Palestra de primeiros socorros: como oferecer uma na sua empresa
Primeiros socorros são um importante recurso para diminuir o impacto de acidentes no ambiente de trabalho. Consequentemente, oferecer auxílio para os colaboradores como uma palestra de primeiros socorros traz uma grande vantagem na empresa.
Agora, o que engloba os primeiros socorros? Como é a palestra, como deve ser aplicada e quais são os seus reais benefícios? Continue conosco até o fim para saber!
Leia também: Quais os treinamentos de segurança do trabalho? Conheça agora.
O que são os primeiros socorros?
Como o nome já diz são os primeiros procedimentos aplicados a uma vítima de acidente. Sendo assim, os primeiros socorros são recomendados normalmente para acidentes pequenos que podem ser resolvidos sem a necessidade de um atendimento de emergência. Além disso, servem para estabilizar vítimas de acidentes mais graves, cuja situação atual representa um risco de vida.
Juntamente com o treinamento, os primeiros socorros contam com o auxílio de uma caixa de primeiros socorros, que contém itens para as mais diferentes situações de acidentes.
A caixa de primeiros socorros
Com intuito de ter itens básicos, porém essenciais, monta-se a caixa de primeiros socorros com os seguintes itens:
- Água boricada;
- Água oxigenada;
- Álcool;
- Algodão;
- Analgésicos;
- Anticoagulantes;
- Caixa de curativo adesivo;
- Colírio neutro (limpeza);
- Conta-gotas;
- Esparadrapo;
- Gaze esterilizada;
- Luvas;
- Soro fisiológico;
- Termômetro;
- Tesoura.
Acima de tudo, deve-se manter a caixa de primeiros socorros sempre completa e de fácil acesso.
Objetivos da palestra de primeiros socorros nas empresas
Acidentes de trabalho acontecem. Por isso, ter uma equipe capacitada em primeiros socorros é de grande ajuda na hora de impedir que um acidente se torne ainda mais grave. A capacidade de aplicar primeiros socorros de forma correta aumenta em cerca de 80% a chance de sobrevida da pessoa acidentada.
A palestra de primeiros socorros almeja trazer aos colaboradores de uma empresa o conhecimento sobre os possíveis acidentes que podem acontecer naquele ambiente, qual o primeiro atendimento apropriado, quando e como aplicá-lo de forma correta. Além disso, a palestra foca na conscientização da importância de agir rapidamente e de forma eficiente.
Norma Reguladora nº7 (NR 7)
Enquanto o treinamento de primeiros socorros aparece numa série de Normas Reguladoras, a NR 7 o coloca no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), cuja implementação é obrigatória nas empresas. A descrição das obrigações quanto aos primeiros socorros está no artigo 7.5.1:
7.5.1 Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida; manter esse material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.
Também de acordo com a norma, a empresa deve promover o treinamento anualmente, mantendo o conhecimento atualizado além de capacitar novos colaboradores.
O que aborda a palestra de primeiros socorros?
Uma palestra de primeiros socorros começa por explicar o conceito, a importância e necessidade do treinamento para então ensinar as práticas dos procedimentos. A palestra normalmente segue da seguinte maneira:
- Definição de primeiros socorros;
- Importância de conhecer os primeiros socorros e como aplicá-los;
- Tipos de técnicas e manobras;
- Identificação do quadro da vítima;
- Aplicação dos procedimentos necessários.
Em suma, a palestra de primeiros socorros sempre iniciará com conceitos e conhecimentos teóricos, para depois partir para a parte prática. É importante que os colaboradores saibam o que e o porquê de estarem fazendo aquilo, antes de fazê-lo de fato.
Dentro da palestra, existem uma série de procedimentos que serão ensinados aos colaboradores. Alguns dos mais importantes são:
- Massagem cardíaca: para casos de parada cardíaca;
- Estancar sangramentos: cortes e situações semelhantes;
- Amenização de queimaduras: exposição à temperaturas extremas ou produtos químicos;
- Como transportar vítimas: quando a vítima se encontra numa área de risco e não consegue se locomover;
- Como lidar com fraturas ósseas: imobilizações para evitar agravações como fraturas expostas;
- Desengasgar: acidentes com objetos estranhos. A manobra de Heimlich é bastante famosa, neste caso;
- Desafogar: situações que necessitam de respiração boca-a-boca.
Por que sua empresa deve promover a palestra de primeiros socorros?
Em primeiro lugar, a palestra de primeiros socorros é obrigatória pelo PCMSO. No entanto, sua empresa deve prezar pelo bem-estar de seus colaboradores, afinal, doenças, acidentes de trabalho e outros impedimentos trazem uma série de problemas.
Um ambiente de trabalho pouco seguro gera desconforto. Logo, problemas de saúde e acidentes afetam diretamente a produtividade de seus colaboradores e, consequentemente, de sua empresa. Encargos trabalhistas também trazem um impacto negativo.
Por fim, a imagem de sua empresa sofre muito com a ausência de um programa que se preocupe com a saúde dos colaboradores. Ao deixar de cuidá-los, é natural que haja um desinteresse de trabalhar e prosperar dentro de sua empresa. Afinal, ninguém quer trabalhar no ambiente em que existem riscos e poucas garantias de segurança.
Portanto, conscientizar seus colaboradores e capacitá-los com a palestra de primeiros socorros traz para sua empresa segurança, confiabilidade e a imagem de um grupo que preza pelo bem estar da comunidade.
Leia também: Investimento em saúde e segurança do trabalho e aumento da produtividade
A D+ Saúde oferece serviço de palestra de primeiros socorros, com o treinamento requerido pela NR 7. Entre em contato e solicite um orçamento!
E continue sempre de olho no nosso blog para mais novidades e informações sobre Medicina e Segurança do Trabalho!