Erros comuns que as empresas cometem em Segurança do Trabalho

Erros comuns que as empresas cometem em Segurança do Trabalho

São diversos os acidentes que ocorrem por erros na segurança do trabalho.

Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, a cada 48 segundos um trabalhador sofre acidente durante sua atividade. De acordo com o mesmo estudo, entre os anos de 2012 a 2018, foram registrados um total de 4,26 milhões de acidentes desta natureza no Brasil.

A grande maioria deles poderia ser evitada se fossem observadas com rigor as normas de SST (Segurança e Saúde no Trabalho). Esse conjunto de normas visa evitar e reduzir os casos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, mas alguns erros em sua aplicação podem extinguir os riscos de um colaborador se acidentar.

Um dos problemas mais recorrentes é não conscientizar os colaboradores sobre a importância do uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) ou não sinalizar de forma correta as áreas com risco de acidentes na empresa.

Quer saber quais são os erros na segurança do trabalho que são mais comuns? Acompanhe!

Leia também: Quais as principais doenças que aposentam por invalidez e como evitá-las?

Quais são os erros na segurança do trabalho que são mais comuns?

Grande parte dos acidentes em locais de trabalho, em sua maioria são causados por erros na segurança do trabalho como a falta de sinalização e conscientização do uso de EPIs, a ausência de DDS (Diálogo Diário de Segurança), as longas jornadas de trabalho e o manuseio incorreto de cargas. 

Confira alguns dos principais erros na segurança do trabalho:

Sinalização equivocada

Um dos erros na segurança do trabalho que é bem recorrente é quando a sinalização do local de trabalho está equivocada. Afinal, o trabalhador deve estar sempre informado sobre os riscos durante suas atividades na empresa.

Para evitar acidentes dessa natureza, existem duas normas para que seja feita a sinalização do local de trabalho:

  • A NR-26 prevê a adoção de cores para cada tipo de sinalização;
  • Já a NBR 7195 determina cores específicas para cada sinalização. Assim, o vermelho serve para identificação de equipamentos de combate a incêndios. O amarelo sinaliza alerta e o branco demarca locais e setas para a circulação.

Não uso do EPI

Os Equipamentos de Proteção Individual são indispensáveis em qualquer ambiente de trabalho. Porém, se a empresa apenas disponibilizar e não houver um esclarecimento junto aos colaboradores sobre a importância de seu uso, essa ação de nada valerá e poderá causar erros na segurança do trabalho.

É importante que haja entendimento entre os colaboradores sobre o uso correto dos EPIs para evitar que acidentes de trabalho ocorram durante suas atividades. A empresa deve investir em treinamento e políticas de conscientização.

Ausência de DDS

Uma ferramenta importante para reforçar as práticas de segurança e evitar erros na segurança do trabalho é o Diálogo Diário de Segurança. Essa medida funciona como um lembrete diário aos colaboradores sobre os riscos durante a jornada de trabalho.

Ele é feito diariamente no início do expediente, onde o responsável pela segurança de um grupo de trabalhadores detalha sobre os EPIs a serem utilizados e quais medidas de segurança devem ser tomadas.

Esse diálogo possibilita que sejam reforçados os conceitos principais sobre a segurança dos colaboradores, evitando assim que ocorram acidentes de trabalho..

Longas jornadas 

É comprovado que o cansaço físico e mental pode deixar os indivíduos mais distraídos, o que, por sua vez, pode causar erros na segurança do trabalho.

Numa fábrica, por exemplo, um menor equívoco pode causar um acidente de trabalho com vários danos. Ainda mais se a atividade estiver ligada a muita pressão.

Portanto, deve haver, do ponto de vista da empresa, uma avaliação a respeito do estresse causado pelo ambiente de trabalho aos colaboradores e até que ponto isso reflete em sua saúde e segurança.

O que o técnico de segurança não pode fazer?

O técnico de segurança do trabalho é responsável por apurar e recomendar medidas de prevenção e controle de acidentes pertinentes ao trabalho, identificar variáveis de controle de doenças e afins. Além de orientar o uso de equipamentos de proteção individual.

Mas o que ele não pode fazer para evitar erros na segurança do trabalho?

  • Acumular trabalho;
  • DDS sem esforço;
  • Fazer análise de risco às pressas;
  • Não sair de sua sala;
  • Não ter as normas atualizadas;
  • Parar de buscar atualização.

Por que se preocupar com segurança do trabalho na empresa?

O investimento de uma empresa na segurança dos trabalhadores não é em vão.

Por mais que esses custos aumentem seus gastos, é bom lembrar que a proteção dos colaboradores traz grandes benefícios para organização, reduzindo licenças e afastamentos por questões médicas, além de seguir a lei e evitar penalizações onerosas.

As medidas para aperfeiçoar a segurança do trabalho podem otimizar o desempenho dos funcionários e impactar financeiramente a organização. Afinal, trabalhar em um ambiente adaptado e seguro é um fator de motivação.

Além disso, ao investir na segurança dos colaboradores, a empresa garante condições de trabalho adequadas às necessidades dos funcionários.

Quem atua na segurança do trabalho?

O profissional pode ser técnico ou engenheiro e seu campo de atuação engloba vários setores: fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras e de extração. Também pode atuar na área rural e agropecuária.

O engenheiro e o técnico de segurança atuam na organização de programas de prevenção de acidentes, orientando os trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, elaborando planos de prevenção de riscos no trabalho, inspecionando a segurança das atividades, fazendo laudos técnicos e ainda organizando o treinamento dos colaboradores.

Leia também: GRO e PGR: Entenda o que muda na gestão de riscos na nova NR 1

Para saber mais e tirar todas as dúvidas, a D+ Saúde Medicina e Segurança no Trabalho oferece todo suporte a empresas com relação à proteção de seus colaboradores.

Aqui nós desenvolvemos diversos programas para deixar sua empresa em dia com todas as leis trabalhistas. Confira no nosso site e faça um orçamento!

Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre todos os serviços que oferecemos!

Aline Almeida

Aline Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!