SIPAT: O que é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho?

SIPAT: O que é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho?

A segurança do trabalho é a área mais importante de uma empresa, previne riscos e acidentes na vida cotidiana do trabalhador. Conforme os anos, o SST foi sendo destaque e ganhando espaço nas corporações, incorporando a CIPA nas empresas e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) em um momento específico de atenção à vida no trabalho.

A SIPAT é uma atividade obrigatória para todas as CIPAs, conforme inciso IX, do art. 4º, da Lei 13.174/01, podendo ser ou não validada para efeitos de progressão/promoção funcional.

O que é SIPAT?

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é um evento interno que direciona uma semana inteira para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

O principal objetivo do Sipat é promover a capacitação nos assuntos de medicina ocupacional, além de promover a reflexão, ligando um alerta e despertando o olhar crítico sobre a importância em prevenir acidentes de trabalho e também fora dele.

É tido como importante também a apresentação da comissão, o desenvolvimento das condições de trabalho e porque a cooperação é necessária para este trabalho da CIPA. 

O que é SIPAT?

Quanto tempo é a duração de uma SIPAT?

Apesar de chamar-se Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, este evento pode ser desenvolvido durante o ano inteiro em pequenos fragmentos, devido às diversas especialidades da PMSP (Prefeitura do Município de São Paulo).

Temas da SIPAT?

A SIPAT deve ser elaborada com base em uma análise completa dos registros de acidentes e afastamentos na unidade e, preferencialmente, com a participação dos servidores da empresa que, por meio de algum instrumento de pesquisa, podem apontar os temas de prevenção de acidentes e saúde que gostariam de ver contemplados.

Exemplos: Acidentes com material cortante ou perfurante se caso houver muitos acidentes deste tipo na empresa. Pelo menos 50% das palestras devem tratar de temas relacionados à prevenção de acidentes e doenças do trabalho e outros 50% de temas relacionados à prevenção e promoção à saúde.

Temas sobre a segurança do trabalho

  • Como prevenir acidentes de trabalho;
  • Evacuação e uso de equipamentos contra incêndio;
  • Primeiros Socorros: Conhecimento e agilidade;
  • Ergonomia;
  • Uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual);
  • EPC (Equipamento de Proteção Coletiva);
  • Segurança do trabalho atividades que reforçam;
  • Interação e participação dos colaboradores.

Como organizar a SIPAT?

Para a organização da Sipat é necessário antecedência, confirmando o local e datas durante o ano, palestrantes e atividades com tranquilidade. No caso de evento validado, o projeto deve ser encaminhado com 30 dias de antecedência. 

A divulgação deve ser feita pela CIPA com cartazes e internet, atingindo todo o público alvo, o evento também deve ser documentado, realizando um relatório final contando com a lista de presença. 

Exigências 

A exigência é que a Comissão esteja confirmada em empresas com mais de 20 funcionários, independentes de função exercida ou área de atuação. 

Sobre a D+ Saúde

A D+ SaúdeMedicina e Segurança do Trabalho, é referência na saúde do trabalhador e em tratativas sobre a medicina ocupacional, há mais de 20 anos no mercado de SST, ajuda empresas a evitarem multas e protege a saúde de cada colaborador, identificando os riscos que ele pode ter em seu ambiente profissional. 

Em sua clínica com excelente localização, é possível realizar exames importantes como: admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional. Tecnologias e equipe preparada para atender todos os tipos de profissionais, dos mais diversos ramos e atividades. 
A D+ Saúde está localizada na cidade de São Paulo, mas caso necessário, possui parceiras por todo território nacional, atuando como redes credenciadas e oferecendo a mesma qualidade para os colaboradores do Brasil todo.

Klaus Simões

Klaus Simões

Jornalista pela FIAM e comunicador visual pela Etec de São Paulo, possui ampla experiência com produção de conteúdo social. Especialista em cotidiano, cultura e entretenimento, é redator na D+ Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!