A importância e os objetivos da higiene do trabalho

A importância e os objetivos da higiene do trabalho

A higiene do trabalho é uma das formas de manter a saúde e integridade dos colaboradores de uma empresa em dia. A empresa que tem esta preocupação garante um ambiente de trabalho muito mais humanizado e propício ao bem-estar dos colaboradores. 

Mas a importância da higiene ocupacional vai muito além de ser apenas uma preocupação com o bem-estar. Esta é uma área da Segurança do Trabalho que utiliza práticas de cuidados para evitar acidentes e doenças dos colaboradores. 

Confira a seguir quais as medidas de segurança que sua empresa deve adotar e como podem impactar os resultados no trabalho. 

Leia também: Conheça as principais ferramentas de segurança no trabalho

O que é e para que serve a higiene do trabalho?

A higiene do trabalho é responsável por garantir a integridade mental e física dos colaboradores de uma empresa. Para isso, existe uma série de procedimentos a serem seguidos pelos profissionais da área. 

Para evitar qualquer risco à saúde dos colaboradores, os higienistas ocupacionais se encarregam de analisar gases, poeiras, fluídos e substâncias químicas de risco. 

Além disso, este profissional evita possíveis acidentes e doenças que são praticamente impossíveis de detectar a olho nu, sendo responsável também pela prevenção de fatores de risco que futuramente podem desencadear doenças.

Dessa forma, a higiene do trabalho é importante para promover ambientes de trabalhos saudáveis, auxiliar e incentivar a saúde dos trabalhadores, cuidar do meio ambiente e outros fatores. 

Quais as etapas da higiene do trabalho?

A Higiene do Trabalho passa por algumas etapas para que tenha total eficácia:

  • Antecipação: análise do ambiente laboral por uma equipe qualificada;
  • Reconhecimento: avaliação dos tipos de agentes existentes do ambiente;
  • Avaliação: avaliação quantitativa levando em conta os limites de tolerância da NR 15;
  • Controle: estabelecimento de medidas e ações preventivas para controlar os riscos.

Quais são os agentes de riscos de uma empresa?

Compreender os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos se torna essencial quando o assunto é higiene do trabalho.

Para isso, existem classificações que definem os possíveis riscos que podem ser encontrados em um ambiente de trabalho. Confira os principais:

Risco físico

Os riscos físicos envolvem ruídos, pressões excessivas, temperaturas altas ou baixas, radiações ou umidade.

Risco químico

Os riscos químicos envolvem a contaminação por neblinas, vapores, fumos, névoas, entre outras substâncias puras ou compostas.

Risco ergonômico 

Os riscos ergonômicos envolvem atividades onde o empregado realiza esforço maior do que é capaz de aguentar, como carregar peso inadequado, esforço físico intenso, postura errada em um longo período de tempo, entre outros. 

Risco biológico

Os riscos biológicos são bem frequentes na área da saúde. Os riscos envolvem fungos, parasitas, bactérias, vírus, protozoários, entre outros organismos que podem acabar contaminando o trabalhador. 

Risco de acidente 

Exemplos de riscos de acidentes são: ferramentas improvisadas, iluminação incorreta, falta de equipamentos com proteção e arranjo físico inadequado.

Qual a relação da higiene do trabalho com a segurança do trabalho

A higiene e segurança do trabalho estão diretamente relacionadas, já que os dois se referem aos cuidados da moral dos empregados e da continuidade de sua proteção. 

Identificar quais são os riscos que cercam um ambiente de trabalho, são medidas essenciais para garantir a segurança dos empregados, mesmo que se trate de um ambiente insalubre. 

Dessa forma, a higiene e a segurança do trabalho são áreas que se complementam. No entanto, existem algumas diferenças na prática.

Basicamente, a segurança do trabalho tem como principal objetivo a prevenção de acidentes, lidando diretamente com o controle dos riscos de operação.

Já a higiene do trabalho, analisa estes mesmo fatores, no entanto, com uma avaliação diretamente no risco, agindo no princípio das doenças ocupacionais e analisando suas causas. 

Como adotar a Higiene do Trabalho?

Algumas medidas devem ser adotadas pelas empresas  para que o  ambiente de trabalho possa melhorar, além de proteger a saúde dos colaboradores. Confira algumas formas de adotar estas práticas:

  • Manter a organização nos vestiários e armários: o ideal neste caso é que haja armários de uso individual que devem estar sempre organizados e limpos para evitar problemas com a umidade e pequenos animais, como insetos e roedores;
  • Manter a limpeza nos banheiros e lavatórios: os espaços devem estar sempre limpos e desprovidos de odores desagradáveis, para que não haja contaminação por agentes patológicos. Além disso, é essencial estarem com o funcionamento em perfeito estado;
  • Tratamento adequado aos resíduos: neste caso, o lixo deve ser descartado corretamente para evitar contaminação e até mesmo riscos físicos. 

Existem alguns ambientes de trabalho que possuem maiores riscos e merecem maior cuidado, como os ambientes hospitalares, por exemplo. Neste caso, é necessário um cuidado ainda maior com o descarte de objetos, como seringas e materiais biológicos

Como a empresa pode aplicar na prática a higiene do trabalho?

Ter uma empresa confiável e especializada neste ramo, com experiência em saúde ocupacional é importante para assegurar a saúde dos trabalhadores. Além disso, contar com um plano de saúde empresarial para que a saúde no ambiente de trabalho seja garantida, também é de extrema importância. 

Dessa forma, além da sua empresa estar dentro das regras para garantir o bem-estar dos colaboradores, também mantém uma equipe saudável, com maior disposição para exercer sua função de forma mais eficiente. Essa também é uma forma dos colaboradores se sentirem valorizados e motivados.

Leia também: Investimento em saúde e segurança do trabalho e aumento da produtividade

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E para saber mais sobre temas como este, é só continuar aqui no nosso blog!

Aline Almeida

Aline Almeida

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