ANAMT: o que é e para que serve a associação?
Se você é profissional da medicina do trabalho, certamente conhece muito bem a ANAMT. Afinal, é através dela que médicos do trabalho recebem o título de especialista na área.
A medicina do trabalho lida com as relações entre os trabalhadores e seu ambiente de trabalho e visa, não apenas prevenir doenças e acidentes, mas também promover a qualidade de vida de todos.
Mas afinal, o que é a ANAMT? Para que serve essa associação? Acompanhe para saber!
Leia também: O que é medicina ocupacional? Saiba qual a importância para sua empresa
O que é a ANAMT?
A ANAMT, ou Associação Nacional de Medicina do Trabalho, é uma sociedade civil sem fins lucrativos. Foi fundada em 1968, tem caráter científico e profissional e é considerada a maior associação de médicos do trabalho da América Latina.
Sua função é congregar e coordenar a atuação dos profissionais que querem promover a saúde dos trabalhadores, bem como aprimorá-los. Além de divulgar materiais científicos e promover a educação continuada de médicos do trabalho.
Cada um dos estados brasileiros possui uma federada que trabalha em conjunto com a ANAMT, disseminando as melhores práticas da profissão, através da atualização profissional.
Para que serve a ANAMT?
Um profissional que realiza o exame para a prova de título de especialista em medicina do trabalho na ANAMT quer se qualificar de maneira necessária para lidar com competência na área de saúde e segurança do trabalho.
Isso porque o título não apenas certifica o conhecimento na especialidade, como também valoriza a participação do médico do trabalho em eventos científicos e aprimora a sua experiência profissional através de atividades e programas de treinamento e atualização contínua.
O título da ANAMT tem reconhecimento do CFM – Conselho Federal de Medicina, da AMB – Associação Médica Brasileira e da CNRM – Comissão Nacional de Residência Médica. Essas três entidades compõem a Comissão Mista de Especialidades.
Como obter a inclusão na ANAMT?
Profissionais formados em medicina e com registro no Conselho Regional até podem atuar na área da medicina do trabalho. No entanto, eles não podem ser chamados de especialistas na área.
Isso porque o Ministério do Trabalho alterou a NR 4 com a Portaria 590/2014, e definiu que os médicos que atuam na medicina do trabalho devem se adequar à exigência da ANAMT. Se antes, para atuar como médico do trabalho era preciso apenas fazer uma pós-graduação, essa mudança mudou os requisitos.
Assim, o profissional médico que quiser ser portador do RQE, ou seja, o Requerimento de Especialista em medicina do trabalho pode optar por duas formas.
A primeira é fazer uma residência médica na área da medicina do trabalho de, no mínimo, dois anos, reconhecida pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura. A segunda é ser aprovado no concurso de título de especialista promovido pela ANAMT.
Essa prova é feita, no mínimo, uma vez por ano, sendo que, eventualmente, é feita mais vezes. Além disso, ela é realizada normalmente durante um evento científico importante como congressos, por exemplo.
Para fazer a inscrição do exame, é necessário preencher o formulário na página da ANAMT e enviar os documentos solicitados no edital. Inclusive, você encontra no site os editais, as provas e os resultados dos exames desde 2008.
O médico especialista em medicina do trabalho
A medicina do trabalho foi reconhecida como especialidade pela resolução do CFM nº 1364 em 2002. Antes ela era considerada uma subárea da medicina preventiva e social.
Além da ANAMT, o Comitê Misto foi formado pelo CFM, a AMB e a CNRM do MEC, que, concretizando uma reivindicação dos profissionais da área, regularizou a situação dos médicos do trabalho.
É fundamental que o profissional especialista em medicina do trabalho possua uma boa formação em clínica médica e que domine os conceitos da saúde pública. Além disso, ele precisa estar sempre atento aos aspectos sociológicos, demográficos e políticos da área.
O médico do trabalho, além de realizar atendimento médico, também faz exames e diagnósticos, encaminhamentos para tratamentos, inspeção no local do trabalho, notificação de acidentes de trabalho e fornece o ASO – Atestado de Saúde Ocupacional.
O especialista em medicina do trabalho pode atuar nas seguintes áreas:
- Empresas, exercendo sua função no SESMT – Serviços Especializados de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho;
- Capacitação profissional de outros médicos;
- Perícia judicial em processos trabalhistas;
- Perícia médica nos acidentes de trabalho;
- Prestando serviços técnicos na elaboração do PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
- Serviço de saúde da rede pública desenvolvendo ações relacionadas à saúde dos trabalhadores;
- Sindicatos, também assessorando os trabalhadores.
Leia também: NRs: entenda a importância das Normas Regulamentadoras
Está precisando de um médico do trabalho? Aqui na D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho você encontra um portfólio completo para atender a sua empresa nas questões relacionadas à medicina do trabalho e toda a regularização que você precisa.
Faça um orçamento e confira todos os serviços que podemos oferecer para sua empresa.
E se quiser saber mais novidades, continue acompanhando o nosso blog!