Ergonomia no trabalho: qual a importância e benefícios

Ergonomia no trabalho: qual a importância e benefícios

A pandemia da Covid-19 trouxe diversas novas preocupações dentro das empresas. O bem estar físico e mental dos funcionários passou a ser levado mais a sério e itens que muitas vezes ficam esquecidos, como a ergonomia no trabalho, também aumentaram.

Por mais que seja uma lei, a ergonomia sempre foi um desafio e é frequentemente deixada de lado nas empresas. E com o crescente número de pessoas em home office, ela acaba muitas vezes nem sendo fiscalizada.

Mas o que é a ergonomia no trabalho e qual a sua importância? Vamos falar sobre todos os benefícios que esses cuidados podem trazer para seus colaboradores.

Leia também: O que é medicina ocupacional? Saiba qual a importância para sua empresa

O que é ergonomia no trabalho?

A palavra ergonomia vem do grego, na soma de duas outras, ergon, que significa trabalho e nomos, que quer dizer normas. Dessa forma, considera-se ergonomia como uma ciência que estuda as interações entre os seres humanos e os demais elementos de um sistema.

No caso da ergonomia no trabalho, esse sistema são as máquinas, equipamentos e demais relações que os seres humanos possam ter durante o exercício da profissão.

Assim, a ergonomia no trabalho envolve uma série de normas que tem por objetivo fazer com o que os funcionários tenham um ambiente que seja adequado às suas necessidades, sejam elas físicas, emocionais ou mentais. Também trata de todos os riscos ergonômicos aos quais os profissionais estão expostos e como evitá-los.

A ergonomia é feita de maneira personalizada para cada funcionário e ambiente de trabalho, afinal cada um tem sua especificidade.

intra-site

Quais os tipos?

Cada um dos tipos de ergonomia no trabalho é específico para adequar as condições de um campo. Conheça os tipos:

  • Cognitiva: está diretamente relacionada a processos mentais e o impacto positivo na gestão de conflitos, estresse e cansaço;
  • Concepção: preocupação com a montagem das estações de trabalho;
  • Conscientização: tem foco no engajamento da equipe em relação à importância da ergonomia e seus impactos na empresa;
  • Correção: é a adequação do ambiente, consertando desconfortos, dores e incômodos;
  • Física: estuda a relação entre a anatomia dos seres humanos e o ambiente de trabalho, garantindo a postura, a redução de movimentos repetitivos e a adequação das necessidades individuais de cada um;
  • Operacional: oferece boas condições de trabalho para evitar a sobrecarga dos colaboradores;
  • Organizacional: está ligada à cultura, valores e políticas da empresa com o intuito de melhorar os processos comunicativos, entre outros;
  • Participativa: conscientiza e fiscaliza se a ergonomia está sendo executada de maneira correta, fortalecendo a cultura da empresa.

Qual a sua importância?

As pessoas são consideradas hoje um dos maiores patrimônios das empresas. Sendo assim, a preocupação com a saúde física e mental dos profissionais deve ser uma prioridade em qualquer empresa.

Dessa forma, a importância da ergonomia no trabalho se dá através de todos os resultados positivos que estas alcançam ao valorizar o conforto e a prevenção de diversas doenças ocupacionais.

Algumas situações que podem acontecer ao implementar programas de ergonomia no trabalho:

  • Aumento na produtividade: a ergonomia no trabalho pode aumentar a qualidade de vida dos colaboradores, implicando diretamente na sua produtividade;
  • Diminuição nos custos: diversos custos como os com a saúde podem ser diminuídos quando a ergonomia é bem executada, inclusive as despesas com planos de saúde;
  • Fortalecimento da equipe: colaboradores que trabalham em ambiente ergonômico tendem a ter um maior bem estar e benefícios no trabalho em equipe;
  • Prevenção do LER: Lesão por Esforço Repetitivo é uma das mais comuns doenças ocupacionais e pode até afastar os funcionários por invalidez;
  • Prevenção de doenças psicossociais: ansiedade e depressão, por exemplo, podem ser muito frequentes em funcionários expostos a altos níveis de estresse;
  • Redução do cansaço: quando há preocupação com a carga horária dos profissionais, estes tendem a melhorar a produtividade pois estão menos cansados;
  • Redução no afastamento: o cuidado com a saúde dos colaboradores tende a reduzir a quantidade de afastamentos por doença ou faltas por insatisfação no trabalho.

Ergonomia no trabalho – NR17

A ergonomia no trabalho é uma exigência legal do Ministério do Trabalho e Emprego através da Norma Regulamentadora NR 17.

Ela já existe desde 1977 quando mudou-se o capítulo V – Da Segurança e da Medicina do Trabalho, na CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho, através da Lei nº 6514.

Já a NR 17 existe desde 2018 e estabelece os parâmetros para adaptar as condições do trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

Essa norma visa proteger a qualidade de vida, saúde e segurança dos trabalhadores, aplicando-se ao alinhamento das regras dentro do ambiente de trabalho.

Como funciona?

Os próprios funcionários da empresa precisam realizar a chamada Análise Ergonômica no Trabalho, o AET. Com o resultado dessa análise, a empresa recebe um laudo que servirá para eliminar ou reduzir os riscos que estes trabalhadores estão expostos no seu ambiente de trabalho.

É feito um acompanhamento periódico para que o número de doenças ocupacionais seja cada vez menor e o ambiente se torne realmente seguro para os colaboradores.

Empresas que não adotam a ferramenta podem ser notificadas para que sejam obrigadas a implementarem as mudanças necessárias, podendo receber multas e responder judicialmente caso não se adaptem.

Além disso, os funcionários também são obrigados a cumprir as regras estabelecidas sob risco de serem demitidos por justa causa.

Ergonomia no trabalho home office

Segundo uma pesquisa feita pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, a FEA-USP e da Fundação Instituto de Administração, a FIA, 73% dos brasileiros querem permanecer trabalhando em home office.

No entanto, o trabalho em home é um desafio quando se trata de ergonomia.

Por conta disso, muitas empresas têm demonstrado suas preocupações através da implementação de programas de saúde, treinamentos e conscientização sobre a importância da ergonomia na hora de trabalhar em casa.

Para isso, muitas enviam mobiliário de escritório adequado para os funcionários, investem em boas práticas como a ginástica laboral e um trabalho de constante percepção e conscientização da boa postura e tempo de trabalho.

Leia também: Qual é a diferença de PPRA e PCMSO? Entenda!

Aqui na D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho você possui diversas resoluções em saúde e segurança do trabalho, entre elas o Treinamento em Ergonomia Geral.

Com esse treinamento, são proporcionados fundamentos teóricos sobre ergonomia bem como a legislação e programas preventivos.

Faça já um orçamento do treinamento e outros programas para regularizar sua empresa agora!

E fique por dentro de tudo que tem a ver com saúde e segurança do trabalho aqui no nosso blog!

Redação

Redação

Redação da LIV Marketing! Muito mais que uma agência de Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!