O que é medicina do trabalho e quais suas funções?
Independente de onde o trabalhador exerce suas funções, sempre pode haver um risco ocupacional. Seja uma doença ou acidente, quem trabalha está sempre exposto a situações e precisa de regras que garantam sua saúde e segurança. Para isso, foi criada a medicina do trabalho.
Especialidade que cuida da prevenção de doenças ocupacionais e riscos ambientais, a medicina do trabalho procura beneficiar tanto empresas quanto seus colaboradores.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!
Leia também: Médico do trabalho: qual o papel desse profissional?
O que é medicina do trabalho?
A medicina do trabalho é uma das vertentes do Direito do Trabalho e Emprego. Sua principal função é oferecer condições dignas para os trabalhadores, protegendo sua saúde, integridade física e psicológica, evitando acidentes e doenças relacionadas ao exercício da profissão.
Criada na Inglaterra durante a Revolução Industrial, a medicina do trabalho está ligada às normas governamentais que todas as empresas precisam seguir para que os trabalhadores possam cumprir suas funções com qualidade e segurança.
No Brasil, ela existe desde 1944 por conta das Consolidação das Leis do Trabalho. Porém, pela falta de cumprimento das empresas, em 1978 elaborou-se uma legislação sobre a saúde do trabalhador, através de Normas Regulamentadoras.
A medicina do trabalho também tem como função informar quais são as responsabilidades dos trabalhadores bem como seus limites para que não fiquem expostos ao excesso.
Qual é o seu principal objetivo?
Na teoria, a medicina do trabalho tem como objetivo fazer as organizações se adequarem às normas e leis trabalhistas. No entanto, ela é muito mais do que isso.
Ela promove a qualidade de vida dos funcionários e colaboradores. Isso acontece através da realização de programas preventivos e exames que evitam diversas doenças como: estresse, doenças psicossociais, problemas de visão, lesão por esforço repetitivo, entre outros.
Também colabora para que os profissionais não tenham prejuízo em sua saúde física e mental.
Com a medicina do trabalho é possível evitar afastamento de funcionários, bem como proporcionar aumento de sua produtividade. Isso acaba reduzindo custos da empresa ou ações trabalhistas causadas por problemas de saúde laborais.
Além disso, também promove a segurança do local de trabalho, evitando a insalubridade.
Quais os profissionais envolvidos na medicina do trabalho?
Os principais profissionais que atuam na medicina do trabalho são:
- Engenheiro em segurança do trabalho: profissional, normalmente graduado em engenharia civil ou correlatas, que se especializa em segurança do trabalho. Ele é responsável por avaliar o ambiente de trabalho e elaborar os programas de prevenção de acidentes, como o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, por exemplo;
- Ergonomista: profissional que pode ter formação em diversas áreas médicas como biomedicina, farmácia, entre outros. Também acompanha atividades diárias dos colaboradores em relação às posturas de trabalho;
- Fisioterapeuta do trabalho: tem como objetivo manter a saúde do funcionário em dia, prevenindo lesões e recuperando problemas causados pelas atividades de trabalho. É conhecido também por elaborar programas de ginástica laboral;
- Nutricionista: cuida da alimentação dos trabalhadores em restaurantes, cozinhas industriais e refeitórios;
- Psicólogo: faz avaliação dos profissionais, aplicando técnicas para entender seu funcionamento no trabalho para promover sua saúde e satisfação;
- Técnico em enfermagem do trabalho: profissional de nível técnico profissionalizante, ele identifica as falhas relacionadas à saúde, segurança e higiene nos locais de trabalho. Também elabora relatórios que vão colaborar com os programas de prevenção de acidentes.
Qual a importância da medicina do trabalho para as empresas?
Primeiramente, a medicina do trabalho tem como foco manter os trabalhadores saudáveis e satisfeitos nas organizações. Para isso, contratar uma empresa especializada faz com que haja um controle do ambiente laboral para que este não seja insalubre ou comprometa o trabalhador de alguma maneira.
Assim, são implementados programas, informados quais os equipamentos de proteção são necessários para as atividades, posturas adequadas, exercícios regulares que os trabalhadores precisam realizar e muitas outras ações.
Isso faz com que as organizações ganhem em muitos pontos como: menos acidentes, menos rotatividade de empregados, menos ações trabalhistas, maior produtividade, entre outros.
Além disso, a empresa que opta pela implementação da medicina do trabalho também reafirma sua responsabilidade social, fazendo com que se mantenha dentro das normas e legislação, correndo menos riscos de serem autuadas pelo Ministério do Trabalho.
Empresas que não investem na medicina do trabalho estão colocando em risco não apenas seus funcionários mas também seu patrimônio. Afinal, além dos riscos de acidentes, leves ou graves, com os trabalhadores, ainda podem ocorrer ações trabalhistas e multas que podem onerar e muito as finanças da empresa.
Leia também: NRs: entenda a importância das normas regulamentadoras
Se você deseja implementar a medicina do trabalho na sua empresa e precisa de uma parceria, conte com a D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho.
Desde 2002, oferecemos um portfólio completo em resoluções de Saúde e Segurança do Trabalho, oferecendo soluções imediatas, personalizadas e inovadoras.
E fique por dentro de mais informações sobre medicina e segurança do trabalho aqui no nosso blog!
5 comentários sobre “O que é medicina do trabalho e quais suas funções?”