Investimento em saúde e segurança do trabalho e aumento da produtividade

Investimento em saúde e segurança do trabalho e aumento da produtividade

Boas empresas não são somente aquelas que trazem apenas bons produtos ou serviços, mas sim as que, com todo o sistema estratégico, também realizam investimento em saúde e segurança do trabalho – tema que deve estar na lista de prioridades de qualquer tipo de gestão empresarial que pretenda buscar destaque no mercado.

Aliás, investir na qualidade de vida dos funcionários não beneficia apenas os próprios colaboradores, mas o organismo empresarial de maneira ampla. Isso porque a produtividade da corporação está intimamente ligada ao bem-estar e segurança dos trabalhadores nas suas atividades, consequentemente influenciando o rendimento e imagem moral da empresa, diante de seus consumidores ou clientes. 

A D+ Saúde te conta como o investimento em saúde e segurança do trabalho contribui para o aumento de produtividade e, consequentemente, de bem-estar dos seus funcionários e resultados para a sua empresa.

Leia também: Segurança e Saúde nas escolas desde o ensino básico

Qual a importância do SST nas empresas para a sua produtividade?

A aplicação do SST (Saúde e Segurança do Trabalho) não é um modismo, pelo contrário, é uma necessidade para qualquer corporação que almeja o sucesso em seu negócio. Com isso, empresas que prezam por sua consolidação no mercado devem considerar o investimento em saúde e segurança do trabalho como fator prioritário para seu funcionamento. 

Ao aplicar boas práticas de SST, a empresa protege ainda mais os seus setores e, principalmente, o seu nível de produção. Logo, a produtividade é impactada de acordo com o grau de investimento.

Além disso, independentemente da área de atuação, é importante saber que qualquer empresa sempre apresentará riscos ambientais de trabalho que podem (e devem) ser mitigados, afinal, cada trabalhador doente ou acidentado representa menos horas de produção nos setores. 

Tudo isso sem contar que, em um ambiente seguro, o funcionário se sentirá mais motivado e confiante nas suas atividades, entregando qualidade além de quantidade. 

Benefícios do investimento em saúde e segurança do trabalho

Muito se ganha com o investimento em saúde e segurança do trabalho nas corporações e isso representa muito mais do que o aumento de produtividade. 

Confira a seguir alguns benefícios do investimento em saúde e segurança do trabalho. 

Redução de acidentes no trabalho

A redução de acidentes no trabalho ou doenças ocupacionais com os trabalhadores pode ser considerado o primeiro benefício a se perceber de imediato, depois de aplicar efetivas práticas para SST. 

Assim, os colaboradores passam a ter maior segurança para a sua saúde física e mental, fazendo com que a taxa FAP – Fator Acidentário de Prevenção da empresa seja reduzida. 

Diminuição de custos financeiros da organização

Além de gerar todo um transtorno com afastamentos, novas contratações para cobrir licenças de funcionários, ações trabalhistas, despesas hospitalares e entre outros gastos, as organizações com altos índices de acidentes tendem a gastar muito mais quando não investem em SST. 

Por isso, para diminuir os custos financeiros da companhia é imprescindível um espaço de trabalho mais seguro e que não comprometa a saúde dos trabalhadores.  

Confiança do mercado

A confiança do mercado diante a sua empresa também se dá com a avaliação do tipo de ambiente de trabalho proporcionado aos seus colaboradores. 

Quando a empresa traz uma governança que se preocupa com seus empregados, quem está de fora valoriza a responsabilidade social em comparação a outras companhias do segmento, ao mesmo tempo em que preservar a saúde dos servidores oferece mais credibilidade em relação às suas missões. 

Como promover o investimento em saúde e segurança do trabalho?

O primeiro passo é traçar um plano em conjunto com especialistas que atuem na área, começando pelo mapeamento dos processos utilizados na empresa e pelo perfil dos colaboradores.

Dessa forma, é possível identificar as áreas com indicadores de risco e realizar um plano de medidas a serem postas em prática para assegurar um ambiente de trabalho com saúde e segurança.

Além disso, o investimento em saúde e segurança do trabalho (SST), para ser efetivo e ideal para a empresa, deve ser iniciado com programas para gerenciar riscos do ambiente de trabalho, como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Por fim, se a empresa lida com problemas de risco ergonômico, o investimento em SST deve ser aplicado com foco na adaptação do ambiente de trabalho ao trabalhador. Assim, com um espaço seguro e confortável para exercer suas atividades, o empregado poderá produzir com mais disposição e proteção à saúde. 

Em verdade, cada empresa possui especificidades que precisam ser levadas em conta se o investimento em saúde e segurança do trabalho se tornar uma prioridade, como deve ser. Por isso, contar com uma consultoria especializada é fundamental.

Leia também: Riscos Ocupacionais: identifique, classifique, trate e previna.

A D+ Saúde Medicina e Segurança do Trabalho oferece diversos serviços que vão do início do planejamento ao seu acompanhamento constante, garantindo a efetividade de cada medida adotada. Você pode entrar em contato agora mesmo e realizar o seu orçamento. 

Se quiser saber mais sobre esses e outros temas, acompanhe nosso blog e esteja sempre atualizado.

Aline Almeida

Aline Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!