Campanha Setembro Amarelo: como promovê-la na sua empresa?

Campanha Setembro Amarelo: como promovê-la na sua empresa?

“Agir Salva Vidas” foi o slogan da Campanha Setembro Amarelo em 2021. A campanha, cujo objetivo é a prevenção do suicídio, busca trazer conscientização sobre os problemas psicológicos e as formas de oferecer ajuda.

Para saber mais sobre a Campanha Setembro Amarelo, suas origens, objetivos e como as empresas podem beneficiar a comunidade, leia até o final!

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O que é a Campanha Setembro Amarelo?

Setembro amarelo representa a campanha que conscientiza a comunidade sobre o suicídio. Seu objetivo é educar as pessoas sobre formas de identificar indivíduos que precisam de ajuda e apoio de tratamento psicológico. Em suma, a Campanha Setembro Amarelo visa oferecer apoio e mostrar que as pessoas com problemas não estão sozinhas.

O site oficial da campanha consta que mais de 13 mil suicídios são registrados no Brasil e mais de um milhão no mundo. Também indica que aproximadamente 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais.

Com o passar dos anos, a campanha foi ganhando força e apoio. Em 2016 vários monumentos históricos e pontos turísticos foram iluminados de amarelo, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, bem como outros espaços públicos e particulares no país. A campanha conta, ano após ano, com a participação crescente de escolas, universidades, entidades do setor privado e público, bem como com a população em geral.

Qual a origem da Campanha Setembro Amarelo?

A campanha surgiu em setembro de 1994, nos Estados Unidos, após o suicídio de um jovem. Mike Emme,  de 17 anos, era conhecido por sua habilidade mecânica e por restaurar, sozinho, um carro Mustang 68, o qual pintou de amarelo.

Em seu funeral, a família de Mike ofereceu cartões com fitas amarelas para as pessoas, com mensagens “Se precisar, peça ajuda”, em apoio às pessoas que estivessem passando por situações similares às de Mike. Começaram, então, uma campanha de prevenção ao suicídio conhecida como “Yellow Ribbon” (“Fita Amarela”, em inglês).

Após isso, em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Seguindo a data mundial, a Campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil em 2015. Ela é um projeto conjunto do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que associou a cor ao mês que marca o dia mundial de prevenção ao suicídio.

Por que a campanha é importante na sua empresa?

A Campanha Setembro Amarelo é um momento de conscientização quanto à prevenção do suicídio e, uma vez que a saúde mental impacta diretamente no bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, é evidente que os efeitos se estendam para sua empresa.

De acordo com o Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade, do Governo Federal, em 2017, os transtornos mentais e comportamentais, com altos níveis de estresse, foram a terceira maior causa de afastamento dos trabalhadores brasileiros. Estimam-se mais de 17 mil casos de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez registrados entre 2012 e 2016 por esses motivos.

Acima de tudo, é preciso ressaltar que problemas mentais e emocionais normalmente não são repentinos, mas o resultado de uma série de experiências, ansiedade e preocupações dos colaboradores. Ao inserir campanhas de conscientização, sua empresa tem um grande potencial de identificar questões em estágios muito menos avançados.

Ou seja, tomar atitudes de conscientização quanto à Campanha Setembro Amarelo traz o sentimento de cuidado com sua empresa, que, consequentemente, se beneficia com um ambiente saudável e produtivo.

Ações da Campanha Setembro Amarelo na sua empresa

Existe uma série de procedimentos que sua empresa pode tomar para conscientizar seus colaboradores sobre a prevenção de suicídio e a importância da saúde mental. Conheça alguns:

Palestras

Promover palestras na sua empresa é uma das melhores formas de difundir de forma ampla as informações da Campanha Setembro Amarelo, assim como as demais campanhas do ano. Dessa forma, seus colaboradores têm contato direto com um profissional treinado da área de saúde. 

Afinal, falar sobre o tema é a melhor solução. Por isso, informações específicas sobre como identificar os sinais e auxiliar as pessoas que apresentam problemas é essencial para  a disseminação de cultura de cuidado com a saúde mental.

Materiais informativos

Distribuir materiais como vídeos, textos, panfletos informativos e outros é uma forma simples e eficiente de conscientizar seus colaboradores. Existe uma grande variedade de materiais disponíveis no site oficial da campanha, bem como empresas especializadas nessas ações dentro das empresas.

Atividades em conjunto 

Contato com grupo de pessoas pode tornar ainda mais evidente as características de uma pessoa que está sofrendo com sua saúde mental. Até mesmo na relutância em participar dos eventos pode-se notar um possível problema. Sendo assim, promover atividades em grupo como recreação, gincanas ou outras ações de integração, trazem inúmeros benefícios para seus colaboradores e para a sua empresa.

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Aline Almeida

Aline Almeida

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