Abril Verde: mês da conscientização sobre saúde e segurança do trabalho
As campanhas mensais da saúde ajudam na prevenção de diversas coisas no âmbito da saúde, desde doenças até acidentes, servem de conscientização e ajudam as empresas, funcionários, estudantes e profissionais da saúde a elaborar campanhas internas bem mais assertivas. Em Abril, existem duas campanhas da saúde, o Abril verde e o Abril azul.
O Abril Verde chega em um importante momento para seu segmento, a Saúde e Segurança do Trabalho, que teve em 2023 o eSocial entrando em vigor e começando as regularizações para multar as empresas que não se adequarem ao sistema do governo.
Sobre a Segurança do Trabalho
A segurança do trabalho é obrigatória pela LEI Nº 6.514, de 22 de Dezembro de 1977 que alterou a Art . 1º – O Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 para consolidar a obrigatoriedade das empresas em cuidar e prevenir riscos à saúde do trabalhador, mas ainda surgem mitos sobre o SST.
Leia também: Quais são os mitos sobre a segurança do trabalho?
O que é Abril Verde?
A campanha Abril Verde conscientiza empregadores e empregados a importância de seguir à risca as medidas da Saúde e Segurança do Trabalho. A data oficial é 28 de abril de todos os anos, em memória ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) decidiu em 2003 adotar a data oficialmente, em 2005, o Brasil aprovou lei instituindo a mesma oficialmente no país, instituindo ainda o dia 07 de abril como Dia Mundial da Saúde. Abril Verde foi incluído no calendário oficial do município em 2019, após a sanção do PL (Projeto de Lei) 108/2018.
Menção a uma tragédia que aconteceu em 1969, no mesmo dia, quando um grupo de 78 pessoas morreram em uma mina, uma explosão vitimou todos os trabalhadores do local, em Farmington, no estado da Virgínia, Estados Unidos. O acidente foi considerado falta de segurança do trabalho, já que as condições em que os trabalhadores atuavam, era ruim.
Abril Verde e a segurança do trabalho
Segundo dados do SmartLab (Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho), ferramenta criada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pela OIT, de 2012 a 2020, 21.467 trabalhadores sofreram acidentes fatais no Brasil, com uma taxa de mortalidade de seis óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego no mercado de trabalho formal.
Leia também: Quantos acidentes de trabalho já aconteceram?
Sobre a D+ Saúde
A D+ Saúde – Medicina e Segurança do Trabalho, é referência na saúde do trabalhador e em tratativas sobre a medicina ocupacional, há mais de 20 anos no mercado de SST, ajuda empresas a evitarem multas e protege a saúde de cada colaborador, identificando os riscos que ele pode ter em seu ambiente profissional.
Em sua clínica com excelente localização, é possível realizar exames importantes como: admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional. Tecnologias e equipe preparada para atender todos os tipos de profissionais, dos mais diversos ramos e atividades.
A D+ Saúde está localizada na cidade de São Paulo, mas caso necessário, possui parceiras por todo território nacional, atuando como redes credenciadas e oferecendo a mesma qualidade para os colaboradores do Brasil todo.
Grupo D+O Grupo D+ é uma companhia que engloba empresas de diferentes setores e segmentos, atuando há mais de 20 anos no mercado de Saúde e Segurança do Trabalho com a empresa D+ Saúde. Disponibilizando segurança com a empresa de corretagem de seguros e benefícios, D+ Seguros. Atua também no ramo da educação com a D+ Sabedoria e com a D+ Soluções Imobiliárias, empresa que atende todas as necessidades em moradia, revitalizando o mercado imobiliário.