Campanhas de prevenção: Entenda as cores da saúde

Campanhas de prevenção: Entenda as cores da saúde

As cores podem simbolizar muitas coisas, são inúmeros significados para cada tonalidade existente, atualmente no mundo existem aproximadamente 10 milhões de cores, isso é o que o olho humano consegue ver. E durante o ano, podemos ver doze ou um pouco a mais de doze cores diferentes nas campanhas de prevenção que instituições sociais, governamentais ou sem fins lucrativos realizam para conscientizar a população. 

As campanhas de prevenção e conscientização servem para alertar sobre riscos à saúde, tornando mais fácil a comunicação sobre problemas encontrados no dia a dia e ajudar na divulgação de uma possível solução, campanhas internas em empresas, ongs, escolas e universidades, prezando pela vida em modo geral.

campanhas de prevenção cores da saúde

São inúmeras campanhas de prevenção, desde as mais populares que costumam colorir grandes monumentos do Brasil todo, algumas internacionais, unificando o mundo em cuidados com a saúde e outras que não são de cunho popular, mas crescem com os anos avançando.

Leia também: Janeiro Branco e o mês de prevenção da saúde mental

Quais são as campanhas de prevenção da saúde?

  • Janeiro Branco
  • Fevereiro Roxo Laranja
  • Março Lilás
  • Abril Azul e Abril Verde
  • Maio Verde e Maio Amarelo
  • Junho Vermelho
  • Julho Amarelo
  • Agosto Laranja e Lilás
  • Setembro Amarelo e Verde
  • Outubro Rosa
  • Novembro Azul
  • Dezembro Vermelho e Laranja

Campanhas de Prevenção

Mesmo com apenas 12 meses no ano, são listadas 17 campanhas de prevenção oficiais no ano todo, algumas campanhas ainda estão em modo estadual ou municipal. 

Janeiro Branco

Janeiro Branco é uma das campanhas de prevenção sobre a conscientização e a importância dos cuidados com a saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta 11,5 milhões de brasileiros e os transtornos de ansiedade acometem 18,6 milhões.

Data da criação: 2014

Origem: Brasil

Fevereiro Roxo Laranja

Fevereiro Roxo é uma das campanhas de prevenção voltada para a conscientização e tratamento de algumas doenças específicas, Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia com o roxo as representando, já o laranja significa o alerta a Leucemia, as cores foram unificadas para formar campanhas únicas. 

Data da criação: 2014

Origem: Brasil

Março Lilás

Março Lilás é uma campanha de prevenção com o objetivo de conscientizar sobre o câncer no colo do útero, que é a 4ª causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Este problema é universal e dados alarmantes em 2020 apresentaram 311 mil óbitos por ano no mundo.

Data da criação: 1975

Origem: Organização das Nações Unidas (ONU)

Abril Azul e Abril Verde

Abril Azul é a campanha de conscientização sobre o autismo e orientação à população sobre a inclusão de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Já o Abril Verde possui o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção de acidentes em ambientes de trabalho, especialidade da D+ Saúde – Medicina e Segurança do Trabalho.

Data da criação: Azul em 2007

Origem: Organização das Nações Unidas (ONU)

Data da criação: Verde em 2003

Origem: Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Maio Verde e Maio Amarelo

Maio Amarelo é uma campanha cujo objetivo é conscientizar e alertar o público sobre acidentes de trânsito, chamando a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Já a campanha Maio Verde tem a missão de informar o público sobre o impacto da condição celíaca na vida das pessoas e também conscientizar sobre o universo “glúten” através de comunidades celíacas.

Data da criação: Amarelo em 2010

Origem: Assembleia-Geral das Nações Unidas

Data da criação: Verde em 2017

Origem: Comunidade Celíaca

Junho Vermelho

Junho Vermelho é a oficial e uma das campanhas de prevenção das diversas que acontecem no ano todo sobre a importância da Doação de Sangue no mundo todo. A campanha ressalta a importância de manter o banco de sangue cheio e ajudar todos que precisam de doações ou uma grande transfusão.

Data da criação: Amarelo em 2015

Origem: Brasil

Julho Amarelo

Julho Amarelo é uma campanha cujo objetivo é alertar sobre Hepatites virais, vide que a doença é um grande problema da saúde pública brasileira. 

Data da criação: Amarelo em 2019

Origem: Brasil

Agosto Laranja e Lilás

O objetivo da campanha Agosto Laranja é conscientizar as pessoas sobre a Esclerose múltipla, doença que afeta 35 mil brasileiros. Já o Agosto Lilás é a campanha que apoia a causa feminina e alerta sobre a agressão contra a mulher.

Data da criação: Laranja em 2006

Origem: Brasil

Data da criação: Lilás em 2006

Origem: Brasil

Setembro Amarelo e Verde

Setembro Amarelo é uma das campanhas de prevenção mais conhecidas no Brasil e no mundo. O mês é marcado pela campanha de Combate ao suicídio e da valorização a vida. Já o Setembro Verde tem em seu objetivo conscientizar sobre doação de órgãos.

Data da criação: Amarelo em 1994

Origem: Estados Unidos

Data da criação: Verde em 2014

Origem: Brasil

Outubro Rosa

Outubro Rosa é a principal campanha de prevenção do mundo todo, o objetivo é conscientizar e alertar sobre o Câncer de mama e a importância de cuidar da saúde da mulher. 

Data da criação: 1990

Origem: Estados Unidos

Novembro Azul

Novembro Azul é a terceira maior campanha de prevenção do mundo, é o movimento internacional criado para conscientizar a população, com foco maior nos homens, sobre o câncer de próstata, o tipo de câncer mais comum entre homens no mundo todo. A iniciativa vem com a proposta de alertar para a importância de um diagnóstico precoce.

Data da criação: 2003

Origem: Austrália

Dezembro Vermelho e Laranja

Dezembro Vermelho é uma campanha nacional para orientar e sinalizar a atenção para as doenças e infecções provindas de doenças sexuais como DSTs, HIV, AIDS, Sífilis e muitas outras. Já o Dezembro Laranja é uma campanha que busca falar sobre a prevenção ao câncer de pele.

Data da criação: Vermelho em 1988

Origem: Organização das Nações Unidas (ONU)

Data da criação: Laranja em 2014Origem: Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Klaus Simões

Klaus Simões

Jornalista pela FIAM e comunicador visual pela Etec de São Paulo, possui ampla experiência com produção de conteúdo social. Especialista em cotidiano, cultura e entretenimento, é redator na D+ Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!