Cálculo de turnover: o que é e como fazer
A rotatividade em excesso de colaboradores numa empresa pode ser um grande problema. Afinal, cada vez que um funcionário é desligado, são necessárias diversas ações para a contratação e treinamento de uma nova pessoa. E para identificar essa rotatividade, existe o cálculo de turnover.
Mas o que é turnover e como isso afeta uma empresa? Continue lendo até o fim que vamos te explicar.
Leia também: Absenteísmo no trabalho: o que é e qual o impacto na sua empresa
O que é Turnover?
Turnover, (do inglês, rotatividade), é exatamente isso: a informação sobre a rotatividade de colaboradores em uma empresa. Isso dá com relação a demissões e contratações.
Inicialmente, não parece um grande problema, mas um volume alto de turnover afeta bastante a organização. E o maior impacto se vê principalmente na moral dos colaboradores.
Por que fazer o cálculo de turnover
A principal função do cálculo de turnover é a análise da rotatividade dos colaboradores. Uma vez que se tem essa informação, é possível identificar e analisar problemas no ambiente de trabalho. Dessa forma, estudam-se abordagens e providência para solucioná-los.
O cálculo de turnover é uma poderosa ferramenta do setor de RH. Ela permite elaborar e aprimorar táticas no ambiente da empresa. Com isso, a mantém em constante atualização dentro de sua área de atuação.
Uma taxa alta de turnover é um sinal de problemas de fazendo o cálculo de turnover, é possível analisar dados como:
- Clima favorável dentro da organização;
- Condições de trabalho para as equipes;
- Eficácia das lideranças;
- Grau de satisfação quanto a salários e benefícios;
- Volume de trabalho;
- Qualidade do processo de recrutamento.
É importante frisar que é normal que uma empresa tenha uma taxa de rotatividade. Apenas quando esse índice é muito alto que se torna preocupante.
Causas do turnover
Quando se pensa em rotatividade de colaboradores, imediatamente se pensa no salário. Contudo, nos dias de hoje, nem sempre é o caso.
Pessoas procuram por lugares em que possam realizar seus trabalhos mantendo sua saúde física e mental. Segundo uma pesquisa feita pela Mind Share Partners, SAP e Qualtrics, é crescente a quantidade de pessoas que deixam o seu trabalho por questões psicológicas como ansiedade e depressão.
Da mesma forma, as pessoas procuram cada vez mais empresas com uma cultura colaborativa e com oportunidade de crescimento.
Alguns dos principais motivos para a alta taxa de turnover são:
- Descrição da vaga ou funções incorretas;
- Ambiente de trabalho desagradável;
- Falta de um plano de carreira eficiente;
- Liderança falha ou ausente;
- Desgastes com cobranças excessivas, rotina exagerada ou falta de transparência.
Por que ter uma alta taxa de turnover é ruim?
Uma empresa que apresenta uma alta rotatividade de colaboradores passa uma imagem de instabilidade. Logo, cria-se um sentimento de insegurança dentro do ambiente de trabalho.
Quando se prepara um novo colaborador, é possível que as outras pessoas na empresa fiquem sobrecarregadas. Assim, é possível notar uma queda na produtividade. Além disso, um colaborador que vá para uma empresa concorrente leva consigo toda a sua bagagem de experiência e aprendizado.
A rotatividade de colaboradores também gera custos adicionais, tais quais encargos trabalhistas, admissões e treinamentos.
Por fim, uma alta rotatividade afeta a moral dentro de uma empresa. Quando uma pessoa sai, é comum que os colaboradores ligados à ela sejam afetados negativamente. Ou seja, uma empresa com alta rotatividade ganha fama de um lugar que não é agradável de se trabalhar.
Como fazer o cálculo de turnover?
Para fazermos o cálculo de turnover necessitamos de três informações: número de admissões, número de demissões e o total de colaboradores da empresa. Nesse sentido, calculamos da seguinte forma:
- Turnover = {[(Admissões + Demissões) / 2] / Total de colaboradores} * 100
Fazendo um exemplo, utilizaremos as seguintes informações:
- Total de colaboradores: 90
- Admissões: 21
- Demissões: 11
(21 + 11) / 2 = 16
16 / 90 = 0,18
0,18 * 100 = 18
Ou seja, o cálculo de turnover da empresa é de 18%. Isso é preocupante, visto que a taxa ideal é inferior a 10%.
Tipos de cálculo de turnover
Conforme mencionamos, existem vários motivos para a rotatividade de colaboradores numa empresa e, para obter melhores informações, existem tipos de turnover. São eles:
- Voluntário: colaborador opta pelo desligamento;
- Involuntário: empresa opta pelo desligamento;
- Funcional: colaborador opta pelo desligamento e a empresa se beneficia com isso (como, por exemplo, por baixa produtividade);
- Disfuncional: colaborador opta pelo desligamento e a empresa se prejudica com isso.
Como reduzir o turnover na sua empresa?
Uma vez que consigamos entender o motivo para a rotatividade de funcionários, cabe ao setor de RH da sua empresa analisar estas informações e propor medidas para solucionar os problemas.
Vamos citar algumas medidas mais utilizadas:
- Melhorar o processo seletivo;
- Criar uma cultura de feedback;
- Investir no ambiente de sua empresa;
- Oferecer um plano de carreira;
- Investir em seus colaboradores (treinamentos, comunicação);
- Manter sua empresa atualizada com as expectativas do setor (metas, cobranças, expectativas, etc.)
Portanto, é importante criar um ambiente na sua empresa que valorize seus colaboradores e dê a eles a oportunidade de crescerem e se aprimorarem. Assim melhora as suas condições e solidifica a posição da sua empresa no mercado. Ter a imagem de um lugar que as pessoas querem trabalhar é o ideal para se destacar no setor de atuação.
Leia também: Grávida pode ser demitida? Entenda o que é o período de estabilidade
Gostou dessa informação? Quer receber mais informações e novidades sobre medicina e segurança do trabalho? Então não esqueça de acompanhar o nosso blog!