Abril Azul: saiba mais sobre o mês de conscientização do autismo

Abril Azul: saiba mais sobre o mês de conscientização do autismo

Muitas empresas participam das campanhas de conscientização sobre algum tema, como outubro rosa e novembro azul. Dessa forma, conseguimos combater o preconceito e espalhar informações que podem salvar vidas. Mas você conhece também o Abril Azul?

Estabelecido pela OMS (Organização mundial da Saúde), abril é considerado o mês da conscientização sobre o autismo. Estima-se que 1 em cada 160 crianças no mundo nasçam com essa condição. E no Brasil já são cerca de 2 milhões de casos.

Para saber mais sobre o autismo e seu mês de campanha, continue a leitura deste conteúdo. Veja também a importância da conscientização.

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O que é o autismo?

Segundo a OMS, há 70 milhões de pessoas autistas no mundo. Existe uma maior incidência em meninos e, normalmente, a criança é diagnosticada entre os 2 anos e meio a 3 anos de idade.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta o desenvolvimento neurológico, dificultando a comunicação e interação social, além de comportamentos e gostos repetitivos ou restritos.

Ele recebe o nome também de espectro, pois cada situação é muito diferente da outra, podendo ser mais leve ou mais grave. Mas, todas estão ligadas às complicações da comunicação.

O autismo não tem cura. Porém, com um diagnóstico e intervenções precoces é possível amenizar os sintomas. Outras características desse transtorno são: hipersensibilidade sensorial e desenvolvimento motor atrasado.

Ainda não foi descoberto ao certo as causas para esse transtorno. Mas acreditam que seja de origem genética.

No Brasil, há a Lei Federal n° 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Além disso, em 2019 foi criada a Lei 13.861/2019, que obriga a inclusão nos censos demográficos de informações específicas sobre pessoas com autismo. Isso porque, o país não tem dados oficiais sobre o espectro. 

Abril Azul

A campanha Abril Azul ocorre durante todo o mês de abril para conscientizar a população sobre o espectro. Seu objetivo é o fim do preconceito e da exclusão de pessoas autista em todos ambientes.

O Abril Azul foi instituído em 2008, pela ONU, para espalhar informações sobre os sintomas, diagnósticos e, principalmente, acabar com o preconceito. Tanto que, apenas em 1993, o autismo passou a estar na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde (CID-OMS). 

O dia 2 de abril foi marcado como Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Sendo assim, o mês recebe diversas ações para a conscientização sobre o espectro, já que esse é um tema pouco falado na sociedade.

É preciso que toda a população seja inclusiva, trazendo acessibilidade para todas as pessoas. Para que, dessa forma, o autista possa ter oportunidades iguais de educação, trabalho e vida social. Para isso, é preciso divulgar conteúdos relacionados.

Avanço no diagnóstico

Além da luta para o fim da descriminalização da pessoa no espectro autista, a campanha Abril Azul é fundamental devido ao avanço no número de diagnósticos e com mais estudos sobre. Estima-se que 1% da população mundial esteja dentro desta classificação, em algum grau.

Em 2020, a comunidade participou de uma campanha nacional para conscientizar a população. Tanto em relação ao respeito pela diferença, quanto por mais inclusão desses indivíduos na sociedade.

Assim, espera-se que o Abril Azul possa levar informações de qualidade não só até a família dos autistas, mas também – e principalmente – para médicos, professores, colegas de trabalho e as demais pessoas que irão se relacionar com essa pessoa.

Conseguindo entender melhor os limites de alguém do espectro, ajudando-o nas tarefas e fazendo com que ele se sinta em um ambiente acolhedor. Respeitando o tempo e o modo com que cada um vai agir.

A importância da conscientização no Abril Azul

A falta do engajamento e de informações sobre o autismo podem dificultar o diagnóstico. Antes da lei de 2019, não havia números oficiais no Brasil, atrapalhando também as políticas públicas – fundamentais para a inclusão.

A campanha do Abril Azul é importante para criarmos ambientes que garantam o desenvolvimento e qualidade de vida dessas pessoas. E isso só será possível com a disseminação de informações e campanhas sobre o assunto.

As organizações, empresas e instituições de saúde precisam estar engajadas com o tema, dada a sua importância. Para isso, basta procurar e divulgar informações de fontes oficiais sobre o autismo, conscientizando a todos. Isso pode ser feito através de palestras, cartazes ou panfletos informativos.

Dessa forma, conseguimos fazer com que o autismo ganhe mais visibilidade, ajudando não só aqueles que já tem seu diagnóstico a ter uma vida melhor, mas também aos pais que estão descobrindo o espectro.

Com isso, o Abril Azul consegue promover informações de qualidade para acabar com o preconceito sobre o autismo. Mostrando para toda a sociedade as características e dificuldades do transtorno, mas, ao mesmo tempo, incentivando a inclusão e criação de políticas públicas.

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Aline Almeida

Aline Almeida

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