NR 17 Ergonomia: entenda a importância na sua empresa

NR 17 Ergonomia: entenda a importância na sua empresa

Ergonomia no trabalho tem como objetivo trazer condições e maior conforto para que seus colaboradores possam atuar de forma adequada na sua empresa. Para isso, existem uma série de conceitos e práticas propostas, bem como ferramentas e acessórios que auxiliam nestas, com o intuito de aumentar o conforto, satisfação e produtividade. Uma delas é a NR 17 Ergonomia.

Ao passar muito tempo desempenhando uma função, seja ela num ambiente de escritório, home office, ou funções mais intensas, o corpo gera respostas físicas, podendo causar desde cansaços simples até consequências mais severas como Lesão por Esforço Repetitivo

Quer saber mais sobre a NR 17 Ergonomia? Acompanhe!

Leia também: Ergonomia no trabalho: qual a importância e benefícios

NR 17 Ergonomia

A NR 17 Ergonomia é regulamentada pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, que aprova as Normas Reguladoras do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. A portaria engloba uma série de outras Normas Regulamentadoras.

Ela estabelece as diretrizes e requisitos que permitam que as condições de trabalho se adaptem às características psicológicas e fisiológicas (psicofisiológicas) dos colaboradores de uma empresa, proporcionando segurança, saúde, conforto e eficiência no desempenho.

As condições de trabalho relacionadas cobrem várias áreas, como levantamento, transporte e descarga de materiais, mobílias de postos de trabalho, equipamentos de trabalhos manuais e, mais comumente, conforto e organização do ambiente de trabalho.

A NR 17 Ergonomia conta ainda com dois anexos, relacionados ao trabalho de operadores de checkout e teleatendimento / telemarketing.

O que é ergonomia?

Ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos cujo objetivo é cuidar da saúde de profissionais, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho. Alguns exemplos de tipos de ergonomia são:

  • Física: interação entre as características do ser humano e as atividades físicas que realiza;
  • Cognitiva: processos mentais, como raciocínio e memória;
  • Organizacional: políticas e culturas da empresa e processos;

Benefícios da Ergonomia no ambiente de Trabalho

Uma empresa que ignora o impacto que a falta de cuidado com a ergonomia gera cria uma relação pouco saudável com seus colaboradores, diminuindo o engajamento e satisfação dos mesmos. Já uma empresa que mostra cuidado com seu ambiente e colaboradores, mostra um lado humanizado e preocupado, que incentiva seus membros a produzirem mais e melhor.

Colaboradores satisfeitos produzem mais e melhor. Um ambiente de trabalho que dê todas as condições necessárias para que seus colaboradores trabalhem de forma eficiente, diminuindo tanto o estresse físico quanto o mental, acolhe seus membros de forma a gerar mais produtividade e fidelidade. 

Redução da rotatividade de colaboradores é uma missão constante do setor de RH, no qual a ergonomia no trabalho pode contribuir fortemente. Uma empresa que mantém um ambiente de trabalho propício e confortável aumenta a satisfação de seus colaboradores, que tendem a não procurar melhores condições.

A presença de processos e condições no ambiente de trabalho como as definidas na NR 17 Ergonomia, diminui ocorrências de faltas e afastamentos. Afinal, condições subótimas de trabalho podem prejudicar a saúde de seus colaboradores e causar impactos diretos na produção, como erros ou ineficiência no produto ou serviço final. Assim, a empresa se vê com colaboradores com saúde debilitada devido à falta de condições saudáveis de ergonomia no trabalho, lidando com falta de força de trabalho e redução na produção e qualidade.

Por fim, é importante ressaltar que a NR 17 Ergonomia estabelece regras e obrigações que a empresa deve seguir quanto à avaliação das atividades realizadas e a execução de adaptações do ambiente da empresa.

Aplicação da NR 17 Ergonomia no ambiente de trabalho

A aplicação da NR 17 Ergonomia na empresa pode ser feita de mais diversas formas. Desde intervalos regulares, exercícios, ginástica, rotatividade de tarefas e adaptação do ambiente de trabalho. Para isso, é necessário que a empresa faça análises das funções realizadas e ferramentas para que tais sejam executadas. Assim, o processo segue algumas etapas:

  • Concepção do programa: faz-se o levantamento de riscos ergonômicos dos colaboradores da empresa, utilizando desta informação para criar o programa de ergonomia que será aplicado no ambiente da mesma;
  • Educação e conscientização: através de treinamentos, palestras e atividades, a empresa ensina aos funcionários tanto sobre os riscos quanto às formas de prevenção;
  • Aperfeiçoamento e correção do programa: uma vez estabelecido, a empresa utiliza de feedback e monitoramento para melhorar o programa de ergonomia, bem como garantir que seus colaboradores estão cumprindo com as normas estabelecidas pelo programa.

A D+ SAÚDE é especializada em Saúde e Segurança do trabalho, que oferece serviço de atendimento in company de Análise Ergonômica do Trabalho, orientando seus colaboradores e auxiliando sua empresa na adaptação para uma melhor condição ergonômica.

Para fazer um orçamento, entre em contato aqui!

Não esqueça de seguir nosso blog para sempre estar em dia com novidades e dicas sobre as principais medidas a serem tomadas para que a segurança de sua empresa seja cada vez melhor!

Aline Almeida

Aline Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!