7 de abril: Dia Mundial da Saúde

7 de abril: Dia Mundial da Saúde

O último dia 7 marcou o Dia Mundial da Saúde, data pensada conjuntamente pelos países que compõem a OMS para elaborar iniciativas que tratem dos principais fatores relacionados à saúde.

Vamos descobrir mais sobre o dia mundial da saúde e como ele se relaciona com a sua empresa?

Leia também: Dia Nacional da Saúde Física, Mental e Social e qual o papel da sua empresa

O que é o dia mundial da saúde?

O Dia Mundial da Saúde é uma data criada pela Organização Mundial da Saúde, OMS, com o objetivo de realizar campanhas e atividades de conscientização sobre a qualidade de vida e os principais obstáculos à saúde populacional.

Buscando trabalhar as diversas frentes que compõem o conceito de “saúde” e “vida saudável”, as quais trabalharemos adiante, a cada ano a OMS adota um tema diferente, que busca trazer maior enfoque ao assunto escolhido. 

Em 2022, o tema escolhido foi “nosso planeta, nossa saúde”, já que o acesso a um meio-ambiente sustentável e livre de poluição deve ser direito de todos e está diretamente relacionado à qualidade de vida populacional. 

Para exemplificar, de acordo com a própria organização, a estimativa de mortes decorrentes da exposição à partículas finas no ar, advindas da poluição, é de 7 milhões por ano. Além disso, o Instituto Trata Brasil divulgou que mais de 35 milhões de brasileiros sequer têm acesso à água potável!

Quando ele é comemorado?

Comemoramos o Dia Mundial da Saúde em 07 de abril, data que também demarca a fundação da Organização Mundial da Saúde.

É importante saber que não se trata de uma data recente: a referida campanha acontece desde 1950 e a escolha dos temas é feita pela própria OMS, que também incentiva campanhas internacionais e regionais não apenas durante o mês de abril, mas em todos os períodos, incentivando governos a estabelecerem políticas de assistência à saúde de seus cidadãos.

Qual é a origem do Dia Mundial da Saúde?

A origem data de 1948, embora a primeira celebração oficial tenha ocorrido somente dois anos depois. 

O Dia Mundial da Saúde teve como principal origem a preocupação com a manutenção do bem estar e da vida saudável em nível mundial. 

Podemos afirmar que esse processo vêm se tornando cada vez mais fundamental, diante da alta de industrialização, destruição ambiental e vidas cada vez mais corridas que, muitas vezes, fazem com que deixemos de lado esse aspecto, esquecendo de nosso cuidado individual.

Qual é a definição de Saúde?

Engana-se quem pensa que viver uma vida saudável está relacionado somente a ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. O conceito de saúde, de acordo com a organização máxima, é bastante mais amplo.

Se há algum tempo resumia-se a saúde à mera ausência de patologias ou doenças, hoje o conceito entendido pela maioria dos profissionais e referência da área, abarca três principais frentes: mental, física e social. 

É assim que a Organização Mundial da Saúde define a vida efetivamente saudável: estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afecções e enfermidades. 

Portanto, para que você seja considerado um indivíduo completamente saudável, é preciso que haja equilíbrio entre esses três aspectos. 

Por que marcar o Dia Mundial da Saúde na sua empresa?

É importante relembrar que o direito à saúde está assegurado pela nossa Constituição Federal, como direito de todos e dever do Estado. Mas cabe refletir se é somente o Estado que possui a responsabilidade de atuar para o alcance do bem-estar e da saúde da população.

Quando abrimos uma empresa, assumimos uma série de responsabilidades, inclusive com a vida de nossos colaboradores, principalmente no que se refere à jornada laboral que cumprem sob nossa supervisão. 

É nesse sentido que entra o papel dos empresários: que tal adotar medidas, não apenas no Dia Mundial da Saúde, mas em todos os outros, para contribuir com uma vida mais saudável daqueles que trabalham com você?

Medidas práticas que podem ser adotadas na sua empresa

Se você acha que precisa de um grande investimento para isso, está muito enganado! Pode ser muito mais simples do que parece.

É claro que oferecer um bom plano de saúde é uma medida excelente, mas, além disso, outras ações que podem ser adotadas são:

  • a promoção de ações preventivas ou de conscientização sobre doenças laborais;
  • o incentivo da prática de atividades físicas – existem empresas que oferecem até bonificação para funcionários que comprovam o exercício! 
  • realização de debates e palestras sobre temas afetos também à saúde mental;
  • oferta de condições para desempenho das tarefas que valorizem a ergonomia;
  • garantia de um ambiente de trabalho saudável.

Leia também: Erros comuns que as empresas cometem em Segurança do Trabalho

A D+ Saúde está aqui para oferecer todos os serviços que você precisa relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho. Você pode contar com a nossa equipe de especialistas para auxiliar na implementação e acompanhamento de um plano de desenvolvimento saudável no seu empreendimento.

Se você quer atuar e cumprir sua função social enquanto pessoa jurídica, clique aqui e faça o seu orçamento agora mesmo. 

Para continuar por dentro das principais campanhas relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho, ou entender de vez as normas regulamentadoras que afetam o seu negócio, acompanhe o nosso blog.

Dra. Djanira C. L. de Godoi

Dra. Djanira C. L. de Godoi

Médica do Trabalho CRM - 54369

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Ao continuar navegando, você concorda e aceita estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais como tratamos os dados pessoais.

Exames de admissão e de rotina no trabalho: Saiba quais são!