O que é audiometria e para que serve esse exame?
É normal que, com o tempo e a exposição a sons muito altos e constantes, nossa audição seja afetada. Para isso, existem exames que podem avaliar nossa capacidade auditiva, mas nem todo mundo sabe o que é audiometria ou como ela funciona.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo até o fim!
Leia também: Quais doenças reprovam no exame admissional?
O que é audiometria?
A audiometria avalia a capacidade do paciente em ouvir e interpretar sons, além de detectar possíveis alterações auditivas, quando existe uma suspeita de perda parcial da audição.
É importante que empresas entendam o que é audiometria ocupacional, dependendo da exposição de seus colaboradores a ruídos altos.
O que é audiometria tonal e vocal?
No nosso dia a dia, experimentamos uma infinidade de estímulos sonoros, desde barulhos de buzinas até música. No entanto, nem todos os sons são identificados da mesma forma pela nossa audição.
Sabendo o que é audiometria, sabia que esse exame se divide em duas partes:
- Audiometria tonal: responsável por avaliar como a audição do paciente reage a sons emitidos nas mais diferentes frequências. Pode ser feito tanto por via aérea como por via óssea;
- Audiometria vocal: responsável por avaliar a capacidade do paciente de captar e compreender a voz humana. É feito com o profissional emitindo sinais orais, os quais o paciente deve reagir não só com a captação, mas também com a compreensão das palavras.
Os exames são feitos por um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo.
No caso da audiometria tonal, utiliza-se uma cabine acústica que impede a entrada de sons ambiente. Além disso, existe uma placa de vidro – uma espécie de janela – em que o examinador e o paciente se verão.
Em seguida, coloca-se um fone de ouvido de alta precisão, que emitirá uma série de sons em diferentes decibéis. Depois que o paciente escuta o som, deve indicar ao médico por meio de um sinal combinado anteriormente.
O exame de audiometria vocal é bem mais simples: o examinador diz palavras ao paciente, que deve repeti-las.
O que é audiometria e impedanciometria?
Diferente da audiometria, a impedanciometria visa identificar problemas na orelha média, área que não é examinada pela audiometria. Do mesmo modo que a audiometria, este exame é dividido em dois procedimentos: timpanometria e pesquisa de do reflexo acústico.
A timpanometria checa a mobilidade do tímpano, estruturas da orelha média e tuba auditiva (que conecta o ouvido médio ao interior do nariz, responsável pela ventilação). Além disso, também se checa a presença de secreção e infecção.
Já a pesquisa de reflexos acústicos avalia as contrações musculares da orelha média à estímulos sonoros fortes, ou quando o paciente começa a emitir sons (no caso, falar).
É importante fazer a impedanciometria assim que existe a suspeita de perda de audição. Algumas das consequências na demora do tratamento são o rompimento do tímpano por excesso de líquido e a “sensação de ouvido tampado”, ou seja, dificuldade para ouvir.
O exame é bastante simples: coloca-se uma sonda no ouvido do paciente e um fone no outro. Em seguida, a sonda faz uma pequena pressão, enquanto o fone emite estímulos sonoros.
Quando deve-se fazer o exame de audiometria?
Exames de audiometria podem ser feitos como um exame de rotina, mas são indicados quando é detectada uma anormalidade na audição do paciente. Utilizar fones em volume muito alto ou expor-se a constantes estímulos sonoros altos (como shows) podem causar dano à audição.
Outros fatores que podem também causar problemas de audição:
- Acidentes ou outros traumas;
- Exposição à ruídos altos ;
- Histórico familiar;
- Infecções (chamadas de otites);
- Problema de nascença;
- Uso excessivo de medicamentos.
Também pode ser realizado durante uma consulta médica ocupacional, dependendo do ambiente em que o paciente trabalha
Audiometria Ocupacional
Se sua empresa expõe seus colaboradores a ruídos altos ou constantes, passa a ser necessário que haja um monitoramento na sua audição. Em outras palavras, é importante que sua empresa inclua exames de audiometria periódicos para garantir a saúde auditiva de seus colaboradores e tomar providências caso exista um problema.
Além do exame de audiometria ocupacional, a empresa deve fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como indica a Norma Reguladora nº 6 (NR 6). Protetores auriculares (plugs) são os mais comuns, bem como fones abafadores.
Importância de saber o que é audiometria
Agora que cobrimos o que é audiometria, é simples entender sua importância. A audição para o ser humano é o sentido que nos permite não só identificar estímulos à nossa volta como nos comunicarmos propriamente.
Em crianças, a deficiência auditiva afeta o aprendizado e o desenvolvimento de linguagem e comunicação.
Além dos fatores físicos, a surdez acaba tendo impactos sociais e de autonomia na vida do paciente. Algumas das consequências mais notáveis são:
- Isolamento social devido à inabilidade de comunicar-se propriamente;
- Qualidade de vida reduzida, uma vez que muitos dos entretenimentos atuais são auditivos (música) ou audiovisuais (filmes, séries, etc);
- Riscos de segurança ao não ouvir sinais como alarmes e sirenes.
Sendo assim, é de extrema importância que o paciente procure um médico o mais rápido possível depois de identificar sinais ou sintomas de perda auditiva.
Leia também: Para que serve o exame demissional? Entenda a importância!
Agora que você sabe o que é audiometria, saiba que a D+ Saúde também oferece esse exame. Entre em contato e solicite um orçamento.
Acompanhe o nosso blog para ficar atualizado com novidades e informações sobre saúde e segurança.