Tudo o que você precisa saber sobre a ISO 9001

Tudo o que você precisa saber sobre a ISO 9001

Muitas pessoas já devem ter ouvido falar ou visto o selo de certificação da ISO 9001. No entanto, poucas realmente sabem o significado e o peso de ter esse certificado na sua empresa. 

Por isso, para sanar todas as dúvidas e você entender de vez o que é a norma ISO 9001, confira a seguir todos os detalhes.

Leia também: O que são as normas regulamentadoras ou NRs?

O que é ISO 9001 e para que serve?

A ISO 9001 foi desenvolvida para ser um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Com isso, ela é uma norma internacional que tem como principal objetivo uma forma de gerenciamento, que assegure qualidade excepcional nos processos de uma empresa que siga as diretrizes da certificação.

Através desse sistema de qualidade, os gestores de um negócio poderão mapear todas as falhas processuais e operacionais para que sejam corrigidas, trazendo, assim, maior eficiência e produtividade.

É possível dizer, portanto, que o instrumento de gestão ISO 9001 também faz parte de um dos principais instrumentos de crescimento da empresa, afinal, ele norteia um desempenho maximizado. 

Aliás, a gestão de um negócio é a sua base e, quanto mais qualificada, maior a expectativa de crescimento e sucesso.

Como a empresa se beneficia com a ISO 9001?

O que a empresa ganha com a ISO 9001 é principalmente um guia de otimização de processos, que contribui para o desenvolvimento mais sólido e alcance da satisfação tanto de seus colaboradores, quanto dos clientes.

Ou seja, essa norma só tem a agregar valor à empresa, que quando alcança todas as diretrizes dessa ISO, recebe uma certificação para comprovar o seu SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade). 

Quando recebe um selo de qualidade ISO 9001, o negócio tem mais visibilidade no mercado. Além disso, a empresa passa a correr menos riscos em relação ao retorno de seus produtos e serviços, aumentando a sua segurança em receitas crescentes ao longo do tempo. 

Essas consequências ocorrem porque as empresas certificadas têm melhores oportunidades, devido a confiança do mercado diante a um negócio comprometido com qualidade. 

Além do mais, pequenas a grandes empresas, independentemente do seu ramo de atuação, poderão receber um selo ISO.

Como conseguir a Certificação ISO 9001?

O primeiro passo para conseguir a certificação ISO 9001 é selecionar os gestores da empresa ou contratar uma consultoria para iniciar a implantação da norma em seu negócio. 

É importante ressaltar também que a organização deverá ter um CNPJ e estar regularizada em seu segmento.

Depois disso, com todos os requerimentos seguidos, a organização deverá buscar pelos certificadores para realizar uma auditoria. 

Os certificadores, sobretudo, devem obter reconhecimento do International Accreditation Forum (IAF) para que a auditoria seja válida. Para empresas no Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) é o órgão certificador que representa o IAF. 

A auditoria será capaz de avaliar as conformidades com a norma, para que assim seja possível certificar a empresa – ou não, se ainda houver irregularidades. 

Qual a documentação necessária para se obter a certificação ISO 9001? 

Para obter a certificação, a empresa deverá seguir uma série de requisitos. Veja quais!

Manual de qualidade

Confere todo o escopo do sistema de gestão de qualidade estabelecido pela empresa. Além disso, os procedimentos a serem realizados deverão ser documentados e descritos em sua interação de processos. 

Controle de documentos

Quando realizada a documentação, os mesmos deverão ser controlados para que a atividade obtenha a devida segurança. 

Por isso, deve-se fazer a aprovação dos documentos para realizar a emissão e realizar uma análise profunda para possíveis atualizações, bem como suas identificações. 

Procedimentos

Aqui será desenvolvido todo o passo a passo definido pela organização para realizar o sistema de qualidade, além de elaborar relatos quanto às técnicas de inspeção, exceções de processos, especificações, entre outros requisitos.

Controle de registros 

O controle de registros é fundamental, pois é a etapa onde são analisados os devidos procedimentos para verificar a regularidade.

 Estes documentos, por sua vez, são determinantes na hora de fornecer evidências que comprovem a conformidade com as diretrizes do SGQ ISO 9001. 

Se depois da auditoria, for identificado qualquer inconformidade com os requisitos para certificação ISO 9001, a organização terá a chance de consertar seus erros e solicitar uma nova auditoria interna. Caso contrário, se nenhum erro ou inconformidade for encontrado, a empresa já estará elegível para receber o selo.  

Validação da certificação

A certificação da ISO 9001 tem validade de apenas 3 anos, porém todos os anos a auditoria interna deve realizar o procedimento para averiguar se o sistema de gestão de qualidade continua a seguir a norma. 

Como manter a SGQ da ISO 9001?

Obter aprovação na norma ISO 9001 não é tão difícil, mas mantê-lo é a questão. Isso porque a liderança da organização precisa ser constante em seu desempenho e sempre estar atento aos processos de qualidade. 

É importante manter foco na estratégia da empresa e, principalmente, manter a comunicação entre todos que fazem parte dela.  Assim, mais do que ter um selo de qualidade, a organização se mantém posicionada no mercado. 

A ISO 9001 e a D+ Saúde

Estamos em processo de implementação da ISO 9001 na D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho e, através do comprometimento de todos na organização, buscamos em breve o resultado desse empenho: a certificação.

Nessa busca já atingimos diversos objetivos, tais como:

  • Asseguramos o compromisso com a qualidade dos serviços prestados e satisfação do cliente;
  • Utilizamos os melhores métodos de comunicação para atender nosso cliente, através da tecnologia;
  • Promovemos um ambiente de trabalho evolutivo com um time altamente qualificado;
  • Proporcionamos autonomia para execução das atividades e maior êxito nos processos;
  • Garantimos a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade;
  • Cumprimos os requisitos aplicáveis.

Muito em breve, apresentaremos nossa certificação!

Leia também: Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e o papel da empresa

Em nosso blog, você fica sempre atualizado com todas as normativas, exigências e qualificações para a sua empresa.

Aline Almeida

Aline Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!