhadores em atuação no ambiente corporativo.

Sendo assim, o PPRA pode contribuir para a mitigação de riscos ambientais do trabalho de natureza química, física e biológica no trabalho.  

Quais são os riscos ambientais do trabalho?

Como o nome sugere, a categoria de riscos ambientais do trabalho engloba todos os riscos do ambiente de trabalho. Contudo, eles podem ser frutos de agentes físicos, biológicos ou químicos, os quais apresentam algum nível prejudicial significativo para a saúde ou integridade física dos trabalhadores que servem na empresa presencialmente.

Tanto de forma indireta e, ainda mais de forma direta, esses riscos podem comprometer a segurança do colaborador, colocando-o em perigo. Ainda, enquadram-se como ambiente de trabalho diversas categorias: pode ser uma prestadora de serviços, indústria, ou logística.   

Riscos físicos do trabalho

Os riscos físicos do trabalho, geralmente, são riscos menos difíceis de solucionar, o que não quer dizer que sejam menos perigosos. Sua cor para o grau de risco é o verde, representando o desgaste da integridade física e comprometimento da saúde no longo prazo. 

Esses riscos podem ser mitigados com a prevenção por EPIs para os trabalhadores, reformulação do ambiente e até mesmo com a limitação do servidor na área prejudicial.

Pode-se declarar como risco físico do trabalho a radiação, contato com muitas vibrações e ruídos sonoros além do limite máximo para audição humana. Além do mais, as temperaturas super alteradas (para mais ou para menos), bem como a umidade (muito seca ou úmida demais) são fatores de RAT. 

Riscos mecânicos do trabalho

Os riscos mecânicos são os famosos acidentes de trabalho, os quais se relacionam com máquinas e objetos físicos presentes no espaço. Caso as máquinas não estejam bem posicionadas, não ofereçam a segurança operacional devida para o operador, este poderá estar em perigo.

Esse tipo de risco, por sua vez, é identificado pela cor azul e pode trazer consequências como lesões no trabalhador. Alguns exemplos são as más operações com máquinas em fábricas, utilização sem treinamento ou EPIs, contato com a eletricidade e similares. 

Contudo, para evitar esses acidentes de trabalho, é de suma importância que a empresa invista em máquinas seguras e façam regularmente sua manutenção. 

Além disso, é imprescindível que haja o treinamento devido dos funcionários para operação do serviço, assim como sejam protegidos com equipamentos de segurança. O monitoramento da atividade, sobretudo, é outro ponto de alta relevância para a mitigação do problema.  

Riscos químicos do trabalho

Partindo para um tipo de risco mais perigoso, o risco químico é o sinalizado em cor vermelha. Ele traz compostos químicos expostos para trabalhadores, oferecendo risco à saúde. Produtos de substância química podem entrar em contato com o indivíduo através do canal respiratório, com a pele ou de forma oral.  

Esse é um dos principais riscos ambientais do trabalho a prejudicar os trabalhadores, tanto pela sua dificuldade em contenção, quanto pelo reconhecimento dos agentes.

Riscos biológicos do trabalho

O risco biológico, sinalizado com a cor marrom, é ainda mais difícil de identificação do que o químico. Isso porque ele possui alta capacidade de alastramento, propagando um efeito dominó com os trabalhadores.  

A diferença, portanto, é que seu agente é de natureza biológica, como o vírus, fungos e bactérias.  

Por isso, se faz importante a mitigação através da higienização constante do local, além de outras fontes de monitoramento de qualidade.

Riscos ergonômicos do trabalho

O quinto dos riscos ambientais do trabalho é o risco ergonômico. Esse é classificado com a cor amarela e representa a precariedade do ambiente de atuação, intrínseca da gestão local.

Pode-se considerar como risco ergonômico, tarefas que não sejam adequadas para a integridade física ou mental do trabalhador, máquinas desproporcionais à capacidade do operador e até mesmo excessividade produtiva.

Para mitigar os efeitos do risco ergonômico, a empresa precisa reajustar a sua gestão para proporcionar o bem estar dos funcionários. Assim, será possível promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.  

Leia também: Ergonomia no trabalho: qual a importância e benefícios?

 A D+ Saúde tem a experiência que você precisa para fazer a avaliação de riscos ambientais do trabalho na sua empresa, evitando danos à sua saúde ou à de seus colaboradores. Entre em contato e agende a sua visita. 
No nosso blog, você descobre tudo que precisa saber para um ambiente laboral saudável e em cumprimento de todas as normas legais. Acompanhe!

Caio Henrique

Caio Henrique

CEO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!