Qual a importância dos EPIs de segurança
Se durante as atividades de trabalho exercidas na sua empresa, existe algum tipo de risco de acidente, certamente você já ouviu falar dos EPIs de segurança.
Afinal, são eles que protegem os profissionais nos mais diversos ambientes de trabalho, mantendo sua integridade física, segurança e saúde.
Segundo o último Anuário Brasileiro de Proteção emitido em 2019, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho que resultam em morte. Os dois primeiros lugares são ocupados por Estados Unidos e China.
Tudo isso poderia ser evitado com cuidados básicos e o uso de EPIs de segurança.
Mas afinal, qual a importância desses equipamentos e quais os principais? Vamos falar agora!
D+ Saúde: O que é FapWEB e como acessá-la?
O que são os EPIs de segurança?
Os Equipamentos de Proteção Individual, ou EPIs são dispositivos ou produtos que os trabalhadores usam para se proteger contra riscos que ameaçam sua segurança ou saúde quando estão exercendo suas funções no ambiente de trabalho.
A Norma Regulamentadora que define o uso dos EPIs é a NR 6, originalmente editada pela Portaria do Ministério do Trabalho nº 3214 de 1978 e estabelecida na Portaria SIT nº 787 de 2018.
Antes de indicar o uso de EPIs de segurança, a empresa precisa tomar todas as medidas possíveis para eliminar os riscos do trabalho, de maneira coletiva. Inclusive, para isso, existem os EPC, ou Equipamentos de Proteção Coletiva.
Assim, os EPIs passam a ser obrigatórios se os EPCs não eliminarem totalmente os riscos existentes ou em situações de emergência.
Eles são oferecidos de forma gratuita pelo empregador e recomendados através de um estudo de riscos ocupacionais pelo SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho ou pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Qual a importância do uso de EPIs de segurança?
O uso de EPIs é fundamental para proteger o trabalhador, garantindo que o mesmo não seja exposto a doenças ou riscos ocupacionais que possam comprometer a sua capacidade de trabalho ou até sua vida.
Os profissionais precisam usá-los durante todo o expediente de trabalho, seguindo as determinações e seu uso correto deve ser garantido pela empresa, através de treinamentos. Quando um equipamento é perdido ou danificado, a empresa precisa substituí-lo imediatamente.
Outra obrigatoriedade em relação aos EPIs, é o Certificado de Aprovação, ou CA, que é o que atesta que o equipamento de proteção está dentro das conformidades e determinações do Ministério do Trabalho.
Principais EPIs de segurança
Alguns dos EPIs de segurança mais utilizados são:
Calçado de Segurança
Um dos EPIs mais usados no mundo, o calçado de segurança pode ser de dois tipos:
- Bota de PVC: geralmente é feita na cor branca e usada por açougueiros e agricultores. Ela possui o cano acima da canela e protege contra umidade, contaminação e escorregões;
- Botina: usada em obras e indústrias, geralmente é feita de couro e pode possuir biqueira feita em aço ou algum outro material resistente. Sua função é proteger contra quedas, perfurações, choques e outros.
Capacete de Segurança
É o EPI mais conhecido no mundo. Afinal, a cabeça é a área do nosso corpo que mais precisa de proteção. O capacete protege contra impactos e, em alguns modelos, pode evitar choques elétricos.
Normalmente usado em obras e indústrias.
Luvas
As luvas podem ser dos mais variados materiais e funções quando utilizadas como EPIs de segurança.
Podem ser descartáveis, feitas de látex ou vinil, borracha, material isolante e vários outros.
Máscaras
Tão conhecidas nossas agora por conta da pandemia de Covid-19, as máscaras podem ser feitas de diversos materiais, dependendo da função.
Elas protegem as vias respiratórias contra poeiras, névoas, fumos, entre outros.
Óculos de Proteção
Os óculos de proteção não possuem grau e são usados para proteger os olhos contra partículas que podem escapar do trabalho e atingi-los.
Essas partículas podem ser faíscas, respingos de produtos químicos, radiação, entre outros.
Proteção contra queda
Se o trabalhador exerce sua atividade em altura, é necessário sempre o uso de equipamentos de proteção como o cinturão com dispositivo trava-queda, tanto em operações horizontais, quanto verticais.
Protetor Auditivo
Muitas atividades profissionais produzem ruído e para isso foram criados os protetores auditivos que podem ter os mais diversos formatos, dependendo da função.
Eles são fundamentais para que o profissional não perca sua capacidade auditiva no futuro.
Existem diversos outros EPIs de segurança, para proteger a face, os braços, o tronco, os membros inferiores e muitos outros. Na NR 6 você tem acesso a todos eles.
Leia também: O que é medicina ocupacional? Saiba qual a importância para sua empresa
Se você precisa dos programas de orientação para o uso de EPIs de segurança, você pode adquiri-los aqui na D+ SAÚDE Medicina e Segurança do Trabalho.
Nós possuímos um portfólio completo de gestão de segurança do trabalho para deixar sua empresa dentro das normas regulamentadoras e demais leis trabalhistas.
Faça agora um orçamento, a qualquer hora do dia e da noite, e conheça todos os serviços que temos para oferecer.
E fique por dentro de tudo o que tem a ver com saúde e segurança do trabalho acompanhando sempre o nosso blog.