Exame de visão na empresa: quando ele é necessário

Exame de visão na empresa: quando ele é necessário

Muito se fala sobre cuidar da saúde dos colaboradores de uma empresa, bem como a importância de exames regulares e check-ups. Dentre estes, um dos mais importantes é o exame de visão.

Agora, como e quando são feitos esses exames na empresa? Continue lendo até o fim que a gente te conta!

Leia também: Quais as principais doenças que aposentam por invalidez e como evitá-las?

Como é feito o exame de visão

Em primeiro lugar, o exame de visão é feito por um profissional de saúde treinado: um oftalmologista, optometrista, técnico em óptica ou enfermeiro.

O teste padrão utiliza a tabela de Snellen, aquele cartaz que vemos em muitos consultórios oftalmológicos contendo letras. Assim, o paciente deverá ler as linhas cada vez menores enquanto conseguir, para que seja avaliada sua capacidade visual. A tabela contém, além das letras, duas colunas de números, referentes à progressão das fileiras e a distância entre o paciente e o quadro, medido em pés.

O profissional coloca o paciente a uma distância de 20 pés, equivalente a 6 metros, e avalia cada olho individualmente, enquanto cobre o outro. A linha 8, representada pelo 20/20, equivale à visão normal.

Por fim, utilizam-se os números da coluna direita para interpretar o exame de visão do paciente, de acordo com a normal. Ou seja, se um paciente só enxerga até a linha 5 (20/40), por exemplo, significa que enxerga a 6 metros o que alguém com a visão normal enxergaria a 12 metros.

Teste de Acuidade Visual

É um exame de visão que avalia a capacidade do paciente em discernir a forma e contorno das imagens. Com isso, é possível identificar uma possível dificuldade na visão.

Este teste é um dos mais básicos para avaliar a capacidade funcional da vista de um paciente e funciona de forma direta: um melhor resultado indica que a pessoa enxerga melhor.

Exame de visão online

Todos os adultos podem realizar este exame, mesmo que já usem óculos ou tenham feito outros exames oftalmológicos, uma vez que serve também para monitoramento da saúde visual. Este exame rápido pode ajudar a descobrir se é hora de fazer um exame completo e presencial.

O exame online é feito por meio de uma tela de computador ou smartphone, além de um espaço para se sentar, mantendo seus óculos ou lentes de contato.

Geralmente, os exames são passo-a-passo em que o paciente cobre um de seus olhos e observa uma série de imagens, avaliando-as quanto a tamanho, contraste e cor. Com isso, é possível ter uma ideia da necessidade de um exame mais profundo.

Quando realizar o exame de visão?

De acordo com a OMS, é considerada cegueira quando o melhor olho de um indivíduo tem capacidade de 20/400. No entanto, para fins trabalhistas, a capacidade de 20/200 define a cegueira legal.

Imprescindível que exames sejam feitos no momento em que há uma suspeita de problema de visão ou quando os colaboradores foram expostos à condições no ambiente da empresa que podem afetar a sua capacidade de visão.

Também é necessário pensar no ambiente de trabalho da empresa. Assim, observa-se a existência de funções que expõem os colaboradores a estímulos visuais constantes, como trabalhar por muitas horas na frente de um monitor ou utilizar soldadores industriais.

Juntamente com o fornecimento de EPIs, incluir o exame de visão para esses colaboradores é uma ótima prática

Importância do exame de visão para sua empresa

É impossível não relacionar problemas de visão com riscos ocupacionais. Nesse sentido, vai desde algo simples como esbarrar e tropeçar, até o manuseio de equipamentos mais pesados e precisos. Não conseguir ver propriamente pode colocar risco a todas as pessoas naquele ambiente, não apenas aquela com problema de visão.

Riscos ocupacionais relacionados à visão também englobam o desgaste causado por ficar muito tempo na frente de um monitor em um ambiente mal iluminado. Nesses casos, o colaborador pode desenvolver problemas como a chamada “vista cansada”.

Um colaborador com um problema de saúde claramente irá diminuir seu rendimento. Sob o mesmo ponto de vista, problemas de visão geram frustração e desagrado, prejudicando as capacidades físicas e emocionais do colaborador em cumprir sua função. 

Em vista de todos esses, passa ser de extrema importância que a empresa promova que seus colaboradores tenham seu exame de visão periodicamente. Inclusive, sua empresa pode incluí-los nos exames previstos pelo Art 168 da CLT. Essa é uma forma de sua empresa diminuir os riscos ocupacionais relacionados à visão e cuidar do bem estar de seus colaboradores.

A campanha Março Verde, organizada pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), promove a mudança de paradigma quanto aos cuidados por meio de exame de visão e medidas preventivas para manter sua saúde visual.

Como realizar o exame de visão na sua empresa

A D+ Saúde presta serviços como o teste de acuidade visual, com o intuito de auxiliar sua empresa a se manter regular em relação à legislação, bem como cuidar de seus colaboradores. Entre em contato e solicite um orçamento!

Leia também: Lesão por Esforço Repetitivo: como prevenir na sua empresa?

Gostou? Quer receber mais informações e dicas sobre medicina no trabalho? Acompanhe o nosso blog e fique sempre atualizado!

Aline Almeida

Aline Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!