Fevereiro Roxo Laranja: Mês de conscientização sobre doenças importantes

Fevereiro Roxo Laranja: Mês de conscientização sobre doenças importantes

Fevereiro Roxo Laranja é uma campanha nacional da área da saúde que segue a linha de todas as outras campanhas nacionais de prevenção de doenças e infecções. As campanhas recentemente completaram um ciclo de 12 meses completos de idealizações e mesmo que não seja o mês vigente, elas tem validade durante o ano todo e importância todos os dias. 

Leia também: Campanhas de prevenção: Entenda as cores da saúde

O que é Fevereiro Roxo Laranja

Fevereiro Roxo Laranja é uma campanha do governo federal para conscientização sobre a prevenção de doenças como Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia. 

A campanha também frisa a importância da doação de medula óssea. A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível.

Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia são os destaques da saúde e tema da prevenção na campanha de fevereiro Roxo Laranja

Quando foi criada a campanha Fevereiro Roxo Laranja

A ideia surgiu de uma fusão entre duas outras campanhas, Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja, visando aumentar a visibilidade sobre as doenças que são envolvidas sobre cada uma delas. 

A campanha “Fevereiro Laranja” foi instituída pela Lei 17.207/2019. Sucessivamente a campanha roxa foi alinhada com a construção da campanha Fevereiro Roxo Laranja. 

Doenças do Fevereiro Roxo Laranja

Lúpus

Lúpus é uma doença inflamatória de origem autoimune que causa variadas manifestações e sua evolução que pode alterar de um paciente para o outro. Para o diagnóstico de LES, (Lúpus Eritematoso Sistêmico) é fundamental a realização de anamnese e exame físico completos e de alguns exames laboratoriais 

Alguns sintomas são: Febre, Emagrecimento, Perda de apetite, Fraqueza e desânimo, Manchas na pele, lesões avermelhadas em maçãs do rosto e dorso do nariz, Dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos, Inflamação no rim e na pleura e Hipertensão. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza sete tratamentos para a doença.

Alzheimer

Doença ou Mal de Alzheimer é uma espécie de demência,um termo geral para perda de memória e outras habilidades cognitivas graves o suficiente para interferir na vida diária. A doença de Alzheimer não é uma parte normal do envelhecimento, a maioria das pessoas com a doença tem 65 anos ou mais.

A doença de Alzheimer não tem cura, mas há tratamento para amenizar os impactos da doença, seu principal sintoma é a dificuldade de lembrar informações recém-aprendidas.

Fibromialgia

A fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com uma dor corpórea total, atacando principalmente a musculatura. Além da dor no corpo, fadiga, distúrbios do sono, ansiedade e alterações de memória e de atenção podem ser sintomas de fibromialgia, a doença é mais comum entre mulheres. 

Suspeita-se que a doença seja provocada por fatores genéticos, neurológicos, psicológicos ou imunológicos. O diagnóstico da fibromialgia é clínico, ou seja, não são necessários exames para comprovar que ela está presente.

Leucemia

A leucemia é um tipo de câncer Os sintomas da doença são presença de febre, manchas no corpo, sangramentos (na gengiva, menstruação abundante) e anemia que causa cansaço extremo e palidez.

Leia também: Janeiro Branco o mês de alerta sobre a saúde mental
Algumas informações possuem apoio de conteúdos do Ministério da Saúde.

Klaus Simões

Klaus Simões

Jornalista pela FIAM e comunicador visual pela Etec de São Paulo, possui ampla experiência com produção de conteúdo social. Especialista em cotidiano, cultura e entretenimento, é redator na D+ Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!