Tudo o que você precisa saber sobre a segurança do trabalhador

Tudo o que você precisa saber sobre a segurança do trabalhador

A segurança do trabalhador precisa ser prioridade para as empresas. Por isso, entender sobre segurança do trabalho e como aplicá-la é fundamental para qualquer empreendimento, independentemente do tipo.

Definimos como segurança do trabalho as medidas e ações descritas em lei com a intenção de melhorar e garantir a segurança (física e psicológica) dos funcionários dentro do ambiente de trabalho. Ou seja, são todas as práticas adotadas para proteger a integridade dos profissionais.

Porém, ainda existem dúvidas quanto a segurança do trabalhador, como a definição exata da segurança do trabalho e como ela funciona no Brasil. Além disso, muitos não conhecem os riscos descritos nas Normas Reguladoras ou quais medidas são aplicadas para preveni-los. Por isso, discutimos a questão no guia abaixo.

Leia também: Conheça as principais ferramentas de segurança no trabalho

O que é a segurança do trabalhador?

Para garantir o bem-estar de cada funcionário dentro de uma empresa, a segurança do trabalho foi desenvolvida como um conjunto de normas de ações e medidas preventivas. Dessa forma, o regulamento determina o que é necessário cumprir para manter a segurança do trabalhador.

Assim, ela atua na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, evitando qualquer imprevisto que venha afetar tanto o funcionário quanto a empresa.

Para chegar nesse resultado, técnicos com expertise na Segurança do Trabalho fazem levantamentos especializados, observando os riscos e desenvolvendo ações de prevenção.

Qual a importância?

Bom, a mais óbvia é a própria segurança do trabalhador. Mas, a verdade é que ela se torna um setor importantíssimo para qualquer empresa. Na prática, a segurança do trabalhador mantém a qualidade de vida e um ambiente seguro e isso tem efeitos gigantes no dia a dia do escritório.

Já imaginou trabalhar num local insalubre, onde a qualquer momento um acidente pode acontecer? A produtividade fica comprometida. Por isso, a segurança do trabalho é essencial para a rentabilidade do negócio, além de ajudar na redução de custos, especialmente os relacionados à questões legais.

Quais os objetivos da segurança do trabalho?

A qualidade de vida intacta é a base, ou seja, a segurança do trabalho quer evitar acidentes ou doenças relacionadas ao exercício diário da atividade.

Porém, existem outros objetivos, mais específicos que variam conforme o segmento do negócio. Vamos verificar:

  • Diminuir o número de acidentes e doenças no ambiente profissional;
  • Garantir equipamentos de proteção individual (EPI) em bom funcionamento, incluindo checagem constante de desempenho;
  • Participar de comissões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
  • Realizar cursos e palestras sobre boas práticas de segurança e redução de acidentes;
  • Trabalhar para conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes e de suas consequências.

Como a segurança do trabalhador funciona no Brasil?

Existem as Normas Reguladoras (NRs), decretos e portarias desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho que garantem a segurança do trabalhador.

Elas definem as diretrizes para a segurança em qualquer espaço profissional e é obrigação das empresas seguirem o regulamento à risca. Contudo, algumas normas são mais específicas para determinado segmento, por isso o ideal é ter um especialista na linha de segurança, supervisionando o necessário junto a equipe geral.

O Ministério da Economia também possui muita importância, apesar de não construir as Normas Reguladoras. A partir dele, temos a Coordenação-Geral de Segurança e Saúde no Trabalho (CGSST), vinculada à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, responsável pela gestão das atividades no âmbito do Poder Executivo.

Por fim, os sindicatos também cumprem um papel importante. As entidades podem realizar fiscalizações para avaliar as condições do local e são responsáveis por indiciar a empresa infratora.

Quais os principais riscos para os trabalhadores?

Antes de mais nada, é preciso entender que há riscos para a saúde em qualquer espaço. Porém, em alguns, os perigos são maiores.

Definimos risco como a situação onde algum elemento ou circunstância tem a capacidade de causar danos à saúde. Como comentamos antes, o meio pode ser acidente de trabalho ou doença ocupacional, mas também entram o sofrimento psicológico, além da poluição ambiental.

O risco pode vir de diversas fontes, como ruídos, temperatura alta ou baixa, iluminação, vapores ou contato com seres vivos peçonhentos ou perigosos. Os instrumentos de trabalho, assim como uma ergonomia incorreta podem entrar na equação também.

Existe até mesmo a divisão dos perigos, em cinco categorias. São elas:

  1. Físicos (vibrações, calor, ruído, radiação e pressão);
  2. Químicos (agentes tóxicos, cancerígenos e asfixiantes);
  3. Biológicos (vírus, bactérias, fungos e protozoários);
  4. Mecânicos (risco de queda, incêndio, descargas elétricas);
  5. Ergonômicos (estresse, Lesão por Esforço Repetitivo).

Principais métodos de proteção

Outra dúvida sobre a segurança do trabalhador é como evitar todos esses perigos no dia a dia. Bom, conhecer as normas é o primeiro passo, mas aplicá-las depende de um bom planejamento e estrutura. Para isso, a identificação é a chave, afinal, os profissionais da empresa devem identificar, catalogar e classificar os riscos em cada local.

Com isso, quem passa pelo lugar saberá quais os perigos dentro do espaço e a gravidade possível se um acidente ocorrer. Dessa forma, podemos considerar a identificação (junto ao conhecido das normas) como o primeiro meio de controle.

Depois, vêm outras maneiras de prevenção como a implementação de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e EPI, treinamentos e eventos como a SIPAT.

Leia também: Passivo trabalhista: o que é e como evitar na sua empresa

Deu para perceber como a segurança do trabalhador é vital para uma empresa. A D+ SAÚDE pode ser seu braço direito quanto a isso.

Mostramos as melhores maneiras de manter a integridade dos funcionários, potencializando a gestão da saúde e evitando problemas trabalhistas.

Quer saber mais? Faça um orçamento e conheça nossos serviços. Não esquece de continuar lendo o blog da D+ Saúde.

Aline Almeida

Aline Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!