Estresse no trabalho: aprenda a identificar e prevenir na sua empresa
Nos dias de hoje, estresse no trabalho mais parece uma certeza do que um risco, graças à correria do dia-a-dia. Evitar essa situação no ambiente da empresa é uma batalha constante dos setores de RH, responsável pelo bem-estar dos colaboradores.
Sendo assim, quais são as principais causas do estresse no ambiente de trabalho? Qual o papel da empresa no cuidado dos colaboradores? Continue conosco até o fim para saber mais!
Leia também: O que é burnout, como identificar e por que sua empresa deve se preocupar?
O que é estresse no trabalho?
Estresse é uma resposta física do corpo a um “perigo” ou “ameaça”. Diante destes, o corpo se coloca em estado de alerta, causando mudanças físicas e emocionais. No entanto, esta resposta é esperada, uma vez que o corpo se adapta às situações novas e impactantes.
Já o estresse no trabalho acontece quando essa condição emocional é causada por aspectos no ambiente da empresa, resultado de situações adversas como pressão psicológica ou desconforto físico. Pode ser referido também como Estresse Ocupacional.
Causas
Situações adversas no ambiente da empresa são os principais responsáveis pelo estresse no trabalho. Algumas delas envolvem pressão e cobranças desmedidas, devido à cultura ou falta de preparo da empresa.
Mesmo à distância, o constante estado de alerta que a tecnologia oferece para comunicação também é um grande fator para o estresse no trabalho. Além disso, remunerações incompatíveis com o cargo são um fator extremamente impactante.
Existem algumas causas pontuais, tais como:
- Competitividade excessiva;
- Metas irreais;
- Mudanças de prazo;
- Liderança conflitante.
Sintomas
Reconhecer o estresse no trabalho pode ser um desafio, uma vez que nem sempre os setores de RH estão focados ou equipados para isso. Sendo assim, é de extrema importância que sua empresa dê todo o apoio necessário para identificar os sintomas.
Estes podem se manifestar de forma física e/ou emocional, sendo alguns dos principais sintomas:
- Físicos: cansaço excessivo, dores de cabeça e musculares, problemas “de estômago” (gastrointestinais), problemas cardiorrespiratórios e taquicardia;
- Emocionais: ansiedade, depressão, dificuldade de concentração, irritabilidade e isolamento social.
Como reconhecer o estresse no trabalho
Um dos grandes problemas para reconhecer os sintomas do estresse no trabalho na sua empresa envolve considerá-los um tanto normais dentro do ambiente corporativo. Afinal, um bom colaborador é aquele que lida com situações difíceis e desafiadoras, se desafia e produz cada vez mais.
No entanto, como apontado anteriormente, práticas e cultura de trabalho e competitividade excessiva são nocivas à saúde, gerando sobrecarga física e emocional.
Logo, setores de RH necessitam de profissionais treinados e até mesmo contratar treinamentos especializados. Com isso, pode-se avaliar o ambiente e a cultura de sua empresa, bem como os sintomas e reações de seus colaboradores.
Qual o papel da empresa?
É importante ressaltar que o bem-estar dos colaboradores reflete na imagem da sua empresa. Caso tenha uma imagem interna ruim, é certo que essa imagem aparecerá para o público. Ainda mais pelo fato da internet, redes sociais e velocidade que as informações são transmitidas no dia de hoje.
Além disso, colaboradores estressados têm uma produtividade drasticamente menor. Afinal, gostar do seu ambiente de trabalho, torna entregar resultados uma tarefa muito mais fácil.
Por conta disso, para criar um ambiente de trabalho melhor para seus colaboradores é extremamente necessário que haja uma mudança na cultura de sua empresa. Ou seja, fazer cobranças excessivas e requerer resultados extremos afetam todas as áreas da relação, tanto colaboradores quanto representantes.
Também, ao identificar sintomas de estresse, é necessário que a empresa encaminhe o colaborador à assistência necessária. Inclusive, uma prática bastante eficiente é que o setor de RH conte com um psicólogo, já que uma simples conversa pode trazer à tona muitos dos fatores que levaram a esse estresse.
Métodos para lidar com o Estresse no Trabalho
Tendo em vista os fatores que causam o estresse, sua empresa pode tomar uma série de providências, sejam elas modificações ou atitudes, para que seus colaboradores tenham maior conforto, saúde e satisfação enquanto realizam suas funções. Alguns dos métodos são:
- Ambiente confortável: mobiliário confortável, decorações mais agradáveis, diferentes cores e outras adaptações. Empresas como a Amazon têm ambientes pet-friendly para seus colaboradores, por exemplo;
- Equilíbrio de agendas: evitar o excesso de cobranças e de metas, manter a jornada de trabalho regular, sem excessos e sem mudanças bruscas. Além disso, estabelecer limites entre a vida pessoal e profissional do colaborador, evitando contato empresa – empregado fora do expediente;
- Pesquisas e análises da organização: estar alerta quanto às situações no ambiente de trabalho regularmente e criar soluções rápidas para problemas;
- Comunicação: se a sua empresa mostra que se importa, isso levanta a moral de seus colaboradores e representantes, afinal, uma empresa receptiva à comunicação gera confiança, que permite que problemas sejam relatados aos representantes.
Leia também: Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e o papel da empresa
Para mais dicas de saúde no trabalho, informações sobre como melhorar o ambiente de sua empresa e muito mais, siga nosso blog!