Quais os treinamentos de segurança do trabalho? Conheça agora.

Quais os treinamentos de segurança do trabalho? Conheça agora.

Treinamentos de segurança do trabalho: enquanto o conceito parece óbvio, ainda existe um grande movimento para priorizá-los na gestão de toda empresa. Afinal, a visão deve ir muito além do que simplesmente seguir as normas da legislação brasileira, mas sim promover um ambiente de trabalho saudável e mandar a mensagem de que a empresa cuida de seus trabalhadores.

Manter o ambiente de trabalho sem riscos é a melhor forma de se precaver contra acidentes de trabalho. Sabendo disso, o próximo passo é assegurar que todas as medidas possíveis estão sendo tomadas, e treinamentos de segurança no trabalho são o principal passo para este objetivo.

Leia também: Abril Verde: prevenção de acidentes do trabalho

Importância dos treinamentos de segurança do trabalho

Como citado anteriormente, os treinamentos de segurança do trabalho são uma exigência legal, cujo objetivo é promover a saúde e segurança no ambiente.

Treinamentos são medidas e procedimentos educativos que procuram conscientizar colaboradores sobre os riscos existentes relacionados ao seu ofício, ensinando procedimentos e formas mais seguras e adequadas para realização de suas atividades de trabalho. Além disso, estes treinamentos também servem para trazer um maior entendimento para a empresa, além de proteger todas as partes envolvidas.

Normas Reguladoras

Normas Reguladoras (ou NRs) são os direitos, deveres e responsabilidades dentro do ambiente de trabalho, tanto da empresa quanto dos colaboradores.

Normas Reguladoras têm como objetivo garantir a integridade física e psicológica dos colaboradores. Assim, estabelece ações necessárias para a proteção dos mesmos, indicando as regras para padronizar o ambiente de trabalho, em se tratando de condições e procedimentos.

NRs são complementos do Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis de Trabalho (da Segurança e da Medicina do Trabalho), cuja redação é dada pela Lei 6.514, de 22 de dezembro de 1977. As primeiras NRs foram publicadas em 8 de junho de 1978, com outras sendo criadas ao longo do tempo, sempre na missão de evitar acidentes e promover a saúde e segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho e em suas funções.

Hoje, temos uma série de Normas Reguladoras e seus textos vigentes, ditando normas e obrigações de todas as partes envolvidas. São 37 NRs relacionadas.

Treinamentos de Segurança do Trabalho Obrigatórios

Apesar de serem 37 NRs, apenas 14 necessitam de Treinamentos de Segurança do Trabalho. Destas, apenas três são obrigatórias:

  • NR-1: Disposições gerais e gerenciamento de Riscos Ocupacionais;
  • NR-5: Comissão interna de de Prevenção de Acidentes;
  • NR-7: Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO).

As outras 11 não listadas são para mão de obra específica. Isso quer dizer que podem não ser exigidas, dependendo da área de atuação da empresa. As NRs são, em sequência, 6, 10, 11, 12, 13, 18, 20, 23, 33, 35, 36. O texto de todas elas pode ser encontrado na página do Ministério do Trabalho e Previdência.

Como aplicar os Treinamentos de Segurança do Trabalho

Primeiro de tudo, é importante identificar o tipo de treinamento necessário para que os colaboradores da empresa desempenhem suas funções com segurança. Alguns dos modelos mais populares no mercado são:

  • Integração: para funcionários novos assimilarem as regras da empresa;
  • Conscientização: apontar os benefícios de acompanhar todas as regras de segurança estabelecidas. Pode ser feita via palestras visando ensinar como usar equipamentos propriamente;
  • Análise de riscos: antecipação de problemas;
  • Prevenção: informar e educar tanto colaboradores quanto à empresa sobre a legislação e os riscos que existem na área que atuam. A cultura de prevenção é um dos mais importantes modelos, visto que engloba e ajuda a prevenir várias situações incluídas em outros modelos;
  • Ergonomia: funcional, visa mostrar a importância de manter a postura física correta, operar equipamentos propriamente, evitando possíveis casos de LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Uma vez identificados, a empresa pode decidir internamente pela melhor forma de aplicar o treinamento a seus colaboradores, seja por método interno (palestras, apresentações, demonstrações, vídeos, etc.) ou contratando uma assessoria especializada, normalmente envolvendo profissionais da Engenharia de Segurança do Trabalho.

A Importância dos Treinamentos de Segurança do Trabalho

Aplicar e incentivar treinamentos de segurança é o mais importante passo para a prevenção de acidentes. Uma vez que todas as pessoas envolvidas entendam seus papéis, suas obrigações e os procedimentos corretos, ficam mais seguras para desempenhar suas funções.

Para a empresa, é importante lembrar que existe uma obrigação legal com seus funcionários em criar, desenvolver, aplicar e disseminar os treinamentos de Segurança do Trabalho. Além disso, ao promover cultura de segurança, a empresa mostra um cuidado especial com seus colaboradores. Pessoas que trabalham numa empresa que demonstra preocupação e vai além para garantir o bem estar de seus contribuintes tendem a estar mais motivadas em suas funções, sendo mais produtivas e mostrando melhorias na qualidade do produto ou do serviço. 

Uma vez que os treinamentos de Segurança do Trabalho reduzem os riscos e acidentes, as vantagens para as empresas continuam em redução de custos e uma melhor infraestrutura para novos colaboradores ou parceiros. 

Leia também: Nexo Causal e sua relação com Saúde e Segurança do Trabalho – SST

Precisa de treinamentos de Segurança do Trabalho? Conte com a D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho. Oferecemos consultorias, treinamentos, capacitação e desenvolvimento técnico nas áreas de prevenção aos riscos ocupacionais e meio ambiente laboral.

Faça agora um orçamento e confira todos os serviços oferecidos.

E para ficar por dentro de assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho, acompanhe sempre o nosso blog.

Aline Almeida

Aline Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!