A importância da palestra de qualidade de vida no trabalho

A importância da palestra de qualidade de vida no trabalho

Manter o bem-estar no trabalho é uma tarefa frequente dentro de empresas. E fazer isso com a ajuda de uma palestra de qualidade de vida pode ser um divisor de águas na eficiência da sua equipe.

Porém, é necessário exercitar bons hábitos no dia a dia da corporação. Dinâmicas em grupo, conversas, um ambiente de trabalho seguro e com boas condições de convivência são exemplos bem claros.

Ainda assim, você deve se aprofundar na questão. Veja abaixo porque ter uma palestra de qualidade de vida no trabalho e as razões dessa discussão ser tão necessária atualmente.

Leia também: Quais os treinamentos de segurança do trabalho? Conheça agora.

A importância da qualidade de vida no trabalho

O estresse e desafios que aparecem no trabalho podem prejudicar a saúde emocional e física dos colaboradores. Por isso, pensar em exercitar hábitos mais saudáveis é uma realidade da qual um bom empregador não deve fugir.

E os números ilustram a discussão: segundo uma pesquisa da International Stress Management Association (Isma-BR), de 2019, 32% da população economicamente ativa sofria de sintomas de Burnout na época.

Estamos falando de uma porcentagem considerável da população que movimenta a economia e possui um papel primordial para empresas. Ou seja, fortalecer a qualidade de vida dos profissionais significa valorizar o seu negócio.

O que seria a qualidade de vida?

Podemos dizer que qualidade de vida são os hábitos adotados para deixar o dia a dia e a experiência humana mais rica. Além do trabalho, uma pessoa deve possuir outros aspectos relevantes para manter sua saúde mental e física.

Contato com a família, acesso e tempo de lazer, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável estão entre os hábitos de uma boa qualidade de vida. Com tudo isso, é possível evitar problemas como estresse, ansiedade e doenças relacionadas, como gastrite, enxaqueca e insônia.

Um colaborador com tais problemas pode prejudicar seu desempenho profissional e aí é onde entra o papel da empresa: desenvolver maneiras de melhorar a qualidade de vida no trabalho. Mas como fazer isso?

Como melhorar o bem-estar no trabalho?

Para que todos os colaboradores consigam desempenhar bem suas tarefas e alcançar os objetivos corporativos, é preciso criar campanhas e práticas com a intenção de ampliar o bem-estar.

Dessa forma, tais programas melhoram a convivência e estimulam apoio entre os colaboradores. Para isso, é preciso mostrar como bons hábitos são sinônimos de maior produtividade e saúde mental e física em dia.

Uma palestra de qualidade de vida é um bom exemplo. Mas, podemos antecipar algumas atitudes ou dinâmicas.

Ter um bom espaço físico e ergonomia

O ambiente físico precisa ser confortável para todo mundo. Por isso, é importante apostar em bons materiais de trabalho e em ferramentas para deixar o local aconchegante e propício para mais eficiência profissional.

Outra forma de ter um bom espaço físico é promover a ergonomia, mostrar a melhor maneira de se sentar, utilizar o computador e outros itens.

Além de tudo isso, mantenha a segurança de todos. Não deixe de cumprir todas as obrigações quanto à segurança no trabalho e crie programas para conscientizar a equipe.

Valorização e bom relacionamento

Um time motivado é eficiente e competente, isso sem mencionar os relacionamentos entre cada trabalhador. Afinal, estamos falando de pessoas diferentes, com culturas e hábitos distintos.

Com isso, apostar em dinâmicas de grupo para induzir a interação e conversa pode deixar o local ainda mais agradável.

Liderança participativa

Ficou no passado o chefe intocável e incomunicável. As equipes reagem de forma muito mais prática e positiva com líderes e superiores que mostram o caminho e participam do processo produtivo.

Sabe a pressão de não irritar ou decepcionar o “chefe”? Também influencia para um ambiente hostil. Por isso, a empresa deve adotar atos de liderança participativa.

Palestra de qualidade de vida: benefícios

Apresentamos a base para melhorar o bem-estar no ambiente corporativo. Mas fazer uma palestra de qualidade de vida pode ser mais uma ferramenta para a conscientização.

E o melhor, na palestra de qualidade de vida é possível abordar temas complexos e bem específicos. Aliás, antes mesmo de fazer a apresentação, é necessário ter noção dos desafios que a equipe enfrenta, ou seja, a temática precisa conversar com a rotina dos funcionários.

No fim, podemos desenvolver a palestra de qualidade de vida numa Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), mas isso não é uma regra. O importante é dar espaço à dinâmica.

Exemplos de palestra de qualidade de vida

Como comentamos, existem alguns temas que podem ser discutidos numa palestra de qualidade de vida. Não precisa ser algo genérico. Pode ser específico mesmo, ir direto ao ponto do problema e mostrar como cada caso possui solução.

Veja a seguir algumas temáticas:

  • Como manter a saúde mental no trabalho?;
  • Como melhorar os relacionamentos?;
  • Formas de lidar com o estresse;
  • Ginástica laboral;
  • Hábitos saudáveis no dia a dia;
  • Preciso conciliar trabalho e família: como fazer?

Leia também: Risco Ergonômico: como identificá-lo nas empresas?

Sua empresa precisa melhorar a gestão de saúde e segurança no trabalho? A D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho pode ajudar com os programas e serviços que possui.

Para isso, entre em contato e faça um orçamento. Para mais informações, continue lendo nosso blog.

Aline Almeida

Aline Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!