O que é NR 20: aspectos do trabalho com inflamáveis e combustíveis
A NR 20 é considerada uma das Normas Regulamentadoras mais importantes. É fundamental que as empresas estejam alinhadas ao cumprimento desta NR, que trata da segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis.
Conhecer melhor a NR 20 e seus protocolos faz da sua empresa mais segura, afinal, o manuseio de inflamáveis pode fazer parte de vários momentos do dia a dia. Desde a preparação de um alimento utilizando gás de cozinha até a condução de um veículo à gasolina, por exemplo.
Portanto, é importante seguir todas as recomendações. Saiba mais sobre a NR 20 e a sua importância no ambiente de trabalho da sua empresa.
Leia também: O que é a NR 35?
Entenda do que trata a NR 20
As instruções da NR 20 visam justamente não colocar em risco a integridade e a vida do trabalhador que desempenha funções que envolvem inflamáveis e combustíveis.
Trata-se de uma Norma Regulamentadora que faz parte de um conjunto de regras e normativas que delimitam as empresas regidas pela CLT na prevenção de acidentes. Ou seja, elas regulamentam o ambiente de trabalho para garantir que os funcionários e empregadores estejam protegidos.
São 35 NRs no total e a NR 20 é uma delas. Esta Norma Regulamentadora estabelece medidas para evitar acidentes de trabalho em atividades que envolvem extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.
NRs passam por atualizações
A NR 20 é hoje conhecida como “Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis”. Ela foi aprovada junto com as outras normas pela Portaria Nº 3.214, de junho de 1978 do Ministério do Trabalho, e revisada algumas vezes ao longo dos anos.
É importante saber que esta normativa divide as empresas que atuam com inflamáveis e combustíveis em três classes (I, II e III). Cada classe enquadra empresas por tipo de atividade e capacidade de armazenamento.
Leia também: GRO e PGR: Entenda o que muda na gestão de riscos na nova NR 1
O que precisa fazer para estar de acordo com NR 20?
Para manter os seus funcionários e a sua empresa em segurança é fundamental seguir as regras da NR 20. Existem medidas e documentos que precisam ser conferidos e atualizados periodicamente. Vamos listar alguns a seguir:
- Análise de riscos;
- Plano de inspeção e manutenção;
- Plano de resposta às emergências;
- Análise de acidentes;
- Plano de prevenção e controle de vazamentos, derramamentos, explosões e incêndios. É preciso sinalizar todas as fontes de emissão fugitivas;
- Projeto de instalação;
- Procedimentos operacionais;
- Certificado de capacitação dos trabalhadores.
O que são líquidos e gases inflamáveis e combustíveis?
De acordo com a NR 20, são considerados líquidos inflamáveis aqueles que possuem ponto de fulgor inferior ou igual a 60ºC. Ou seja, são líquidos que podem vir a pegar fogo quando expostos a uma temperatura não controlada. Entre eles:
- Álcool;
- Gasolina;
- Tintas, vernizes e solventes inflamáveis;
- Benzeno;
- Detergentes sintéticos.
Já os gases inflamáveis, segundo a NR-20, inflamam com o ar a 20ºC e a uma determinada pressão, podendo se transformar em energia. Podemos listar como exemplo:
- Metano;
- Hidrogênio;
- Amoníaco;
- Propileno.
Os líquidos combustíveis, como diesel e éter dietílico, são considerados como aqueles com ponto de fulgor entre 60ºC e 93ºC.
NR 20 protege trabalhadores, empregadores e o meio ambiente
Infelizmente, ainda são altos os números de acidentes envolvendo produtos inflamáveis, geralmente pelo seu mau uso. Afinal, inflamáveis e combustíveis são substâncias muito perigosas.
É aí que entra a NR 20 para ajudar a minimizar possíveis riscos no ambiente de trabalho das empresas. Tem o risco à vida, mas outros contratempos consideráveis como danos ao patrimônio empresarial e ao meio ambiente também não podem ser ignorados.
A NR 20 deve ser aplicada em conjunto com a NR 10, que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade. Isso porque esses equipamentos são considerados fontes de ignição. Caso entrem em contato com combustíveis e inflamáveis podem causar incêndios e explosões.
NR 20 prevê o treinamento de funcionários
Para aumentar a segurança dos trabalhadores e melhorar a gestão de saúde e segurança do trabalho dentro da empresa, a NR 20 também prevê capacitações e treinamentos, que devem a abordar conhecimento como:
- Uso do sistema de alarme de incêndio;
- Uso de extintores de incêndio;
- Medidas para abandonar área em caso de emergência;
- Saber como informar sobre a emergência ao setor responsável, bem como recorrer aos serviços de emergência e bombeiros.
Leia também: Médico do trabalho: qual o papel desse profissional?
Se você quer saber ainda mais detalhes da NR 20 e como segui-la à risca na sua empresa, a D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho pode te ajudar!
Oferecemos diversos programas para que a sua empresa possa se adequar às NRs. Além de treinamentos e cursos com instrutores altamente capacitados.
Conheça nosso trabalho e faça já um orçamento!
Fique por dentro de mais informações sobre saúde e segurança do trabalho aqui no nosso blog.