Janeiro Branco: por que se preocupar com a saúde mental dos colaboradores?

Janeiro Branco: por que se preocupar com a saúde mental dos colaboradores?

Você sabia que o primeiro mês do ano tem um significado especial? Ele é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental e é chamado Janeiro Branco.

Seu objetivo principal é falar de um tema que é extremamente relevante na nossa sociedade.

Atrelado ao recomeço, como é todo início de ano, o Janeiro Branco visa o bem-estar emocional e todos os cuidados relacionados.

Afinal, segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, e a Organização Pan-Americana de Saúde, a OPAS, 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão e 9,3% têm ansiedade.

Isso significa que mais ou menos 12 milhões de pessoas têm depressão no Brasil, fazendo com que estejamos em segundo lugar no ranking, atrás apenas dos Estados Unidos.

Mas você sabe como aplicar os princípios do Janeiro Branco na sua empresa? Vamos falar sobre isso agora!

Leia também: Doenças ocupacionais: conheça as principais e suas causas

O que é Janeiro Branco?

Da mesma forma que as cores têm tomado conta dos meses do ano, sempre pensando em campanhas de prevenção, o Janeiro Branco surgiu para chamar a atenção para os cuidados com a saúde mental. A campanha foi criada em 2014 por um grupo de psicólogos da cidade de Uberlândia, estado de Minas Gerais.

Afinal, ao colocar o tema em exposição para as pessoas, é possível criar uma conscientização sobre tudo o que pode fazer mal para o psicológico das pessoas.

O mês da saúde mental foi escolhido em janeiro para que possa ser associado ao recomeço. Principalmente para aqueles que não conseguiram atingir suas metas no ano anterior e assim, passem a ter uma nova chance.

Muita gente compara o novo ano com uma “folha ou tela em branco”, o que dá a oportunidade de escrever uma nova história.

Afinal, a época de final de ano é frequentemente estressante, com sobrecargas mentais e ansiedade excessiva. Dessa forma, o Janeiro Branco vem como um alerta de cuidado emocional e de é possível ter um novo começo.

A campanha Janeiro Branco

A campanha do Janeiro Branco é “O mundo pede saúde mental! – Saúde mental tem jeito sim, mas todo mundo precisa aprender o que fazer!”.

Qual a importância do Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é importante para que seja possível quebrar paradigmas sobre o tema da saúde mental e emocional. Por conta disso, são promovidos debates sobre o tema bem como seus possíveis tratamentos.

Muitos ainda têm preconceito com os profissionais de psicologia ou psiquiatria por acharem que eles tratam de pessoas “loucas”. Por isso, é importante salientar que todos precisam de acompanhamento com esses profissionais para podermos aumentar o autoconhecimento e melhorar a saúde mental.

É preciso trabalhar na educação das pessoas para que elas aprendam a valorizar a saúde mental e, para isso, previnam problemas, investindo em autocuidado.

Além disso, o Janeiro Branco também tem como objetivo orientar as autoridades governamentais a respeito dessas questões para que possam ser programadas políticas públicas voltadas para a promoção da saúde mental nas sociedades e instituições.

O que o Janeiro Branco realiza?

A campanha do Janeiro Branco promove diversos eventos tais como:

  • Abordagem de pessoas;
  • Caminhadas;
  • Entrevistas;
  • Oficinas;
  • Palestras;
  • Rodas de conversa;
  • Workshops.

Tudo para que o tema da campanha chegue ao maior número de pessoas possível.

Por que se preocupar com a saúde mental dos colaboradores?

Considerando os dados que citamos lá no início, é preocupante a parcela da população que sofre com depressão e ansiedade. Isso porque ainda existem outras questões que afetam a saúde mental das pessoas.

Ainda segundo as organizações citadas no começo do texto, problemas relacionados à saúde mental são a causa de 1/3 da incapacidade total no mundo.

Além disso, entre 35% e 50% das pessoas que possuem transtornos mentais não recebem tratamento adequado em países de alta renda. Quando falamos de países de renda média e baixa, a situação piora, passando a 76% e 85% de pessoas que precisam de tratamento e não têm.

Por conta disso, a Agência Nacional de Saúde, a ANS, divulgou que os transtornos de ansiedade são a segunda causa de afastamento do trabalho.

Dessa forma, fica claro como a saúde mental dos colaboradores deve ser colocada em primeiro plano, através de medidas de prevenção.

Palestras, cursos e workshops ajudam os profissionais a entenderem qual o papel do autocuidado dentro e fora da empresa. Além disso, tornar acessíveis médicos e psicólogos para que os funcionários sintam segurança em falar de suas questões e buscar tratamento.

O mais importante sempre é: a empresa precisa prestar atenção às necessidades dos colaboradores. Sejam essas necessidades relacionadas à saúde física ou mental.

Leia também: O que é medicina ocupacional? Saiba qual a importância para sua empresa

Cuidar da saúde dos colaboradores começa a partir do momento que são seguidas as normas estabelecidas de segurança e saúde do ambiente de trabalho.

Para isso, a D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho está sempre se aprimorando para oferecer os melhores serviços quando se trata de promover a saúde e segurança dos trabalhadores.

Conheça os programas, treinamentos e exames que podemos oferecer para sua empresa. Faça agora um orçamento!

E se quiser ficar sempre por dentro do assunto, acompanhe o nosso blog!

Redação

Redação

Redação da LIV Marketing! Muito mais que uma agência de Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!