Dia do farmacêutico: Quando é o que faz esse profissional?
A farmácia muitas vezes não é só o local de compra de remédios e produtos de saúde, beleza e higiene pessoal, algumas dúvidas surgem durante um momento de dor de cabeça, estômago, rinite ou qualquer outro problema que possa ser rápido para uma resolução. E quem vai sanar essas dúvidas é o farmacêutico, profissional que auxilia as pessoas na hora de adquirir um remédio. O dia do farmacêutico surgiu para homenagear essa profissão.
Leia também: O que é parasitólogo?
Quando é o dia do farmacêutico?
O dia do farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro. A data foi escolhida em homenagem à data de fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) em 1916.
A data tem como principal objetivo a homenagem e promoção, valorização e estímulo à profissão.
Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e pensando na popularização do reconhecimento ao profissional, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico.
O que faz um farmacêutico?
O trabalho de um farmacêutico é auxiliar na entrega dos medicamentos após prescrições de um médico. Esses profissionais clínicos aplicam seus conhecimentos em vários medicamentos, incluindo qual doença trata um medicamento prescrito, como os medicamentos interagem e como prescrever medicamentos. Entre outros deveres e responsabilidades de um farmacêutico incluem o seguinte:
Educar os clientes sobre o uso de medicamentos
Os farmacêuticos garantem que os clientes entendam como tomar seus medicamentos. Esses profissionais auxiliam os clientes na resolução de questões farmacêuticas, como identificação de medicamentos com bulas erradas e esclarecimento de prescrições. Os farmacêuticos também descrevem a dosagem dos medicamentos e quando os clientes podem tomá-los.
Comunicação com os prescritores
Os farmacêuticos recebem prescrições de médicos, enfermeiras, parteiras, podólogos e dentistas e as preenchem para os clientes. Se uma receita não for clara ou potencialmente prejudicial, eles normalmente procuram o prescritor para confirmar a formulação e a dosagem necessárias. Eles também trabalham com prescritores para fornecer cuidados excelentes aos pacientes.
Garantir a segurança do paciente durante o uso de medicamentos
Outra responsabilidade de um farmacêutico é discutir os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos prescritos e fornecer opiniões de especialistas sobre como lidar com os efeitos colaterais. Eles revisam outros medicamentos que um cliente pode estar tomando para garantir que iniciar um novo medicamento ou obter uma recarga seja seguro. Os farmacêuticos também recomendam medicamentos de venda livre para problemas de saúde, como dores de cabeça.
Processamento de pedidos de seguro para medicamentos
Os farmacêuticos normalmente processam pedidos de seguro para clientes para que possam receber pagamentos de seguro. Trabalhar com reivindicações de seguro de clientes apresenta aos farmacêuticos o aspecto comercial de sua função. Eles mantêm registros médicos precisos para desempenhar esse dever com eficiência.
Gestão de equipe de farmácia
Profissionais de farmácia, como técnicos de farmácia, estagiários de farmácia e residentes de farmácia, geralmente se reportam ao farmacêutico. Se forem proprietários da farmácia, também podem aplicar as políticas do local de trabalho e tomar decisões de contratação. Liderar, treinar, supervisionar e ensinar outros profissionais é uma responsabilidade fundamental dos farmacêuticos no local de trabalho.
Concluindo tarefas administrativas
Além de interagir com os clientes, os farmacêuticos também supervisionam o estoque de medicamentos e a manutenção dos registros dos pacientes. Eles geram os relatórios necessários regularmente. Como a farmácia é uma profissão autorregulada, os farmacêuticos podem realizar outras tarefas para manter o local de trabalho funcionando de forma eficaz, como rastrear o feedback do cliente.
Administrando vacinas
Depois de concluir um programa de treinamento, os farmacêuticos podem administrar medicamentos e vacinas por injeção a qualquer pessoa com mais de cinco anos de idade. Eles também precisam de um certificado em primeiros socorros para desempenhar esta função. Parte de suas funções pode envolver o armazenamento seguro de vacinas e o gerenciamento de escassez.
Os farmacêuticos também estão no auxílio de pesquisas de vacinas, pelo conhecimento médico que eles possuem, são fundamentais na elaboração de uma vacina. O dia do farmacêutico serve para ressaltar todas essas qualidades e desafios que os farmacêuticos encontram em seu cotidiano.