O que é medicina ocupacional? Saiba qual a importância para sua empresa
Existe um ramo da medicina que é exclusivamente voltado para proteger a saúde dos trabalhadores e sua relação com o ambiente de trabalho. Ele é chamado de medicina ocupacional.
Afinal, o local de trabalho precisa ser harmonioso e precisa sempre visar o bem-estar dos colaboradores para o bom funcionamento da empresa, assim como sua produtividade.
E, por mais que muitas pessoas pensem que se trata da mesma coisa, a medicina ocupacional atua em conjunto e complementa as ações da medicina do trabalho, porém são diferentes.
Isso porque, enquanto o médico do trabalho foca na aptidão dos trabalhadores, realizando exames periódicos, o médico ocupacional se ocupa em manter a salubridade, higiene e boas condições do ambiente de trabalho.
Quer saber mais sobre medicina ocupacional? Acompanhe!
Leia também: O que é medicina do trabalho e quais suas funções?
O que é a medicina ocupacional?
A medicina ocupacional visa melhorar as condições dos trabalhadores e do ambiente de trabalho, com o intuito de evitar problemas e prevenir doenças que possam incapacitar o profissional.
Ele fiscaliza as condições nos quais o empregado fica exposto durante a execução dos serviços.
Além disso, também é responsável pela reabilitação do funcionário que sofreu algum acidente para que ele possa retornar de forma produtiva para suas funções.
Uma das funções da medicina ocupacional também é intervir na cultura empresarial, fazendo com que as empresas criem hábitos e protocolos relacionados à segurança e saúde de seus colaboradores.
Assim, através de palestras, cursos e seminários, ele pode orientar e alertar funcionários sobre os riscos de saúde ocupacional quando estes estão no ambiente de trabalho.
Para ser médico ocupacional, é necessário ter formação em Clínica Médica e conhecimento nas áreas de saúde pública e suas aplicações na área do trabalho. Deve também levar em consideração todos os aspectos regionais e sociais da empresa em que está atendendo, sempre para melhorar o atendimento entre ela e seus funcionários, de maneira humanizada e personalizada.
Quais seus objetivos?
Os objetivos principais da medicina ocupacional são prevenir e tratar doenças do trabalho, bem como ferimentos que possam ser causados por acidentes durante a execução das tarefas.
Além disso, promove melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores, através de cuidados com sua saúde física e mental, sempre respeitando sua integridade. Também orienta sobre a conservação da higiene e salubridade do ambiente de trabalho.
O médico ocupacional pode ser responsável por promover uma interação entre a vida pessoal e profissional dos trabalhadores, favorecendo as relações interpessoais de forma saudável e promovendo a integração da equipe.
Assim como melhorar o conforto físico, bem como as acomodações do ambiente de trabalho para melhorar o convívio entre os colaboradores.
Tudo isso faz com que os funcionários tenham uma melhoria contínua nas condições de trabalho e, consequentemente, possam também gerar um aumento na produtividade da empresa.
Como surgiu a medicina ocupacional?
A medicina ocupacional surgiu no período pós-guerra devido ao crescimento da produção industrial e a introdução de novos processos e produtos químicos que aumentam os riscos e doenças dos trabalhadores.
Assim, as indústrias passaram a perceber que apenas a prevenção da medicina do trabalho não seria o suficiente e que era preciso intervir no ambiente de trabalho.
Isso aconteceu, principalmente, pelo aumento da migração da população rural para as grandes cidades e pelo fato de que os ambientes de trabalho eram muito insalubres, sujeitos a doenças causadas, prioritariamente, pela falta de saneamento.
Esse crescimento no aumento no número das doenças e acidentes de trabalho fez com que os governantes percebessem que tal fato poderia prejudicar economicamente cidades inteiras por conta das mortes ou impedimento das pessoas exercerem suas funções.
Assim, foram criadas leis de proteção à saúde dos trabalhadores no início do século XIX e que ganharam força no início dos anos 60 devido aos movimentos sindicais.
Desde 1977 a Legislação Trabalhista garante e assegura a segurança nos locais de trabalho, fiscalizando e promovendo melhorias.
Além disso, em 1984 o empregado também passou a ser objeto de cuidado da medicina ocupacional, através de exames e avaliações periódicas que acompanham a sua saúde e prevenir doenças e acidentes.
Qual a função da medicina ocupacional dentro das empresas?
As empresas aplicam a medicina ocupacional através do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, o PCMSO, por conta da Norma Regulamentadora NR 7.
Isso porque o PCMSO determina as diretrizes de prevenção de danos para a saúde dos trabalhadores e cuidados com o ambiente onde são executados.
Para colocar o programa em prática, é necessário uma equipe que pode ser composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares da medicina ocupacional. Estes farão o projeto que será implantado para que as condições de trabalho sejam as melhores possíveis.
Lembrando que a medicina ocupacional não é apenas uma obrigação do empregador, mas sim, uma ferramenta para o bom funcionamento das relações entre as pessoas e o ambiente de trabalho.
Afinal, uma equipe que, além de ter qualidade de vida e bem-estar no trabalho, ainda está integrada ao ambiente e uns aos outros, traz segurança e credibilidade para a empresa.
Leia também: Médico do trabalho: qual o papel desse profissional?
Todos os programas necessários para adequar sua empresa às normas e leis relacionadas com a medicina ocupacional e medicina do trabalho, você encontra na D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho.
Realizamos serviço de monitoramento, consultoria e preservação da saúde ocupacional de todos os colaboradores da empresa com uma equipe especializada. Faça já um orçamento!
Fique por dentro de mais novidades aqui no nosso blog!
7 comentários sobre “O que é medicina ocupacional? Saiba qual a importância para sua empresa”