Calendário de Vacinação Adulto 2022
O ato de se vacinar é, sem dúvidas, um ato muito importante, necessário e que deve ser repetido durante toda a nossa vida, desde a infância até a velhice. Isso inclui, obviamente, a fase adulta. Mas, afinal, qual é o Calendário Vacinação Adulto 2022 e quais vacinas devem ser tomadas nessa fase?
A D+ Saúde te conta tudo que você precisa saber sobre o Calendário Vacinação Adulto 2022 e como manter o protocolo vacinal em dia.
Leia também: Saiba mais sobre as vacinas contra a Covid-19
Calendário Vacinação Adulto 2022: por que precisamos de doses de reforço?
O motivo principal pelos quais é preciso se vacinar mesmo adulto, é o fato de que muitas das vacinas possuem um prazo limite de duração do seu efeito. Isso significa que estamos protegidos durante determinado período, mas, após seu término, a efetividade de proteção diminui, sendo necessário, portanto, tomar o que chamamos de dose de reforço.
Esse “prazo de proteção” varia de vacina para vacina – por isso algumas tomamos uma vez na vida, enquanto outras, como a da gripe, devem ser repetidas anualmente.
As vacinas são seguras?
É importante lembrar de que as vacinas podem apresentar reações, que dependem de vários fatores, sendo um deles, inclusive, o próprio organismo de quem a tomou.
Contudo, é preciso reforçar que as vacinas são seguras e elas só são liberadas para serem aplicadas na população após uma série intensa de estudos e testes.
Além disso, mesmo após esse período onde elas já foram disponibilizadas para a população, os testes e estudos continuam, visto que o objetivo é sempre garantir e melhorar a segurança da aplicação.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ligada ao Ministério da Saúde, é a grande responsável por realizar todos os procedimentos necessários para garantir a segurança da vacina.
Onde tomar vacina?
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) prevê a distribuição de 48 tipos de imunobiológicos, sendo 20 as vacinas ofertadas aos idosos, adultos e crianças, conforme consta no Calendário Nacional de Vacinação.
Se você deseja se vacinar, pode se deslocar até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de você. São mais de 38 mil salas específicas para vacinação.
Mas, além do Calendário Nacional de Vacinação, cuja existência é muito importante, você sabia que também há um programa próprio para promover a vacinação segura em ambientes de trabalho? É o chamado Programa de Imunização Ocupacional, ou PIO.
Programa de Imunização Ocupacional
O PIO visa o atendimento das normas do Programa Nacional de Imunização (PNI) mas de forma bem específica: nos ambientes de trabalho.
Desse modo, o programa tem dois objetivos principais. O primeiro deles é promover uma melhora na qualidade de vida dos trabalhadores e, o segundo, reduzir ou evitar a mortalidade em relação às doenças contagiosas e/ou infecciosas que podem ser contraídas no local de trabalho.
O PIO envolve os profissionais da área da saúde que atuam especialmente na área do trabalho, como enfermeiros do trabalho, médicos do trabalho e técnicos em enfermagem.
Dentre as funções que devem ser desempenhadas por esses profissionais, estão a orientação aos trabalhadores acerca da importância da vacinação, sobre as possíveis áreas de risco e de contaminação, em caso de viagem e a promoção de campanhas de vacina anuais.
Além disso, o PIO dispõe de direcionamentos no caso de algumas situações, como, por exemplo, encaminhar o trabalhador que tenha se ferido para a vacinação contra o tétano.
Qual o calendário vacinação adulto?
As vacinas que fazem parte do calendário vacinação adulto são as seguintes:
- Hepatites A e B;
- HPV;
- Tríplice viral;
- Varicela, que protege contra catapora;
- Influenza, que protege contra a gripe;
- Tríplice bacteriana;
- Meningocócicas ACWY;
- Meningocócica B;
- Febre amarela;
- Herpes zóster;
- Dengue;
- Pneumocócicas.
As recomendações e os esquemas vacinais de cada uma das vacinas podem sofrer alterações a depender do estado de saúde individual e da atualização da carteirinha.
Além disso, é preciso se certificar se o adulto já está na idade certa para tomar a dose ou o reforço da vacina, visto que elas possuem um tempo certo para serem tomadas.
Calendário Vacinação Adulto 2022
Um adulto que tenha tomado, de forma correta, as vacinas desde a infância está, teoricamente, protegido de muitas doenças existentes possíveis de serem contraídas. E, além de se proteger, também está ajudando a proteger as demais pessoas ao redor.
Desse modo, quando mantemos nosso calendário vacinação adulto em dia e seguimos corretamente as datas para reaplicarmos doses, estamos ajudando a construir uma sociedade menos propensa a propagar doenças contagiosas e, por consequência disso, construindo uma sociedade mais saudável.
A sua empresa pode cumprir papel fundamental nessa jornada por um país mais saudável – já imaginou? Que tal conhecer melhor o PIO, o calendário vacinação adulto, e promover jornada de conscientização dos seus funcionários, como um dia específico de liberação para se vacinarem?
Leia também: Quais as principais doenças que aposentam por invalidez e como evitá-las?
A D+ Saúde Medicina e Segurança no Trabalho te ajuda a pensar soluções que agreguem à Segurança do Trabalho na sua empresa e atua para reforçar protocolos de saúde laboral e pública nas mais diversas áreas. Entre em contato e faça o seu orçamento.
Se quiser ficar em dia com todos os regramentos da Saúde e Segurança do Trabalho, continue acompanhando o nosso blog!