Cor da Saúde: o significado das cores dos meses nas campanhas da saúde
Não precisa ser da área da saúde para já ter ouvido falar sobre algumas campanhas bem representativas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Essas campanhas sempre trazem uma cor da saúde de referência e cada uma delas um significado de acordo com o mês.
Para entender cada significado das cores e seus meses nas campanhas de saúde, veja mais detalhes, abaixo!
Leia também: Dia Mundial sem Tabaco: quando ocorre e qual sua Importância?
Qual o calendário oficial de cor da saúde?
Oficialmente, ainda não há um calendário que defina a cor da saúde para cada mês.
As cores podem ser escolhidas conforme a população vai estabelecendo o engajamento, ou quando as associações de profissionais da saúde se reúnem para uma mobilização.
Assim, conforme certa campanha vai ganhando força com o movimento da população, as cores começam a ser definidas como símbolo da campanha, como a do Outubro Rosa – uma das maiores campanhas de saúde do Brasil.
Cor da saúde de cada mês
Apesar de não ter um calendário oficial, algumas campanhas já se consolidaram com seus respectivos meses e sua cor da saúde.
Cada mês do ano pode trazer uma ou mais campanhas com suas cores e, além disso, não necessariamente uma cor é exclusiva para certa campanha. Por exemplo, a cor de saúde amarela está no calendário em 3 meses diferentes.
Janeiro
Sendo o único mês que traz a cor branca, janeiro é destinado a campanha sobre saúde mental.
O movimento realizado no Janeiro Branco se sensibiliza para fazer um alerta de que cuidar da mente também é necessário.
Fevereiro
Fevereiro tem a cor da saúde roxa e laranja destinada a duas campanhas.
O Fevereiro Roxo é destinado a conscientização das doenças fibromialgia, Alzheimer e lúpus. Já o Fevereiro Laranja destina-se para falar sobre a leucemia.
Março
No Março Azul, a campanha é para fazer um alerta e mobilizar a população quanto ao câncer do colorretal.
Já o Março Lilás marca, especificamente, as campanhas de prevenção e conscientização sobre o câncer do colo do útero.
Abril
O quarto mês do ano traz a cor da saúde verde para simbolizar a conscientização sobre a segurança do trabalho. Saiba mais sobre o Abril Verde.
Além disso, no início do mês – dia 02 – homenageia-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e o mês pode ser chamado de Abril Azul para trazer o assunto para debate.
Maio
No mês 5, a cor da saúde é o vermelho para fazer um alerta de prevenção à hepatite.
Além do mais, o mês também é o Maio Amarelo para fazer alertas quanto aos acidentes de trânsito.
Junho
O Junho Vermelho traz a campanha para falar da importância de realizar a doação de sangue, com seu dia exclusivo, o Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 14.
Há também o Junho Laranja para trazer a conscientização da anemia.
Julho
A cor da saúde amarela volta a aparecer, mas dessa vez para se falar sobre hepatites virais, assim como sobre o câncer ósseo.
Agosto
No mês oito, as atenções se voltam para o Agosto Dourado, o qual tem como objetivo informar a população questões do aleitamento materno.
O mês ainda conta com a Semana Mundial da Amamentação, que vai do início do mês até o dia 7.
Setembro
Setembro é um dos meses mais “coloridos”. A começar pelo Setembro Amarelo, o qual destina-se à prevenção de suicídio. Também há o Setembro Verde para mobilizar a sociedade quanto ao alerta para se prevenir contra o câncer de intestino e a importância da doação de órgãos.
Para finalizar o mês de setembro, também tem a cor da saúde vermelha, para conscientizar a população para se prevenir contra doenças cardiovasculares.
Outubro
Entre as cores da saúde mais conhecidas está o rosa para o mês de outubro. O Outubro Rosa visa conscientizar as mulheres quanto ao câncer de mama.
Novembro
O penúltimo e segundo mês mais conhecido nas cores dos meses é o Novembro Azul.
Esse tem como prioridade mobilizar os homens para se prevenir do câncer de próstata.
Também existe o novembro dourado, para falar sobre o câncer infanto-juvenil.
Dezembro
Por fim, dezembro chega com o vermelho e o laranja. O primeiro faz referência sobre a prevenção da AIDS, já o segundo diz respeito ao combate do câncer de pele.
Como uma empresa pode se engajar nas campanhas de saúde?
Para mobilizar cada vez mais pessoas, as organizações privadas e públicas possuem um papel de extrema importância. A empresa pode se engajar desde a promoção de ações entre seus próprios colaboradores, quanto levar isso para o seu público.
Levar informação através de meios como redes sociais, outdoors, faixas de entrada, ou até mesmo anúncios em TVs abertas – para aquelas que possuem mais recursos – são alguns dos tipos de ações que podem mostrar maior engajamento entre a organização e uma causa.
A empresa também poderá visualizar o calendário de cores da saúde para se programar em fazer algo maior em sua corporação. Isso poderá incluir parcerias com instituições, incentivando outras empresas e a própria população na campanha de saúde escolhida.
Leia também: Segurança e Saúde nas escolas desde o ensino básico
Se o seu objetivo é ter uma empresa engajada nas campanhas de saúde pública, a D+ SAÚDE Segurança e Medicina do Trabalho é sua aliada. Propomos ações de conscientização e de prevenção para empreendimentos com responsabilidade. Entre em contato e faça o seu orçamento agora mesmo.
Em nosso blog, você encontra maiores informações sobre cada campanha e muito mais. Acompanhe!