Abril Verde: prevenção de acidentes do trabalho

Abril Verde: prevenção de acidentes do trabalho

O mês de abril é marcado por intensas campanhas de conscientização relacionadas à saúde e segurança, dentre elas o Abril Verde, que demarca a mobilização referente à prevenção de acidentes de trabalho.

A D+ Saúde te conta tudo que você precisa saber sobre o Abril Verde – desde o seu surgimento até o que a sua empresa pode fazer para marcar a data.

Leia também: Abril Azul: saiba mais sobre o mês de conscientização do autismo

O que é o Abril Verde?

Reconhecido pela legislação brasileira desde 2005, por meio da Lei Federal nº 11.121/2005, o Abril Verde visa marcar a memória das vítimas de acidentes de trabalho e divulgar iniciativas e medidas que podem ser tomadas no âmbito da prevenção. 

Cabe destacar que o Brasil, apesar das Normas Regulamentadoras que buscam trazer maior segurança aos trabalhadores e às operações laborais, ocupa o 2º lugar no ranking de países do G20 em relação ao número de acidentes de trabalho. E, de acordo com dados de 2018, é o 4º país com maior número de ocorrências nesse sentido. 

Para expressar os dados de maneira mais direta, o número de acidentes laborais ocorridos no país significa que, a cada 48 segundos, um novo acidente acontece, e a cada menos de 4 horas, um trabalhador morre. 

Assim, cabe aos empresários brasileiros adotarem, de maneira firme, todas as orientações dos órgãos regulamentadores e atuarem para que os seus colaboradores sigam as normativas internas e externas, com o objetivo de reduzir esse ranking tão prejudicial.

Por que foi criado o Abril Verde?

A campanha foi instituída oficialmente em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho, em alusão à explosão de uma mina na Virgínia, Estados Unidos, ainda em 1969. Na década de 80, trabalhadores canadenses se mobilizaram para reivindicar maior proteção e prevenção de riscos, o que expressou a necessidade de atuação dos poderes públicos para a garantia de salubridade e bem-estar laboral.

O acidente na mina ocorreu em 28 de abril e levou ao falecimento de 78 trabalhadores, razão pela qual a data – 28 de abril – é demarcada internacionalmente como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em alusão a essas vítimas.

Foi escolhida a cor verde para aludir à segurança e por ser esta a representativa dos cursos ligados à saúde.

Assim, a soma dos fatores abril, como memória do acidente ocorrido, e verde, representando as características acima citadas, resultou na campanha hoje conhecida como Abril Verde.

Abril Verde 2022 e a CANPAT: tema de 2022

O Brasil, desde 1971, conta com a sua própria Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que, de acordo com o Governo, busca promover a cultura de segurança e saúde no trabalho, especialmente com caráter preventivo.

Em 2022, o tema escolhido foi a Gestão de Riscos Operacionais, com o subtema de identificar perigos, avaliar riscos, prevenir acidentes e doenças no trabalho

Aproveite para saber tudo sobre o assunto também na D+ Saúde: Riscos Ocupacionais: identifique, classifique, trate e previna

O que empresas podem fazer para valorizar a data?

Agora que você já sabe do que se trata o Abril Verde, é hora de saber como a sua empresa pode exercer um papel ativo na prevenção de acidentes de trabalho.

É importante saber que a sua responsabilidade não está limitada à mera observância das normativas regulamentadoras de segurança, pois o bem-estar e a saúde da sua equipe também são suas tarefas.

Há uma série de medidas práticas que podem ser tomadas no âmbito da sua empresa, confira:

Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT)

Além de ser uma boa medida para o Abril Verde, a SIPAT é também uma das atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Considerando que deve ser realizada anualmente, nada melhor que a data internacional que trata do mesmo tema, não é?

Para saber mais sobre como funciona a SIPAT, leia nosso artigo.

Tome medidas preventivas durante todo o ano

É o famoso prevenir é melhor do que remediar, portanto atue para que seus funcionários entendam o que são acidentes de trabalho e, principalmente, como evitá-los.

Também é importante investir em mecanismos de prevenção não apenas em abril, mas durante todo o ano.

Conte com Consultoria Especializada em Saúde e Segurança do Trabalho

Uma Consultoria Especializada pode te ajudar a mapear os riscos que existem na sua empresa e orientar acerca da melhor forma de dirimi-los e evitá-los.

A contratação de profissionais qualificados na área promove a implementação efetiva e eficiente de medidas de segurança, tanto físicas quanto psicológicas, observando as normas regulamentadoras e legislações pertinentes.

Leia também: Como escolher uma Consultoria m Saúde e Segurança do Trabalho – SST?

Se você estiver procurando uma empresa que preste esse tipo de serviço e que pode te auxiliar na SST, a D+ Saúde é a escolha certa. Além de contar com anos de mercado, possui profissionais extremamente capacitados e aptos a apresentar a melhor solução para o seu negócio.

Além disso, em nosso blog você encontra explicações sobre os principais temas que envolvem a Medicina e Segurança do Trabalho, portanto siga acompanhando para estar sempre em dia e de acordo com as suas obrigações e responsabilidades!

Aline Almeida

Aline Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!