Quais as principais doenças que aposentam por invalidez e como evita-las?

Quais as principais doenças que aposentam por invalidez e como evita-las?

A aposentadoria por invalidez é concedida às pessoas com algum tipo de doença ou condição que as impede de realizar algum trabalho. O benefício é voltado aos segurados pelo INSS e é sempre um assunto que gera muitas dúvidas.

Afinal, quais doenças causam a aposentadoria por invalidez? É possível tomar decisões para, de alguma forma, evitá-las? Bom, existe um regramento e todo um processo necessário até chegar a realmente se aposentar por invalidez.

Por isso, é preciso entender mais sobre essa questão. Veja a seguir o que é a aposentadoria por invalidez, quais as principais doenças e como evitá-las.

Leia também: Saiba tudo sobre a nova NR 9 e o que muda na sua empresa

O que é aposentadoria por invalidez?

É um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a cidadãos com condições que os impedem de conseguir trabalhar. Ou seja, uma pessoa incapacitada de forma total e permanente.

Para conseguir o benefício, a pessoa deve provar a condição. Assim, existem diversas exigências do INSS, como uma perícia com um médico determinado e o cumprimento de uma carência mínima de 12 meses. Além do mais, você precisa ser segurado do INSS no momento da invalidez.

A aposentadoria por invalidez só é concedida a quem não possui a opção de ser remanejado para outro cargo. Um exemplo: uma pessoa com problemas nas mãos, por esforço repetitivo, ainda pode encontrar outra atividade, a qual não esteja necessariamente relacionada ao uso contínuo dos membros superiores. Nesse caso, a pessoa não está apta a solicitar a aposentadoria por invalidez.

E no caso de acidente de trabalho?

É importante lembrar que para se aposentar neste caso existem diversas razões. A pessoa pode, ao longo da vida ou por genética, desenvolver uma doença rara e incapacitante. Ou mesmo num acidente de trabalho acontecer algo com relevância o suficiente para deixá-la impossibilitada.

Além disso, existem doenças ocupacionais, as quais aparecem por uma atividade recorrente dentro de um emprego. Um exemplo simples são os problemas de surdez em trabalhadores da construção civil ou na manipulação de máquinas barulhentas.

No fim, o que importa é se a condição deixa a pessoa em total e permanente incapacidade. Só assim ela pode solicitar a aposentadoria por invalidez.

Principais doenças que aposentam por invalidez  

Segundo as regras do INSS, algumas doenças consideradas graves dispensam até mesmo o cumprimento da carência mínima de 12 meses. Focaremos nelas para exemplificar melhor. Vamos à lista?

Alienação mental

Alguns distúrbios da mente como esquizofrenia, demência, depressão e ansiedade podem afetar a vida de alguém para sempre. Por isso, o INSS considera as pessoas com este tipo de condição aptas a receber o benefício.

Claro, uma análise criteriosa será feita e o pagamento depende do problema em questão. Mas, via de regra, quem possui distúrbios sérios como estes, consegue se aposentar independente da idade.

Esclerose múltipla

Essa doença ocorre devido a destruição da cobertura protetora dos nervos. Assim, pode causar perda da visão, dor, fadiga e até mesmo comprometer as funções motoras do corpo.

Paralisia incapacitante e irreversível 

Pessoas paraplégicas ou tetraplégicas são o exemplo mais comum. A paralisia prejudica a capacidade de movimentos dos membros, incapacitando a pessoa. Neste caso, ela pode ocorrer por um acidente de trabalho ou no dia a dia da pessoa.

Radiação por medicina especializada 

Outro exemplo de doença ocupacional, as condições por radiação são comuns em quem tenha sido exposto constantemente nas atividades do trabalho. Claro, a maioria dos locais oferece materiais de proteção e um controle sobre o elemento. Mas mesmo assim, a condição pode aparecer.

Cegueira

O fato de não conseguir enxergar é considerado uma doença grave para as seguradoras. Isso porque a falta de visão não deixa o cidadão em condições de igualdade com o restante da sociedade, dificultando a busca de emprego.

Assim, nada mais justo considerar a aposentadoria por invalidez para quem possui a cegueira.

Como evitar essas doenças?

Isso depende de cada caso. Infelizmente, algumas delas não dependem de atitudes do dia a dia, como a esclerose múltipla, por exemplo. Porém, em outras situações, o principal é trabalhar de forma consciente, respeitando seus limites e as regras de proteção.

Porém, aí vem a obrigação da empresa de criar um ambiente salubre para seus funcionários. Boas instalações, conforto, segurança e manter um local de trabalho saudável são essenciais para evitar o aparecimento de doenças ocupacionais, as quais podem refletir numa aposentadoria por invalidez.

Dicas de atitudes para as empresas:

  • Promova novas práticas organizacionais;
  • Faça palestras sobre segurança no trabalho e tenha um maior controle do ambiente;
  • Fale abertamente sobre as principais doenças ocupacionais;
  • Abra o debate sobre saúde mental e os desafios do mercado de trabalho.

Leia também: Atestado de Saúde Ocupacional: o que você precisa saber sobre ele

Sabe uma forma de evitar as doenças ocupacionais? Investir em treinamento pessoal. E você pode fazer esse tipo de trabalho aqui na D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho.

Aqui você tem todos os treinamentos necessários, assim como os programas de saúde e segurança que sua empresa precisa.

Peça um orçamento e entenda o que podemos oferecer. E, claro, continue aqui no blog para acessar mais informações sobre saúde e segurança do trabalho.

Aline Almeida

Aline Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!