Cor da Saúde: o significado das cores dos meses nas campanhas da saúde

Cor da Saúde: o significado das cores dos meses nas campanhas da saúde

Não precisa ser da área da saúde para já ter ouvido falar sobre algumas campanhas bem representativas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Essas campanhas sempre trazem uma cor da saúde de referência e cada uma delas um significado de acordo com o mês. 

Para entender cada significado das cores e seus meses nas campanhas de saúde, veja mais detalhes, abaixo!

Leia também: Dia Mundial sem Tabaco: quando ocorre e qual sua Importância?

Qual o calendário oficial de cor da saúde?

Oficialmente, ainda não há um calendário que defina a cor da saúde para cada mês. 

As cores podem ser escolhidas conforme a população vai estabelecendo o engajamento, ou quando as associações de profissionais da saúde se reúnem para uma mobilização. 

Assim, conforme certa campanha vai ganhando força com o movimento da população, as cores começam a ser definidas como símbolo da campanha, como a do Outubro Rosa – uma das maiores campanhas de saúde do Brasil. 

Cor da saúde de cada mês

Apesar de não ter um calendário oficial, algumas campanhas já se consolidaram com seus respectivos meses e sua cor da saúde. 

Cada mês do ano pode trazer uma ou mais campanhas com suas cores e, além disso, não necessariamente uma cor é exclusiva para certa campanha. Por exemplo, a cor de saúde amarela está no calendário em 3 meses diferentes. 

Janeiro

Sendo o único mês que traz a cor branca, janeiro é destinado a campanha sobre saúde mental. 

O movimento realizado no Janeiro Branco se sensibiliza para fazer um alerta de que cuidar da mente também é necessário.

Fevereiro

Fevereiro tem a cor da saúde roxa e laranja destinada a duas campanhas. 

O Fevereiro Roxo é destinado a conscientização das doenças fibromialgia, Alzheimer e lúpus. Já o Fevereiro Laranja destina-se para falar sobre a leucemia.

Março

No Março Azul, a campanha é para fazer um alerta e mobilizar a população quanto ao câncer do colorretal.

Já o Março Lilás marca, especificamente, as campanhas de prevenção e conscientização sobre o câncer do colo do útero.

Abril

O quarto mês do ano traz a cor da saúde verde para simbolizar a conscientização sobre a segurança do trabalho. Saiba mais sobre o Abril Verde.

Além disso, no início do mês – dia 02 – homenageia-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e o mês pode ser chamado de Abril Azul para trazer o assunto para debate. 

Maio

No mês 5, a cor da saúde é o vermelho para fazer um alerta de prevenção à hepatite. 

Além do mais, o mês também é o Maio Amarelo para fazer alertas quanto aos acidentes de trânsito. 

Junho

O Junho Vermelho traz a campanha para falar da importância de realizar a doação de sangue, com seu dia exclusivo, o Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 14. 

Há também o Junho Laranja para trazer a conscientização da anemia. 

Julho

A cor da saúde amarela volta a aparecer, mas dessa vez para se falar sobre hepatites virais, assim como sobre o câncer ósseo. 

Agosto

No mês oito, as atenções se voltam para o Agosto Dourado, o qual tem como objetivo informar a população questões do aleitamento materno. 

O mês ainda conta com a Semana Mundial da Amamentação, que vai do início do mês até o dia 7. 

Setembro

Setembro é um dos meses mais “coloridos”. A começar pelo Setembro Amarelo, o qual destina-se à prevenção de suicídio. Também há o Setembro Verde para mobilizar a sociedade quanto ao alerta para se prevenir contra o câncer de intestino e a importância da doação de órgãos. 

Para finalizar o mês de setembro, também tem a cor da saúde vermelha, para conscientizar a população para se prevenir contra doenças cardiovasculares.

Outubro

Entre as cores da saúde mais conhecidas está o rosa para o mês de outubro. O Outubro Rosa visa conscientizar as mulheres quanto ao câncer de mama. 

Novembro

O penúltimo e segundo mês mais conhecido nas cores dos meses é o Novembro Azul. 

Esse tem como prioridade mobilizar os homens para se prevenir do câncer de próstata. 

Também existe o novembro dourado, para falar sobre o câncer infanto-juvenil.

Dezembro

Por fim, dezembro chega com o vermelho e o laranja. O primeiro faz referência sobre a prevenção da AIDS, já o segundo diz respeito ao combate do câncer de pele.

Como uma empresa pode se engajar nas campanhas de saúde?

Para mobilizar cada vez mais pessoas, as organizações privadas e públicas possuem um papel de extrema importância. A empresa pode se engajar desde a promoção de ações entre seus próprios colaboradores, quanto levar isso para o seu público. 

Levar informação através de meios como redes sociais, outdoors, faixas de entrada, ou até mesmo anúncios em TVs abertas – para aquelas que possuem mais recursos – são alguns dos tipos de ações que podem mostrar maior engajamento entre a organização e uma causa. 

A empresa também poderá visualizar o calendário de cores da saúde para se programar em fazer algo maior em sua corporação. Isso poderá incluir parcerias com instituições, incentivando outras empresas e a própria população na campanha de saúde escolhida.

Leia também: Segurança e Saúde nas escolas desde o ensino básico

Se o seu objetivo é ter uma empresa engajada nas campanhas de saúde pública, a D+ SAÚDE Segurança e Medicina do Trabalho é sua aliada. Propomos ações de conscientização e de prevenção para empreendimentos com responsabilidade. Entre em contato e faça o seu orçamento agora mesmo.

Em nosso blog, você encontra maiores informações sobre cada campanha e muito mais. Acompanhe!

Aline Almeida

Aline Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!