Janeiro Branco: O que é e a importância da Saúde Mental

Janeiro Branco: O que é e a importância da Saúde Mental

Durante todos os meses do ano, cores são contempladas para representar uma importante causa, assim fica mais assertivo distribuir as mensagens que as importantes instituições curadoras querem passar. E logo que o ano se inicia, uma campanha de impacto chega junto, o Janeiro Branco, trazendo à tona  a importância sobre a saúde mental. 

Como cuidar da saúde mental, entender a importância desta causa e o que fazer para promover essa campanha, é essencial para algumas organizações.

O que é Janeiro Branco?

O que é Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é uma campanha social informativa que tem como objetivo, atrair a atenção de pessoas para as necessidades relacionadas à saúde mental, emocional e ao bem-estar psicológico. Uma humanidade mais saudável torna pública uma cultura da Saúde Mental no mundo.

O nome ‘Janeiro Branco’ vem relacionado às confraternizações universais e a cultura de usar a cor branca vem junto com o simbolismo por trás da cor. A reflexão sobre sua própria vida, relações sociais, condições de existência, emoções e sentidos existenciais, por ser janeiro e início de ano, as tendências deste pensamentos aumentarem é mais provável.

Esta iniciativa surgiu como uma ‘folha em branco’ ou uma ‘tela em branco’ onde suas ideias serão preenchidas e construídas conforme sua experiência. 

Quando surgiu o Janeiro Branco?

A campanha Janeiro Branco surgiu em 2014 no estado de Minas Gerais, na cidade de Uberlândia e espalhou-se por todo o Brasil, virando até uma Lei Municipal e Lei Estadual conforme o passar dos anos. Países como Portugal, Holanda, Estados Unidos, Japão, Colômbia e Angola adotaram a campanha do Janeiro Branco, instituindo em causas sociais em seus países e tornando pauta nacional.

O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas a cuidar da saúde mental e quem puder orientar um conhecido, amigo, familiar sobre a importância que cuidar da mente muda vidas, transforma ideias e ajuda as pessoas.

O que fazer no Janeiro Branco?

A campanha janeiro branco já realiza um intenso trabalho como promover palestras, palestras-relâmpago, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares nos quais as pessoas  se encontram: ruas, praças, igrejas, empresas, residências, academias, shoppings, hospitais, prefeituras etc. 

As empresas podem realizar em seus locais de trabalho, grandes ações relacionadas ao Janeiro Branco e entender como o funcionário está mentalmente. A síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional foi reconhecida como uma doença ocupacional, sendo de responsabilidade da empresa, este reconhecimento foi feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Qual a diferença entre Janeiro Branco e Setembro Amarelo?

A campanha do Janeiro Branco chama a atenção da humanidade para todas as questões e necessidades gerais relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Um alerta para a curadoria do bem-estar emocional. 

Já o Setembro Amarelo é uma importante campanha de prevenção ao suicídio, trazendo a importância da vida e ressaltando os cuidados do dia a dia com pessoas que possam ter transtornos, depressão, angústias ou desejos suicídas, ajudando cada um deles com a valorização e manutençaõ da vida.

Leia também: D+ Saúde realiza campanha sobre setembro amarelo e outubro rosa.

O Projeto de Lei 1836/19 instituiu a campanha Janeiro Branco, dedicando assim, o mês à promoção da saúde mental.

Confira abaixo o decreto nacional:

  • Art. 1º Fica instituída a campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental. 
  • Art. 2º Nos meses de janeiro serão realizadas  campanhas nacionais de conscientização da população sobre a saúde mental, que abordarão a promoção de hábitos e ambientes saudáveis e a prevenção de doenças psiquiátricas, com enfoque  especial à prevenção da dependência química e do suicídio.
  • Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Janeiro Branco

O projeto possui dois importantes slogans:

“Saúde Mental tem jeito sim, mas você precisa saber o que fazer”  e“O Mundo pede saúde mental”. Confira as redes sociais da campanha clicando aqui.

Klaus Simões

Klaus Simões

Jornalista pela FIAM e comunicador visual pela Etec de São Paulo, possui ampla experiência com produção de conteúdo social. Especialista em cotidiano, cultura e entretenimento, é redator na D+ Saúde.

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