Dia Internacional da Enfermagem: confira a importância deste dia e dados da profissão

Dia Internacional da Enfermagem: confira a importância deste dia e dados da profissão

Os profissionais da saúde são os responsáveis por cuidar da população, com um estudo especializado em cada uma das áreas, médicos e enfermeiros trabalham duro para cuidar, curar e ajudar pacientes. Vistos como verdadeiros heróis, o dia internacional da enfermagem celebra uma profissão que está em constante evolução. 

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros, é comemorado internacionalmente em 12 maio de todos os anos.

Por que dia 12 de maio é o dia internacional da enfermagem?

O Dia Internacional da Enfermagem homenageia Florence Nightingale, nascida em 12/5/1820. Enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra, sua obra revolucionária e avançada para a época, teve profundo impacto na saúde e na reorganização dos serviços de saúde em nível mundial, sendo considerada um marco na profissionalização da enfermagem moderna.

No Brasil, além do Dia da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, instituída em meados dos anos 40, em homenagem a Florence Nightingale e a Ana Néri, enfermeira brasileira nascida em 13/12/1814. Colocou-se à disposição do exército brasileiro para ir à guerra do Paraguai como auxiliar do corpo de saúde, sendo considerada a primeira enfermeira voluntária do Brasil.

Importante: Você sabe o que são cuidados paliativos?

Dados da Enfermagem no Brasil

Dados de enfermagem do Cofen de 2023 mostraram o número de profissionais em território nacional. Entre auxiliares, técnicos e enfermeiros, o estado que mais possui profissionais é São Paulo, com um total de 725.120 pessoas trabalhando na enfermagem, seguido por Rio de Janeiro com 344.174, Minas Gerais com 231.017 e a Bahia com 161.125.

Se somados os profissionais, o Brasil registra atualmente mais de 2,4 milhões de profissionais de enfermagem. O gráfico abaixo mostra detalhadamente o número de profissionais de enfermagem apenas na função de enfermeiros:

enfermagem

Outro dado importante é o número de obstetrizes na enfermagem em cada um dos estados, 334 em São Paulo, número bem superior aos próximos estados, sendo Santa Catarina e Bahia com 6 e Minas Gerais com 4. Cerca de 338 profissionais obstetrizes a mais. Alguns estados como Amapá, Amazonas, Acre,Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins não possuem obstetrizes.

Importante: Como manter um ambiente corporativo saudável?

Leis da enfermagem 

O Congresso Nacional aprovou, em sessão bicameral, recursos de R$ 7 bilhões destinados aos reajustes da Enfermagem no setor público e entidades filantrópicas. Com a aprovação do PLN 5/2023, a expectativa é que o Supremo Tribunal Federal reveja a liminar que suspendeu a aplicação do piso. A sessão foi acompanhada pelos Conselhos de Enfermagem.

A lei nº 5.905 de 12 de julho de 1973, dispõe sobre a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem e dá outras providências.

Art. 1º. São criados o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os Conselhos Regionais de Enfermagem (COREN), constituindo em seu conjunto uma autarquia, vinculada ao Ministério doTrabalho e Previdência Social.

Art. 2º.  O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são órgãos disciplinadores do exercício da profissão de Enfermeiro e das demais profissões compreendidas nos serviços de Enfermagem.

Art. 3º. O Conselho Federal, ao qual ficam subordinados os Conselhos Regionais, terá jurisdição em todo o território nacional e terá sede na Capital da República. 

enfermagem

Sobre a D+ Saúde

A D+ SaúdeMedicina e Segurança do Trabalho, é referência na saúde do trabalhador e em tratativas sobre a medicina ocupacional, há mais de 20 anos no mercado de SST, ajuda empresas a evitarem multas e protege a saúde de cada colaborador, identificando os riscos que ele pode ter em seu ambiente profissional. 

Em sua clínica com excelente localização, é possível realizar exames importantes como: admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional. Tecnologias e equipe preparada para atender todos os tipos de profissionais, dos mais diversos ramos e atividades. 

A D+ Saúde está localizada na cidade de São Paulo, mas caso necessário, possui parceiras por todo território nacional, atuando como redes credenciadas e oferecendo a mesma qualidade para os colaboradores do Brasil todo. 

Grupo D+O Grupo D+ é uma companhia que engloba empresas de diferentes setores e segmentos, atuando há mais de 20 anos no mercado de Saúde e Segurança do Trabalho com a empresa D+ Saúde. Disponibilizando segurança com a empresa de corretagem de seguros e benefícios, D+ Seguros. Atua também no ramo da educação com a D+ Sabedoria e com a D+ Soluções Imobiliárias, empresa que atende todas as necessidades em moradia, revitalizando o mercado imobiliário.

Klaus Simões

Klaus Simões

Jornalista pela FIAM e comunicador visual pela Etec de São Paulo, possui ampla experiência com produção de conteúdo social. Especialista em cotidiano, cultura e entretenimento, é redator na D+ Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!