Como evitar fraudes nos exames toxicológicos?

Como evitar fraudes nos exames toxicológicos?

Você já ouviu falar em fraudes exames toxicológicos? Pois elas acontecem e muito!

Quando o assunto é dirigir, independente do veículo, nós pensamos logo em segurança. No Brasil as taxas de acidentes causados por uso de álcool são consideráveis. Entretanto, o álcool não é o único vilão nas ruas, avenidas e estradas brasileiras. 

Pensando em uma forma de evitar que motoristas profissionais de todo o Brasil fizessem a utilização de drogas, as autoridades decidiram criar uma forma de tentar barrar. Atualmente, essa comprovação é feita através dos exames toxicológicos. Infelizmente, as fraudes exames toxicológicos não são tão incomuns. 

Saiba um pouco mais sobre esse assunto agora!

Leia também: Dia Mundial sem Tabaco: quando ocorre e qual sua Importância?

O que são os exames toxicológicos? 

O exame toxicológico é a forma que as autoridades encontraram de medir ou detectar a utilização de algum tipo de substância tóxica no corpo dos motoristas profissionais. Através desse tipo de exame é possível detectar os mais diversos tipos de drogas. 

Os exames são feitos a partir de algum pelo ou cabelo do corpo do motorista e, através da análise dos fios é possível encontrar e comprovar o possível uso de substâncias psicoativas. 

A utilização desse tipo de material é eficaz pois, se a pessoa for um usuário de drogas, algumas substâncias podem ficar impregnadas nas estruturas capilares por diversos meses. Dependendo da quantidade e mesmo da frequência que é utilizada, todo o fio pode ser impregnado. 

Por que os exames toxicológicos são importantes? 

Os exames toxicológicos são uma medida preventiva fundamental para qualquer empresa ou pessoa que se preocupe com a segurança própria e alheia. 

Isso porque, através dos exames toxicológicos, além de evitar que motoristas que não estão aptos para dirigir não o façam, também é possível prestar o auxílio que comumente os usuários de entorpecentes precisam.

É prevenir e garantir a segurança de quem está junto de você ou de seu funcionário na estrada, através de um teste rápido e simples.

Quem precisa fazer esse tipo de exame? 

O exame toxicológico pode ser utilizado em dois casos específicos. O primeiro deles é para pessoas que desejam trabalhar em empresas na utilização de veículos. Na hora de ser admitido, periodicamente ou mesmo quando está sendo demitido pela empresa, o funcionário precisa passar pelo exame toxicológico. 

Essa é uma obrigação das empresas que possuem cargos com veículos. Caso as mesmas não repassem as informações dos exames dos motoristas da empresa para o Ministério do trabalho, ou mesmo cometa algum tipo de atraso na entrega dos documentos, a situação pode acabar em multa.

A outra necessidade dos exames toxicológicos são para os motoristas que desejam conseguir a transição de suas categorias de habilitação. Aqueles que desejam mudar suas categorias para os tipos C, D ou E precisarão fazer o teste toxicológico para conseguir efetuar a mudança. 

Ainda, nos casos de renovação das carteiras dos tipos citados também é preciso repetir o exame. Essa é uma forma de garantir e assegurar à população que o necessário está sendo feito para que acidentes automobilísticos causados por drogas psicoativas sejam evitados. 

Quais são os tipos de fraudes exames toxicológicos? 

Uma busca rápida no Google com os termos “fraudes exames toxicológicos” poderão mostrar que essa é uma prática muito presente no Brasil, infelizmente. Diversas pessoas conseguem fraudar seus exames para que a utilização de drogas não apareça nos resultados. 

Uma das únicas formas de conseguir ultrapassar a barreira das fraudes exames toxicológicos é a partir da clínica escolhida. Algumas clínicas possuem estoque de cabelos para oferecer aos motoristas que não passaram o período de 180 dias sem ingerir substâncias psicoativas. Para isso, algumas oferecem o negativo no exame pelo valor de R$ 1200. 

Infelizmente, a prática é mais comum do que podemos imaginar e realmente acaba fazendo com que motoristas adictos consigam os seus negativos no teste mesmo tendo utilizado drogas no período prescrito. 

Esse tipo de atitude põe em risco não apenas o usuário, mas também toda a população, já que este estará nas ruas dirigindo caminhões ou ônibus de maneira perigosa.

Se você se preocupa com a segurança dos seus funcionários, a D+ te conta como evitar fraudes exames toxicológicos:

Como posso evitar fraudes exames toxicológicos? 

As fraudes exames toxicológicos só são feitas no pedido do motorista e em empresas clandestinas. Atualmente as autoridades possuem uma vasta pesquisa sobre os laboratórios que são realmente confiáveis para fazer o exame. 

Sendo assim, a grande dica para quem quer fazer o exame de forma correta e sem problemas é buscar por empresas que sejam idôneas.

Você pode contar com a D+ Saúde para agendar o seu exame toxicológico – além de confiável, você recebe o resultado em apenas três dias úteis! Evite o risco de fraudes exames toxicológicos na sua empresa!

Leia também: Erros comuns que as empresas cometem em Segurança do Trabalho

Quer saber mais sobre segurança e medicina do trabalho? Continue acompanhando o nosso blog

Dra. Djanira C. L. de Godoi

Dra. Djanira C. L. de Godoi

Médica do Trabalho CRM - 54369

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!