Medicina preventiva nas empresas: quais são as melhores práticas?
Todo mundo conhece a máxima “É melhor prevenir do que remediar”, não é mesmo? Pois é para isso que serve a medicina preventiva nas empresas.
Afinal, as pessoas são o bem mais importante das organizações e sua saúde física e mental deve estar sempre em primeiro lugar.
Mas como funciona a medicina preventiva nas empresas? Quais as melhores práticas que elas podem adotar? Vamos falar sobre isso agora!
Leia também: O que é medicina ocupacional? Saiba qual a importância para sua empresa
O que é medicina preventiva?
A medicina preventiva é a ciência que cuida da mente e do corpo do indivíduo de maneira antecipada. Assim, ela tem como foco a prevenção do surgimento de doenças, principalmente aquelas relacionadas aos maus hábitos.
Ela teve início em meados do século XX e visa criar medidas para prevenir a incidência de doenças ocupacionais ou não.
A medicina preventiva é composta pelas seguintes áreas de atuação na prevenção:
- Primária: atua antes que a doença ocorra. Na medicina é conhecido como período pré-patogênico, assim, foca nos agentes causadores e nos vetores das patologias;
- Secundária: age nos estágios iniciais da doença como forma de prevenir seu avanço. Assim, tem como foco proporcionar uma melhor evolução clínica para o paciente e é dividida em diagnóstico e a limitação da incapacidade causada pelo problema;
- Terciária: nessa fase o problema já atingiu um nível que provavelmente vai se manifestar no longo prazo. Assim, a medicina preventiva age para diminuir o impacto negativo da doença na vida do paciente com a finalidade de reduzir complicações;
- Quaternária: tem como objetivo prevenir intervenções desnecessárias em doenças que já estão instaladas.
Qual sua importância?
Hoje em dia existem diversas condições que afetam a vida das pessoas como os maus hábitos alimentares, consumo de álcool e cigarro e o estresse, por exemplo. Tudo isso faz com que as pessoas adoeçam e, consequentemente acabam afetando sua vida pessoal e profissional.
Afinal, profissionais que estão sofrendo com doenças e condições que prejudicam sua saúde acabam não tendo disposição para desempenhar de forma plena suas atividades. Além disso, podem ter oscilações de humor que afetam a todos.
Por conta disso, a medicina preventiva é fundamental na vida das pessoas, principalmente dentro das empresas. Afinal, além das condições que citamos, ambientes de trabalho que não favorecem os funcionários também acabam piorando essas condições.
Dessa forma, a medicina preventiva acaba sendo fundamental dentro das empresas para evitar más condições e sobrecarga, o que acaba ajudando a reduzir custos com afastamentos e aumento da produtividade e da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Por conta disso, ela acaba sendo considerada um diferencial estratégico pois favorece o funcionário, mas também ajuda na competitividade da empresa.
Quais as melhores práticas da medicina preventiva nas empresas?
Existem algumas atitudes que podem ser implementadas nas empresas para que a medicina preventiva seja aplicada, tais como:
Organizar todas as informações sobre os funcionários
A primeira atitude que deve ser tomada dentro de uma empresa que quer investir na medicina preventiva é ter todas as informações sobre os colaboradores armazenadas e organizadas.
São informações sobre histórico de doenças, uso de álcool e cigarro, rotina alimentar, exercícios, entre outras. Assim, é possível conhecer o perfil dos funcionários para que possa haver prevenção de doenças possíveis.
Um parênteses: qualquer tipo de armazenamento de informação precisa de autorização dos funcionários. Consulte o responsável pela Lei Geral de Proteção de Dados da sua empresa.
Após o armazenamento dos dados, é possível realizar estudos para identificar em que situação cada um se encontra em relação à saúde e quem possui doenças sistêmicas, como hipertensão ou diabetes, por exemplo, para poder traçar um plano para conter a evolução dessas condições.
Atividades pensadas na saúde dos colaboradores
Com as informações dos colaboradores é possível implementar atividades e programas, tais como: ginástica laboral, meditação, massagem, desconto em academias, aulas de dança ou acompanhamento psicológico, por exemplo.
Pensar em meios de promover a ergonomia também é outra maneira de oferecer um trabalho mais produtivo que contribui para o bem-estar dos funcionários e sua qualidade de vida no trabalho. Assim, fazer uma reestruturação nos locais onde os colaboradores exercem suas funções também é uma maneira de prevenir futuros problemas.
Oferecer planos de saúde
Planos de saúde e odontológicos são algumas das melhores maneiras de se manter a medicina preventiva nas empresas. Assim, oferecê-los gratuitamente ou com um desconto pequeno do salário são medidas que visam manter em dia a saúde dos colaboradores.
Afinal, um bom plano de saúde faz com que os funcionários tenham disponibilidade de realizar consultas, exames e procedimentos que podem evitar diversos problemas futuros.
Além disso, é necessário que se incentive os colaboradores a utilizarem os serviços do plano, realizando check ups pelo menos uma vez ao ano.
Leia também: Médico do trabalho: qual o papel desse profissional?
Quer investir na medicina preventiva na sua empresa? Conte com a D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho.
Aqui atendemos empresas dos mais variados portes e segmentos oferecendo soluções imediatas, personalizadas e inovadoras para deixar sua empresa em dia com a legislação vigente. Além disso, você mantém a saúde e segurança de seus funcionários.
Faça um orçamento e conheça todos os serviços que temos oferecer para sua empresa.
Fique por dentro de todas as informações que você precisa sobre saúde e segurança do trabalho aqui no blog!