Dezembro Laranja: Conscientização sobre Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização sobre Câncer de Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, talvez você pesquise isso depois, mas é verdade. E claro, quanto maior, maiores são os riscos de alguma doença ou fator de saúde sobre este órgão. Chegamos assim no Dezembro Laranja, campanha de prevenção para doenças relacionadas ao câncer de pele. 

Campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul já ocupam um espaço de visibilidade na mídia e que a cada ano vem crescendo ainda mais. O Dezembro Laranja pretende alcançar a mesma posição e conscientizar que o câncer de pele é um dos mais perigosos de todos. 

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Câncer de pele

O câncer de pele é um tumor que atinge a totalidade ou alguma parte da pele, sendo o câncer mais comum no Brasil e no mundo. É mais frequente em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras. Causado principalmente pela exposição excessiva ao sol.

Dezembro Laranja

Dezembro Laranja

A campanha Dezembro Laranja traz como seu principal objetivo a conscientização sobre o câncer de pele e os cuidados que cada pessoa precisa ter para não desenvolver essa perigosa doença. O projeto é uma ideia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) visando a prevenção contra o tumor mais comum do país.

O Dezembro Laranja foi criado em 2014 após um significativo aumento de casos por todo o país. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que a cada três anos, sejam diagnosticados no Brasil mais de 170 mil novos casos de câncer de pele (mais de 83 mil em homens e mais de 93 mil em mulheres).

A doença representa 33% de todos os diagnósticos de todo Brasil. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. As estimativas de surgimento de novos casos anualmente, aumentam em disparada e preocupam os principais órgãos de saúde. 

Durante dezembro as pessoas são convidadas a usar a cor laranja, afinal a cor tem tudo a ver com o sol, verão e pela proximidade ao amarelo, cor de alerta, mas já usada pelo setembro amarelo, foi a escolha para representar a campanha. As tags #dezembrolaranja e #verãolaranja são um marco nas redes sociais e estimulam a projeção da campanha.

Risco e prevenção

Algumas características físicas, hábitos do dia a dia e alguns componentes genéticos podem ser fatores que aumentam o risco de contrair o câncer de pele como:

  • Cabelos, olhos e pele clara, que fica avermelhada e pouco bronzeada quando exposta ao sol;
  • Sardas e um número grande de pintas no corpo;
  • Exposição ao sol por um longo período sem o uso de protetor;
  • Queimaduras solares com frequência;
  • Histórico familiar de câncer de pele.

Entre os principais sintomas da doença, pintas e sinais na pele que apresentem crescimento, anormalidade ou alguma irregularidade, cores castanha ou textura elevada, podem ser indicativos da doença. Esses sinais podem surgir de forma repentina e assim são fáceis de serem identificados.

Outros indicativos são a inflamação em alguns sinais e forte vermelhidão em partes do corpo. Feridas que tem longo tempo de cura ou que aparecem de forma pontual, são perigosas. Qualquer sintoma que surgir, é necessário consultar um médico imediatamente. 

Dados importantes: Mais da metade dos brasileiros não usa protetor solar no dia a dia — 63%, mais especificamente. Já cerca de 3% não se protege nem quando se expõe mais diretamente ao sol, como em praias ou piscinas.

Tratamento

O câncer de pele é um dos poucos que possui um tratamento que pode ser eficaz, entre esses tratamentos, um deles é o uso de medicamentos típicos imunoterápicos. Em alguns casos é necessário algum tipo de cirurgia para barrar o avanço da doença. 

Há um método denominado de Criocirurgia. Neste procedimento não há cortes ou sangramentos, a criocirurgia destrói o tumor por um congelamento a base de nitrogênio líquido, mas este tipo de procedimento é para tumores pequenos.

Terapia fotodinâmica, cirurgia micrográfica de Mohs e Curetagem e eletrocauterização, são outros processos que são utilizados contra o câncer de pele.

Klaus Simões

Klaus Simões

Jornalista pela FIAM e comunicador visual pela Etec de São Paulo, possui ampla experiência com produção de conteúdo social. Especialista em cotidiano, cultura e entretenimento, é redator na D+ Saúde.

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