A importância de realizar palestra sobre alcoolismo nas empresas
Desenvolver o diálogo sobre uma questão é a melhor forma de evitar problemas ou resolvê-los. Sendo assim, ter por hábito fazer palestra sobre alcoolismo nas empresas talvez seja a maneira mais correta de lidar com uma situação tão complexa.
Afinal, estamos falando de uma doença com tratamento intensivo e longo, e com efeitos severos tanto na vida pessoal, quanto no ambiente de trabalho, com colegas e superiores.
Quer entender como realizar palestra sobre alcoolismo? Segue lendo nosso texto.
Leia também: Maio Amarelo tem como foco reduzir os acidentes de trânsito: saiba mais
O que é o alcoolismo?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo é uma doença crônica, onde o paciente faz o uso abusivo de bebidas alcoólicas. O vício tem efeitos negativos na vida social, no trabalho e na saúde de forma geral.
As complicações médicas incluem o desenvolvimento de ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos. Além do mais, caso o vício se estenda por muitos anos, é possível desenvolver outras doenças como cirrose e hepatite.
As razões para o surgimento são diversas, existe toda a questão genética, assim como a presença de quadros como ansiedade, insegurança e fácil acesso ao álcool pela cultura local. Aliás, esse é um fator relevante no aparecimento da doença. Isso porque o consumo da bebida está relacionado à socialização.
Quais os sintomas?
É preciso ficar atento aos sinais. No geral, o alcoólatra está constantemente bebendo, independentemente da situação em questão. Acontece da pessoa consumir aos poucos durante o dia e isso vai mascarando a percepção de terceiros.
Quando para, ele pode ficar agressivo e com pouca capacidade de desenvolver atividades do dia a dia, como o trabalho, por exemplo. Nos momentos de abstinência, outros sinais aparecem, como:
- Ansiedade;
- Náusea e enjoo;
- Nervosismo;
- Suor;
- Tremedeira.
Palestra sobre alcoolismo: por que abordar na empresa?
Desenvolver rodas de conversa e palestra sobre alcoolismo no ambiente de trabalho já é uma forma de levantar a questão. E os dados corroboram essa necessidade. Segundo o II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (2012), 7,4 milhões de pessoas admitiram que o uso da substância já prejudicou o trabalho.
Além do mais, de acordo com o Ministério da Saúde, o alcoolismo é uma das maiores razões para o afastamento de profissionais. Nesse sentido, fazer palestra sobre alcoolismo com o intuito de pensar no bem-estar e na qualidade de vida do trabalhador também é uma forma de preservar o funcionamento de uma empresa.
Afinal, ao colocar o tema em destaque na palestra sobre alcoolismo, pode-se diminuir a incidência da doença e evitar situações complicadas que podem ocorrer devido ao consumo excessivo de álcool, como processos, indenizações e tratamentos de saúde.
Efeitos do álcool no trabalho
Como comentamos, o álcool afasta os profissionais do trabalho. Esse é o primeiro grande efeito e pode prejudicar toda a programação da empresa. Se o colaborador estava na equipe, sua presença era essencial.
Porém, o efeito do álcool pode ir além. Não é incomum alguém com o vício ir ao trabalho embriagado ou levemente alcoolizado. Isso pode ser extremamente perigoso, pois um colaborador desorientado pode acarretar num acidente de trabalho, envolvendo tanto a pessoa em questão como terceiros.
Outros prejuízos incluem:
- Absenteísmo;
- Aposentadoria precoce;
- Casos de violência, como assédio moral, verbal e agressões físicas;
- Repetidas licenças médicas.
No fim, estamos falando de uma pessoa com medos, angústias e que precisa de ajuda para lidar com o vício. O alcoólatra pode desenvolver depressão e ansiedade e acaba lidando com a vergonha e culpa.
Como sua empresa pode ajudar a prevenir o alcoolismo?
Existem muitas maneiras de auxiliar, mas a primeira e mais importante, pelo menos para a organização, é manter um ambiente de trabalho saudável. Muitas vezes, o vício aparece em decorrência da pressão profissional, da necessidade de ser mais produtivo e não cometer erros.
Por isso, é primordial um local onde cada profissional possa se expressar e ter um bom relacionamento com a chefia. Claro, o RH deve intervir quando necessário, mas esse é um bom primeiro passo.
Também é possível firmar parcerias com os serviços públicos de saúde e instituições reconhecidas, como os Alcoólatras Anônimos (AA). A orientação para prevenção pode vir dos grupos mais qualificados.
Outra forma é desenvolver campanhas de conscientização, a partir da comunicação interna da empresa. E-mails, panfletos, infográficos, tudo isso ajuda.
No fim, uma palestra sobre alcoolismo durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é uma boa maneira de abordar a temática com os funcionários. Além de humanizar a questão, o modelo alerta para os sinais do vício.
Temas de palestra sobre alcoolismo
A boa notícia é que não existe apenas uma forma de abordagem, quando for fazer a palestra sobre alcoolismo. Abaixo, separamos alguns temas recorrentes:
- Como lidar com o vício?;
- Mudanças de hábitos que podem ajudar;
- O que é alcoolismo;
- O alcoolismo e a segurança no trabalho;
- Quais os malefícios do vício para o trabalho da equipe?;
- Sou alcoólatra, e agora?.
Lembre-se: quem ministrar a conversa precisa ser especialista na temática. Um médico, um psicólogo ou psiquiatra são as pessoas mais indicadas.
Leia também: Demissão por Justa Causa: conheça os 10 motivos mais comuns
Você já conhece a D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho? Atendemos empresas de vários portes e segmentos, com a intenção de ajudar a manter a saúde e segurança dos colaboradores.
Conheça nossos serviços e faça um orçamento. Continue no nosso blog se quiser informações igualmente valiosas.