Trabalho remoto e seus impactos para empresas e funcionários

Trabalho remoto e seus impactos para empresas e funcionários

Cada vez mais, o trabalho remoto ganha espaço pelas suas diversas vantagens, como a economia para empresas e a flexibilidade para os trabalhadores.

Contudo, a adoção ampliada desta ferramenta deixa alguns questionamentos sobre seus impactos para empresas e funcionários.

Você já conta com essa modalidade em sua empresa? Continue a leitura e saiba mais sobre esse “novo” modelo de trabalho e seus principais desdobramentos.

Leia também: Ergonomia no trabalho: qual a importância e benefícios

​O que é trabalho remoto?

Em suma, trabalho remoto significa que os funcionários exercem as mesmas atividades que antes eram feitas na empresa ou escritório, de qualquer outro lugar.

Desde que a pandemia trouxe uma virada de chave no mundo empresarial, já que muitas empresas não tinham em suas políticas internas essa previsão, surgem cada vez mais vagas e oportunidades de trabalho remoto, diante da confirmação de aumento de produtividade dos funcionários.

​Quais os impactos do trabalho remoto para empresas?

A ampliação do trabalho remoto nas empresas brasileiras é consideravelmente recente, mas alguns impactos já são sentidos nas empresas.

Dentre os principais, podemos destacar:

  • Economia: como resultado do afastamento dos funcionários as empresas viram suas contas de manutenção reduzirem consideravelmente, como, por exemplo, luz, aluguel e outras despesas organizacionais;
  • Novos processos: adotar o trabalho remoto demanda algumas adaptações por parte das empresas, como, por exemplo, a garantia de ferramentas e estruturas necessárias e acompanhamento dos funcionários;
  • Qualificação: a possibilidade de contratar funcionários de qualquer lugar, amplia as possibilidades de contratação de mão de obra qualificada.

Certamente, é importante que os empresários, e empreendedores de maneira geral, saibam que existem regulamentações e orientações sobre o trabalho remoto, como a Nota Técnica n.º 17/2020, do Ministério Público do Trabalho, o MPT.

​O que diz a Nota Técnica n.º 17/2020?

O documento traz uma série de recomendações para o home office de forma a garantir a saúde dos funcionários.

As empresas capazes de oferecer uma boa estrutura para o desenvolvimento do trabalho remoto conseguem influenciar diretamente no bem-estar de seus funcionários. Assim, garantem o aumento de produtividade e, consequentemente, de seus lucros.

Confira a seguir algumas das boas práticas orientadas:

  • Assegurar o respeito à privacidade, não apenas respeitando o direito de imagem, mas assegurando que o uso de imagem e voz dos colaboradores tenham consentimento expresso;
  • Instruir os empregados de precauções a serem tomadas para evitar doenças – físicas e mentais – e, também, acidentes de trabalho;
  • Observar a jornada de trabalho contratual;
  • Oferecer apoio tecnológico e orientação técnica;
  • Oferecer condições ergonômicas para os trabalhadores.

​Quais os impactos do trabalho remoto para funcionários?

Por outro lado, para os funcionários, as consequências não apenas abriram novos debates, como também trouxeram novas vantagens.

Para exemplificar, alguns dos impactos sentidos são:

  • Flexibilidade: muitas empresas possibilitam que o funcionário faça seu próprio horário, desde que cumpra as tarefas no prazo acordado;
  • Ganho de tempo: se antes muitas pessoas perdiam horas no transporte público, por exemplo, agora podem direcioná-las para outras atividades;
  • Infraestrutura: essa é uma questão problemática já que, atualmente não há legislação que obrigue a empresa a arcar com gastos excedentes de luz e internet, por exemplo, nem a garantir a segurança do trabalhador;
  • Produtividade: o fato de contar com menor pressão por não estar em um ambiente de trabalho e a possibilidade de realocar a jornada, faz com que muitos funcionários sejam mais produtivos. Afinal, podem escolher o momento mais adequado para exercer a rotina.

Diante de aspectos ainda não definidos, é importante que o empregador tenha posturas proativas em relação aos seus funcionários que trabalham em regime de teletrabalho ou home office.

​Como as empresas devem agir?

Depois de saber mais sobre os possíveis impactos para empresa e funcionário, o mais importante é saber que algumas medidas podem ser tomadas na sua empresa para tornar o trabalho remoto mais eficiente. Veja alguns exemplos:

  • Acompanhar a rotina do funcionário: a fim de observar sintomas de estresse excessivo, problemas de postura e/ou o desenvolvimento de doenças relacionadas ao labor;
  • Desenvolver uma política específica para o trabalho remoto: busque explicar seus efeitos e cuidados necessários em seu desenvolvimento;
  • Efetuar treinamentos sobre segurança do trabalho: o treinamento deve abranger desde orientações sobre como organizar a rotina até como proceder diante de determinadas tarefas;
  • Permanecer em constante comunicação: assegurar o apoio físico e psicológico necessário para todos os colaboradores.

Em resumo, investir no teletrabalho de qualidade é investir também no futuro do seu empreendimento.

Leia também: O que é burnout, como identificar e por que sua empresa deve se preocupar?

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Redação

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