O que é Novembro Azul e os cuidados com a saúde masculina
A saúde e as novas tendências mundiais caminham lado a lado, sendo necessário algo que marque uma época e as campanhas coloridas que são presentes todos os anos, não deixam ninguém esquecer a prevenção de doenças. E antes do ano acabar, temos as mais impactantes campanhas da saúde, o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e o Novembro Azul.
Especificamente para este momento, nós vamos conversar sobre um mês dedicado aos homens, precisamente a saúde masculina, iniciando o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata.
Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são aproximadamente 70 mil novos casos de câncer de próstata anualmente. O levantamento aponta também, cerca de 15 mil mortes a cada dois anos no Brasil em decorrência da doença. Isso significaria mais de 40 homens morrendo todos os dias por causa do câncer de próstata e aí que entra o Novembro Azul.
O que é Novembro Azul?
Novembro Azul é o nome dado a um movimento internacional criado para conscientizar a população, com foco maior nos homens, sobre o câncer de próstata, o tipo de câncer mais comum entre homens no mundo todo. A iniciativa vem com a proposta de alertar para a importância de um diagnóstico precoce.
O mês foi visto como uma oportunidade do Ministério da Saúde para sensibilizar os homens e profissionais da saúde a se cuidar e prevenir o câncer. O Novembro Azul ajuda os órgãos de saúde a interagir com uma parcela da população que ainda não se previne ou que cuida de si.
Novembro Azul: Como prevenir?
A melhor maneira de se prevenir do câncer de próstata é realizar os exames. Homens com mais de 45 anos devem fazer os exames de toque e de sangue uma vez por ano, caso homens chegando a idade dos 40 anos que tenham casos de câncer de próstata na família, é necessário realizar os exames anualmente.
Cuidados necessários que são indicados pelos médicos:
- Evitar toda e qualquer gordura animal
- Eliminar ou reduzir uso de cigarro
- Utilizar preservativos em relações sexuais
- Fazer atividade física regularmente
É claro que você pode ter uma saúde 100% regrada, uma vida saudável e rotina de cuidados, mesmo assim não está livre do câncer de próstata, então é necessário realizar os exames para verificar se está tudo certo com sua saúde. Divulgar a campanha do Novembro Azul e conversar com amigos e parentes sobre o assunto, é uma forma de quebrar os preconceitos que ainda existem sobre a campanha e o exame, fundamental na prevenção, espalhe o Novembro Azul.
Quando surgiu o Novembro Azul?
Em novembro de 2003 na cidade de Melbourne, na Austrália, dois amigos em uma brincadeira relacionada ao uso ou não do bigode, na ocasião fora de moda, Travis Garone e Luke Slattery conversaram por horas e levaram o diálogo para a mãe de um dos dois que na época, levantava fundos para ajudar mulheres que lutavam contra o câncer.
Junto ao mês que traz o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, sendo em 17 de novembro, 30 amigos dos dois jovens, juntaram-se e deixaram seus bigodes e uniram-se para a criação do “Movember Foundation” união das palavras (Moustache – Bigode e November – Novembro).
O processo de criação de uma organização avançou, fundos online para ajudar no combate ao câncer de próstata foram arrecadados e assim a mensagem se espalhava ao mundo, a importância de cuidar da saúde masculina. A campanha atraiu cada vez mais participantes e chegou a 20 países em pouco tempo.
Novembro Azul no Brasil?
O movimento Novembro Azul chegou ao Brasil em 2008, com o apoio do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. O grande problema no país, é desmistificar ‘Fake News’ sobre o toque retal e acabar com polêmicas e preconceitos que atrapalham a importante campanha. O Novembro Azul no Brasil é marcado por diversas campanhas intensas que se unem com grandes marcas e com a ajuda de cidades que iluminam seus pontos turísticos na cor azul.
A cor azul foi escolhida por simbolizar o sexo masculino, o laço entrelaçado surge como símbolo, assim como as outras campanhas de prevenção. É normal no mês de novembro as empresas distribuírem laços para os colaboradores. Com o apoio de órgãos como OMS e Ministério da Saúde, o Novembro Azul está crescendo a cada ano e só depende de você se prevenir contra o câncer de próstata.