Abril Verde: O que fazer após um acidente de trabalho com um colaborador?

Abril Verde: O que fazer após um acidente de trabalho com um colaborador?
Saiba como o Abril Verde pode auxiliar na conscientização sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, e assim evitar um acidente de trabalho.
Saiba como o Abril Verde pode auxiliar na conscientização sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, e assim evitar um acidente de trabalho.

Saiba como o Abril Verde pode auxiliar na conscientização sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.

O mês de abril é marcado pela campanha Abril Verde, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. Durante esse período, empresas e órgãos públicos intensificam as ações de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Mas o que fazer se um acidente de trabalho acontecer?

Nesse artigo, vamos abordar os passos a serem tomados após um acidente de trabalho, desde o atendimento inicial ao colaborador até a investigação do acidente e a implementação de medidas preventivas.

Acidente de trabalho: Como atender o colaborador

A primeira medida a ser tomada é atender o colaborador acidentado. Se o acidente for grave, acione imediatamente o serviço de emergência médica. Caso o acidente seja leve, preste os primeiros socorros e encaminhe o colaborador para o médico do trabalho da empresa ou para um pronto-socorro.

Acidente de trabalho: Comunicar o acidente

O acidente de trabalho deve ser comunicado à empresa o mais rápido possível. A empresa é responsável por registrar o acidente na Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), um documento obrigatório que garante ao trabalhador o acesso aos seus direitos, como auxílio-acidente e afastamento do trabalho.

Acidente de trabalho: Investigar o acidente

A empresa deve realizar uma investigação do acidente para identificar as causas e implementar medidas preventivas para evitar que novos acidentes aconteçam. A investigação deve ser realizada por uma comissão composta por representantes da empresa e dos trabalhadores.

Implementar medidas preventivas para evitar um acidente de trabalho

Com base nas informações obtidas na investigação, a empresa deve implementar medidas preventivas para evitar que novos acidentes aconteçam. As medidas preventivas podem incluir:

  • Treinamentos para os trabalhadores sobre segurança no trabalho;
  • Melhorias nas condições de trabalho;
  • Aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • Elaboração de procedimentos de segurança para as atividades de risco.

Acidente de trabalho: Acompanhar o colaborador

A empresa deve acompanhar o colaborador acidentado durante todo o processo de recuperação. Isso inclui oferecer apoio psicológico, fornecer informações sobre seus direitos e ajudá-lo na reintegração ao trabalho.

A saúde e segurança no trabalho são responsabilidades de todos: empregadores, trabalhadores e governo. A prevenção de acidentes é fundamental para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Em caso de acidente de trabalho, siga os procedimentos corretos para garantir o atendimento ao colaborador e a investigação do acidente.

Juntos, podemos construir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos!

Para saber mais sobre saúde e segurança no trabalho, acesse:

Ministério do Trabalho e Previdência 

Secretaria de Trabalho

Intra GIF LIV

Sobre a D+ Saúde

A D+ SaúdeMedicina e Segurança do Trabalho, é referência na saúde do trabalhador, única empresa do segmento com certificação ISO 9001, há mais de 20 anos no mercado de SST, ajuda empresas a evitarem multas e protege a saúde de cada colaborador, identificando os riscos que ele pode ter em seu ambiente profissional.

Em sua clínica com excelente localização, é possível realizar exames importantes como: admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional. Tecnologias e equipe preparada para atender todos os tipos de profissionais, dos mais diversos ramos e atividades. 

A D+ Saúde está localizada na cidade de São Paulo, mas caso necessário, possui parceiras por todo território nacional, atuando como redes credenciadas e oferecendo a mesma qualidade para os colaboradores do Brasil todo. 

Além da D+ Saúde atuando há mais de 20 anos no mercado de Saúde e Segurança do Trabalho com a empresa, existem outras marcas com o selo D+, disponibilizando segurança com a empresa de corretagem de seguros e benefícios, D+ Seguros. Atua também no ramo da educação com a D+ Sabedoria e com a D+ Soluções Imobiliárias, empresa que atende todas as necessidades em moradia, revitalizando o mercado imobiliário.

Redação

Redação

Redação da LIV Marketing! Muito mais que uma agência de Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!