O que é ginástica laboral e quais são os seus benefícios?

O que é ginástica laboral e quais são os seus benefícios?

Com a rotina maçante, muitas vezes deixamos de nos exercitar por falta de tempo ou até mesmo de energia. Adicione ainda a má postura, esforços repetitivos ou muitas horas sentados em frente ao computador. Para amenizar todo esse mal e prejuízo à saúde, surgiu a ginástica laboral.

Muitas das faltas ao trabalho por questões de saúde podem ser evitadas com a prática diária. Além de não prejudicar a produtividade da equipe, que muitas vezes pode ser pequena, a ginástica laboral também previne uma série de dores.

Vamos explicar melhor como é a ginástica laboral e como incluí-la no seu dia a dia. Vamos lá?

Leia também: Atestado de Saúde Ocupacional: o que você precisa saber sobre ele

O que é ginástica laboral?

De origem Polonesa, essa prática surgiu na década de 30 e era conhecida como “Ginástica de Pausa”. Com a grande disseminação e adesão, ela percorreu o mundo e chegou ao Brasil em 1978. No Japão, por exemplo, ela é obrigatória nos escritórios!

Essas atividades foram desenvolvidas para serem realizadas durante o expediente de trabalho, com o intuito de melhorar a disposição dos funcionários e fazê-los se sentirem mais confortável.

São exercícios de curta duração, entre 10 e 15 minutos, e envolvem técnicas de alongamento e respiração, por exemplo.

Algumas leis já foram definidas a respeito da ginástica laboral, como a Lei N.º 6.213, de 2005: “Institui a ginástica laboral como prática obrigatória em todas as empresas que desenvolvam atividades que gerem esforço físico repetitivo.”

Qual a importância da ginástica laboral?

Um importante aspecto na gestão do novo milênio é a preocupação com a saúde do funcionário. Afinal, ele está dispondo do seu tempo para ajudar o seu negócio a crescer, e nada mais justo do que fornecer boas condições, correto?

Imagine um trabalhador sentado, praticamente, oito horas do dia. Suas costas doem e ele fica incomodado. Além disso, seu rendimento já não é mais o mesmo. Com o tempo, essa dor tende a piorar e as chances dele faltar para ir ao médico ou procurar ajuda, aumentam.

Agora pense que não é somente um funcionário. Todos estão trabalhando nas mesmas condições, logo, tal desconforto, e possível problema mais grave de saúde, poderiam ser acometidos por muitos funcionários. Por conta disso, fica claro que o prejuízo para ambas partes é gigantesco.

Colocar a ginástica laboral em prática se tornou um benefício para todos, pois a atividade física serve para alongar o corpo e relaxar os músculos que estão tensionados e cansados devido a inúmeras horas de trabalho.

Quais são os benefícios?

A ginástica laboral apresenta baixa intensidade e, em pouco tempo, melhora a saúde dos colaboradores. Além disso é indicada para:

  • Adquirir resistência;
  • Aumentar a atenção e a concentração;
  • Combater doenças ocupacionais, com por exemplo LER/DORT ou estresse;
  • Descontrair e melhorar a disposição;
  • Melhorar a consciência corporal, o condicionamento físico e a flexibilidade;
  • Melhorar o sistema cardíaco, respiratório e esquelético;
  • Minimizar a sensação de tédio e infelicidade;
  • Reduzir a sensação de cansaço e esgotamento ao fim do dia.

Quais os tipos de ginástica laboral?

Cada tipo de trabalho pede uma ação diferente. Um trabalhador que carrega muito peso durante o dia, por exemplo, precisa de exercícios diferentes daquele que fica o dia todo sentado.

Por isso, a ginástica laboral também foi dividida entre os estilos a seguir:

Ginástica corretiva

Como o próprio nome diz, esse estilo tem o objetivo de corrigir vícios de postura e de esforços repetitivos que podem acarretar futuros problemas que o empregado poderá ter.

Um trabalhador que carrega muito peso, por exemplo, poderá enfrentar dores musculares e articulares, e também sobrecarregar alguns músculos em detrimentos de outros. A ginástica corretiva irá prevenir futuras lesões e equilibrar seu corpo.

Ginástica compensatória

Essa ginástica serve como uma pausa durante o expediente, para quebrar a monotonia do trabalho e ajudar a voltar com mais foco. O objetivo é fazer o colaborador se mexer, incentivando exercícios específicos para cada atividade.

Incluem alongamentos, exercícios de postura e técnicas de respiração.

Ginástica preparatória

O objetivo desse alongamento é fazer antes da atividade laboral, preparando o corpo para a jornada de trabalho.

Com o propósito de alongar os músculos que serão utilizados durante a jornada de trabalho, ajuda na circulação de sangue, disposição e concentração.

Também é chamada de prática de ativação, por aquecer os músculos e acelerar os batimentos cardíacos, produzindo mais energia, com exercícios de resistência, flexibilidade e coordenação.

Ginástica preventiva

Busca trabalhar em duas frentes: exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Com o objetivo de melhorar a resistência respiratória e cardiovascular, ela ajuda na saúde do colaborador e previne futuras lesões.

Tais ações também auxiliam na consciência corporal, melhora condicionamento físico, flexibilidade, coordenação e ajudam na perda de peso, prevenindo o risco de diabetes, agravada pelo excesso de tecido adiposo.

Ginástica de relaxamento

Por último, a ginástica de relaxamento é usada depois do expediente e tem o objetivo de oxigenar as partes do corpo envolvidas nas tarefas diárias dos trabalhadores, evitando o acúmulo de ácido lático.

Assim, diminui o ritmo do dia, proporcionando mais descanso, reduzindo o nível de estresse e aumentando a sensação de relaxamento.

São exercícios leves, com técnicas de meditação, respiração e massagem.

Como incluir a ginástica laboral na sua empresa

Ela deve ser conduzida por profissionais especializados nesse tipo de exercício, que conduzem as práticas que podem ser feitas até mesmo dentro do escritório, na estação de trabalho de cada colaborador.

Eles buscam adaptar os exercícios a cada tipo de público e ambiente, sempre orientando de que maneira os exercícios podem ajudar.

Coloque em prática ainda hoje e melhore a sua saúde e dos seus funcionários!

Leia também: O que é burnout, como identificar e por que sua empresa deve se preocupar?

Já conhece a D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho? Aqui você realiza todos os programas necessários para proteger a saúde e segurança dos seus funcionários.

Faça um orçamento agora e confira!

E fique aqui no nosso blog para tirar essa e outras dúvidas sobre saúde e segurança no trabalho.

Aline Almeida

Aline Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!