Risco Biológico: o que é e como preveni-lo?

Risco Biológico: o que é e como preveni-lo?

Se você é um empresário e deseja transformar a sua empresa em um lugar mais seguro para todo o seu corpo de funcionários, não só deve se preocupar com a segurança no ambiente de trabalho, como também com diversos outros riscos, como, por exemplo, o risco biológico.

Apesar de ser uma ameaça bastante comum em hospitais e laboratórios, o risco biológico também pode afetar empresas de outros ramos. Portanto, é importantíssimo que, independente do segmento de sua empresa, você esteja a par de todos os riscos envolvidos.

Não deixe de conferir nosso artigo até o final, pois trouxemos várias informações a respeito dos riscos biológicos e formas de preveni-los em sua empresa. Confira!

Leia também: Sinalização de Segurança: dicas, procedimentos e quando se faz necessária

O que é um risco biológico?

Quando falamos de risco biológico, estamos tratando do possível contato de um trabalhador com um agente biológico patogênico. Para que você entenda melhor, nós separamos os principais riscos considerados biológicos:

  • Bactérias: podem causar danos que vão desde infecção alimentar até casos mais graves como pneumonia, tuberculose e meningite;
  • Fungos: apesar de não serem os agentes mais perigosos, ainda assim podem causar bastante desconforto. Ademais, são bastante contagiosos, principalmente em locais de trabalho mais úmidos. Alguns dos principais representantes desta categoria são a micose e a candidíase;
  • Protozoários: não são tão comuns quanto os outros integrantes da lista, entretanto, podem ser tão perigosos quanto, causando sérios danos à saúde. Os mais comuns podem causar as seguintes doenças: toxoplasmose, doença de chagas, malária e leishmaniose;
  • Vírus: os mais leves podem gerar resfriados e gripe comum, ao passo que casos extremos podem envolver doenças muito mais preocupantes, como ebola, HIV e, mais recentemente, o novo coronavírus.

Onde há maior risco biológico?

O grande problema destes organismos é que eles causam sérios danos quando entram em contato com o homem, podendo, inclusive, levar até à morte.

Infelizmente, há alguns setores da indústria que favorecem este tipo de contato, como, por exemplo, profissões onde há:

  • Contato direto com pacientes em caso de isolamento por conta de doenças contagiosas e objetos de seu uso que não foram esterilizados;
  • Contato com ossos, sangue e outros resíduos, tanto de pessoas quanto de animais também portadores de doenças infecciosas;
  • Manipulação direta de agentes biológicos patogênicos em laboratórios;
  • Contato direto com lixo hospitalar;
  • Limpeza de galerias de esgotos e tanques;
  • Coleta e industrialização de lixo urbano;
  • Exumação de corpos;
  • Contato direto com animais em abatedouros, bem como em outras áreas da indústria alimentícia;
  • Contato com animais em estado de deterioração.

Lembrando que estes são apenas alguns exemplos, pois, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é praticamente impossível catalogar todo e qualquer risco aos quais empregados e empregadores são expostos.

Portanto, uma das melhores formas de prevenir contaminações é a preparação do ambiente de trabalho, bem como o uso de produtos desinfetantes que fazem o controle de risco biológico.

Como é classificado cada risco biológico?

Você deve concordar que pegar um fungo não é tão preocupante quanto ser picado e contaminado pelo mosquito da dengue, certo? Como nem todos os riscos biológicos se encontram no mesmo grau, eles passaram a ser encaixados em classes de risco.

A sua classificação leva em conta o nível de risco que cada agente pode oferecer à saúde – os níveis são: Alto, Elevado, Moderado e Baixo – em relação ao potencial de contenção de risco biológico – Baixo, Moderado, Elevado e Alto.

Os responsáveis pela classificação dos agentes patogênicos são os profissionais da área de segurança e saúde ocupacional. Além disso, eles também são os responsáveis por definir todas as medidas preventivas necessárias para controlar estes agentes.

O que são agentes biológicos patogênicos?

Os agentes biológicos patogênicos são qualquer tipo de microrganismo, substância ou fluido vindos de seres vivos e que podem ser nocivos.

Um bom exemplo de agente patogênico é o novo coronavírus, que além de perigoso, é altamente contagioso. Isso faz com que ele seja um grande risco, por exemplo, para os profissionais da saúde que estão em contato direto com pessoas contaminadas. 

Entre as principais doenças provocadas pela ação de microrganismos e outros riscos biológicos estão: tuberculose, brucelose, malária e febre amarela, além de outras infecções mais conhecidas e presentes em praticamente todos os locais de trabalho, como é o caso da influenza, a gripe comum.

Formas de prevenção ao risco biológico

Ao contrário do que acontece com outros tipos de riscos dentro do ambiente de trabalho, como no caso de acidentes, onde uma medida pode eliminar completamente um problema, quando falamos de risco biológico as medidas adotadas podem variar de caso para caso.

Cada situação terá uma medida específica, levando em conta o agente patogênico envolvido. Veja a seguir algumas das principais medidas preventivas:

  • Higienização frequente de mãos, roupas e ambientes: uma das medidas mais simples, eficazes e, infelizmente, esquecidas;
  • Uso de EPI’s: como luvas, máscaras e toucas descartáveis;
  • Descarte: deve ser feito um descarte completo de todo e qualquer resíduo e equipamentos que possa oferecer riscos à saúde;
  • Esterilização: instalar sistemas de esterilização do ar;
  • Atenção às normas: seguir os requisitos da NR 32, que tratam justamente sobre os Riscos Biológicos;

Leia também: Erros comuns que as empresas cometem em Medicina do Trabalho?

Se você quer manter sua empresa livre de riscos biológicos e outros problemas que envolvem a saúde e medicina do trabalho, entre em contato com a D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho!

Fique sempre atualizado sobre as últimas notícias e orientações da Segurança do Trabalho, acompanhe nosso blog.

Aline Almeida

Aline Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!