Segurança no trabalho: O que você precisa saber sobre SST
Fundamental para prevenir acidentes e doenças ocupacionais, a segurança no trabalho vai muito além de manter a integridade física dos funcionários.
Considerada um conjunto de medidas de prevenção, a segurança no trabalho, ou ST, tem como objetivo principal proporcionar um ambiente saudável para o trabalhador, com tarefas executadas da melhor maneira possível.
Você tem dúvidas sobre a segurança no trabalho?
Leia também: Onde realizar exame periódico?
O que é a segurança no trabalho?
Segurança no trabalho é o conjunto de ações preventivas que garantem a segurança nos ambientes de trabalho. Ela atua evitando doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, protegendo o trabalhador e zelando pela sua qualidade de vida.
A definição, segundo a legislação nº 8213, para acidente de trabalho é quando ele ocorre durante o exercício do trabalho a serviço da empresa. Esse acidente provoca lesão corporal ou perturbação funcional, podendo causar morte ou redução permanente ou temporária da capacidade de trabalho.
Já a doença ocupacional é aquela que é desencadeada pelo exercício do trabalho, enquanto que doença do trabalho é aquela que é adquirida em função das condições de trabalho.
A segurança no trabalho é avaliada através de levantamentos técnicos que analisam as condições do ambiente de trabalho, reconhecendo os riscos que os trabalhadores correm.
Ela é tão importante que influencia diretamente na produtividade da empresa, podendo reduzir custos relacionados a tratamentos de doenças ocupacionais, abstenções e até processos trabalhistas.
Toda empresa precisa de uma equipe de profissionais relacionados à segurança no trabalho, sendo que a dimensão dessa equipe varia de acordo com o seu grau de risco e número de empregados.
Quem rege a segurança do trabalho no Brasil são as Normas Regulamentadoras, as NRs, estabelecidas pela Portaria GM nº 3214, de 1978, do Ministério do Trabalho.
Qual a importância da segurança no trabalho?
A segurança no trabalho tem como objetivo principal promover a qualidade de vida dos colaboradores da empresa, bem como evitar doenças e acidentes. Por conta disso, ela acaba gerando diversas consequências nas empresas, tais como:
- Conscientiza os trabalhadores sobre a importância de prevenir acidentes e doenças;
- Educa através de cursos, workshops e palestras para toda a equipe;
- Elimina condições de trabalho inseguras;
- Garante a integridade física dos funcionários por conta da redução de acidentes e doenças laborais;
- Propõe melhores condições de trabalho, visando a saúde física, mental e social dos trabalhadores;
- Usa de maneira correta os equipamentos de proteção individual, ou EPI.
Quais são as principais atividades da segurança no trabalho?
Hoje são 35 NR que regulamentam a segurança no trabalho, considerando que 2 foram recentemente revogadas. Essas NRs definem a obrigatoriedade das atividades relacionadas à segurança no trabalho, sendo que algumas das principais são:
NR 1 – Disposições Gerais: prevê a obrigatoriedade do PGR e o GRO, documentos que vão substituir o PPRA a partir de março de 2021;
NR 3 – Embargo ou Interdição: determina a interdição do ambiente de trabalho caso seja comprovado risco para o trabalhador;
NR 4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho: o SESMT deve ser criado nas empresas para diminuir e corrigir os riscos;
NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: regulamenta as regras para o funcionamento da chamada CIPA que visa prevenir os acidentes de trabalho;
NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual: orienta os tipos de EPIs que os funcionários devem usar e a lista de equipamentos para cada tipo de trabalho;
NR 7 – Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional: estabelece o PCMSO para acompanhar a saúde do trabalhador através dos exames ocupacionais;
NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção: medidas de proteção na construção civil;
NR 23 – Proteção Contra Incêndios: define as condições de segurança contra incêndio e sinalizações;
NR 35 – Trabalho em Altura: determina o que o empregado precisa fazer quando for trabalhar em altura.
Qual a importância da segurança no trabalho para as empresas?
Tem ficado cada vez mais claro que as pessoas são o patrimônio mais importante das empresas. Dessa forma, investir na qualidade de vida e segurança dessas pessoas é fundamental para que a empresa cresça e se desenvolva.
Por conta disso, muitos nem consideram os gastos com segurança como despesas e sim, como investimento no bem estar das pessoas, através de um ambiente de trabalho seguro e produtivo,
A segurança no trabalho pode ajudar, inclusive, na identificação de locais e situações onde a empresa está errando em relação à segurança. Assim, é possível investir nessa atividade para corrigir as falhas.
Também é possível avaliar quando é a hora de investir em equipamentos e no programa de manutenção dos mesmos.
Além disso, as empresas que treinam os funcionários, conseguem propor ações de controle antecipadas, atuando diretamente na cultura da empresa e os valores do dia a dia das equipes.
Leia também: Fiscalizações de Saúde e Segurança do Trabalho em 2022
Onde contratar segurança do trabalho?
A D+ Saúde – Medicina e Segurança do Trabalho realiza exames admissionais, periódicos e demissionais, além de contar com uma assessoria personalizada para as empresas a partir de um colaborador no regime CLT. A D+ conta com mais de 1100 avaliações no Google, sendo a única empresa do ramo da medicina ocupacional com 5 estrelas.
Além dos tradicionais serviços como PGR, LTCAT, PCMSO, envio do eSocial com um software de alta gestão e tecnologia. Além de muitos outros serviços relacionados à segurança do trabalho.