DDS: o que é e qual a sua importância para a empresa?

DDS: o que é e qual a sua importância para a empresa?

Com a correria dos dias de hoje, mais do que nunca as pessoas prezam trabalhar em ambientes que as valorizem e as façam sentir bem. Para que sua empresa possa oferecer isso, existem uma série de práticas que podem ser implementadas, como o DDS.

No entanto, você sabe o que é DDS? Conhece seus benefícios? Para saber mais, leia até o final!

Leia também: Erros comuns que as empresas cometem em Segurança do Trabalho

O que é DDS?

DDS é a sigla para Diálogo Diário de Segurança, uma prática que visa incentivar a comunicação e interação entre as pessoas no ambiente de trabalho. Além disso, esse diálogo também é usado para criar uma cultura que valoriza a voz do trabalhador, uma vez que age como uma linha direta com a empresa.

O DDS consiste em um diálogo entre 10 e 15 minutos, que ocorre todos os dias entre os colaboradores e representantes da empresa. Normalmente, é marcado para o início das atividades do dia.

Também pode ser convocado em situações de acidente no ambiente de trabalho ou quando é necessário registrar algo relacionado à segurança ou saúde dos colaboradores.

Objetivos do DDS

Como dito anteriormente, seu objetivo é de criar um canal de comunicação entre colaboradores e a empresa. Assim, a empresa pode educar e orientar seus colaboradores de forma natural, ao invés de longas palestras e apresentações.

As conversas diárias podem incluir discussões sobre riscos ocupacionais, por exemplo. Assim, é possível instruí-los sobre medidas preventivas, uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e cuidados variados com a saúde.

O DDS pode abordar muitos outros assuntos, como limpeza e organização do ambiente de trabalho, rotinas e discussão de procedimentos que aumentem o conforto ou a eficiência da empresa.

Normas Reguladoras

Enquanto não há uma Norma Reguladora específica, o DDS é um grande aliado de sua equipe na hora de cumprir os requisitos de outras normas relativas à CLT.

A Norma Regulamentadora nº 6 (NR 6), por exemplo, fala sobre os Equipamentos de Proteção Individual e os deveres da empresa quanto a fornecer e orientar o uso aos colaboradores. Nesse sentido, utilizar da DDS para pequenas orientações, lembretes e observações torna-se consideravelmente mais eficiente que uma grande e única vistoria ou palestra educacional.

Já a NR 9 regula sobre a avaliação de exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos. Juntamente com ela vêm as obrigações da empresa sobre a forma de avaliar, controlar e educar seus colaboradores. Nesse sentido, a DDS permite que as pessoas trabalhando naquele ambiente possam comunicar eficientemente informações que uma única vistoria de alguém “de fora” poderia perder.

Importância do DDS para sua empresa

A criação de uma rotina envolvendo o DDS traz inúmeros benefícios para sua empresa, sendo um dos mais importantes a criação de uma cultura de confiança no ambiente de trabalho. Uma vez que seus colaboradores se sintam ouvidos e valorizados, é certo que trabalharão melhor e de forma mais eficiente, como apontam estudos.

Alguns dos outros benefícios relacionados são:

  • Criar um vínculo comunicação entre colaboradores e os representantes de sua empresa;
  • Facilitar a comunicação de problemas ou riscos envolvendo o ambiente de trabalho;
  • Ganhar a confiança de seus colaboradores ao convidá-los a compartilhar suas experiências;
  • Incentivar o bem-estar e troca de vivências e conhecimentos;
  • Manter-se sempre atualizado sobre seus funcionários e a necessidade de mudanças.

Temas para DDS

Primeiramente, vamos lembrar que falamos do Diálogo Diário de Segurança. Ou seja, visto que é uma prática que deve acontecer todos os dias, é importante que haja uma preparação por parte de seus representantes.

Assim, decidir os temas de antemão torna-se uma prática vital para manter seus colaboradores não só instruídos, mas também interessados.

Confira a lista com alguns dos temas que podem ser utilizados na DDS:

  • Equipamentos de Proteção Individual: conversas breves sobre cada equipamento, sua finalidade e uso no ambiente de trabalho tendem a ser mais eficientes. Manter seus colaboradores sempre atualizados e instruídos diminui a chance de erros e acidentes;
  • Primeiros socorros: treinamentos que capacitem seus colaboradores a agir na hora de um acidente podem ser vitais para evitar situações mais graves no ambiente de sua empresa;
  • Exercícios: ensinar movimentos básicos, posturas e outras práticas para incentivar e até diminuir o risco ergonômico na sua empresa;
  • Treinamentos de emergência: simulações para o caso de emergência como incêndios, seus procedimentos e medidas preventivas para a saúde dos colaboradores.

Leia também: Quais os treinamentos de segurança do trabalho? Conheça agora.

A D+ Saúde conta com treinamentos e cursos de muitos dos assuntos citados como temas para DDS. Como apontamos, a preparação é a chave para a melhora da comunicação diária com seus colaboradores. Portanto, entre em contato e solicite seu orçamento!

Gostou de saber mais sobre DDS? Quer se manter atualizado com mais notícias e informações sobre Medicina e Segurança do Trabalho? Acompanhe nosso blog e saiba quando chegaram conteúdos novos!

Aline Almeida

Aline Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!