D+ Saúde realiza campanha interna do Setembro Amarelo
Todos os anos, diversos momentos marcam campanhas com alertas importantes para a saúde das pessoas, claro que esses momentos não se reservam apenas ao mês que é destinado, mas se mantêm válidos durante o ano inteiro. A campanha do Setembro Amarelo é uma das principais iniciativas que mobilizam muita gente na prevenção ao suicídio.
O que é a campanha do Setembro Amarelo?
A campanha do Setembro Amarelo é uma iniciativa de prevenção contra o suicídio, momento este, que preza pela valorização da vida e liga todos os alertas necessários para as pessoas prestarem atenção uma nas outras. Além de contar com um objetivo de criar alertas para possíveis riscos emocionais graves.
O Setembro Amarelo teve início nos Estados Unidos e ganhou grande proporção. A iniciativa chegou ao Brasil no ano de 2015 pelas mãos do Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Centro de Valorização da Vida (CVV).
Campanha do Setembro Amarelo na D+ Saúde
A D+ Saúde trabalha cuidando das empresas para que elas cuidem de seus colaboradores, utilizando a Medicina e Segurança do Trabalho como pilar, mas como ir além disso? Pensando no bem-estar de seus próprios colaboradores, trazer conhecimento sobre temas da atualidade e importantes assuntos médicos do mundo todo, o grupo D+ realizou em sua empresa, a campanha do Setembro Amarelo.
O ambiente empresarial foi adaptado para um grande evento interno, realizado na sexta-feira, dia 09 de setembro de 2022, um dia antecedente ao dia oficial da prevenção ao suicídio, sendo 10 de setembro. A campanha do Setembro Amarelo da D+ Saúde foi positivamente recebida por seus colaboradores, vide que raras empresas produziram campanhas com este tema.
Com a missão de aproximar seus colaboradores das importantes datas sociais, um painel de avisos se transformou em um espaço repleto de balões amarelos. Em cada balão uma palavra de ordem relacionada à campanha do Setembro Amarelo com o objetivo de que os participantes estourassem o balão e recebessem uma mensagem, entre as mais de sessenta opções de mensagens de apoio motivacional.
Além da oportunidade de fala e expressão, toda esta iniciativa foi acompanhada por uma profissional, a psicóloga Bianca Panvequi que aplicou uma palestra sobre a valorização da vida.
“A gente ainda vive em uma sociedade onde falar sobre terapia ainda é difícil. Falar para uma pessoa fazer terapia, provavelmente a pessoa vai olhar para você e dizer ‘nossa, você está me chamando de maluco?’. A gente ainda vive essa situação de julgamento, mas é importante você falar: porque você não procura ajuda de um psicólogo, ou de um terapeuta… porque existe diferença entre o terapeuta, o psicólogo e o psiquiatra.“
“O psiquiatra é um médico, formado, que faz uma especialização em psiquiatria, em saúde mental, ele é o único que pode passar medicação. O psicólogo fez uma faculdade de psicologia, e tem o terapeuta, com diferentes técnicas que no caso de uma ansiedade ou depressão, ele é importante.” – Afirmou a psicóloga Bianca Panvechi.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) mantém seus trabalhos ativos para atender todas as pessoas que necessitem de uma conversa, apoio, conselho e atenção especial relacionados à ansiedade, depressão e pensamento possivelmente suicidas.
Após a dinâmica, todos os colaboradores receberam um bombom simbolizando o carinho da D+ Saúde com seus componentes. E claro que o chocolate também tinha sua embalagem amarela, dando ainda mais sentido à cor que enfatiza a importância da campanha do Setembro Amarelo. Mensagens junto ao chocolate, traziam mensagens diferentes das utilizadas dentro dos balões.
Em breve a D+ Saúde deve realizar mais campanhas para seus colaboradores, a iniciativa traz a importância das empresas, em cuidar da saúde mental de seus funcionários.
Centro de Valorização da Vida (CVV)
Telefone: 188 – Ligações gratuitas e atendimento 24h